Na noite do dia 09 de setembro, as comunidades da Paróquia Cristo Libertador (Arquidiocese de Santarém – PA) se encontraram na praça do Livramento para iniciar a sua 11ª Assembleia de Pastoral. A celebração eucarística de abertura da Assembleia foi presidida por Frei Amarildo Mascarenhas, OFM e contou também com a presença do administrador paroquial Frei Rômulo Monte Canto, OFM. Esse encontro precede a preparação da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, e reuniu lideranças de diversas comunidades da Paróquia para “caminhar com Jesus reaquecendo o coração e fazendo comunhão para a missão”, conforme sugeriu o tema.
Ao som do refrão orante “reúne teu povo” o cartaz da Assembleia foi conduzido até a próximo do altar. Em seguida todos foram acolhidos no sentido da celebração e com o canto de abertura as comunidades foram entrando no espírito de alegria e esperança dessa liturgia. Frei Amarildo recordou, após a saudação inicial, que outro marco dessa Assembleia é a caminhada de 30 anos da Paróquia. Evocou ainda o Sínodo sobre a sinodalidade convocado pelo Papa Francisco como impulso para caminharmos juntos. Ainda nos ritos iniciais foi feita a memória das Assembleias anteriores da Paróquia, que já acontecem desde março de 1983. Esses encontros foram sempre espaço de avaliação e planejamento do percurso pastoral das comunidades, sempre em consonância com a igreja particular de Santarém. Em seguida foi entoado o canto do Glória.
Na sequência a assembleia litúrgica, entoou um canto acolhendo a Palavra de Deus. O Evangelho, que narra a passagem dos discípulos de Emaús, foi proclamado por Frei Rômulo. Frei Amarildo destacou que a passagem de Lucas anunciada, onde Jesus caminha conosco, e da qual toma inspiração o tema da assembleia, apresenta quatro chaves-de-leitura: caminho, casa, mesa, pão. As simbologias do trecho bíblico foram descritas pelo homiliasta da seguinte forma: o caminho é a história de vida, a casa o lugar do encontro, a mesa é o lugar da partilha e o pão o símbolo maior da presença de Cristo que gera vida. Caminhando junto podemos acolher Jesus e seguir vencendo a tristeza. Devemos ser pessoas criativas e mostrar força interior para superarmos os desafios de vivenciar a fé no dia a dia.
Nas visitas às comunidades encontramos “discípulos de Emaús” em diversas realidades. Queremos trazer para nossa assembleia a presença de Jesus que questiona e que aponta caminhos. Frei Amarildo, aproveitou ainda a oportunidade para valorizar os idosos e os jovens nas experiências pastorais. A escuta e o caminhar juntos sonhados pelo Papa Francisco são um processo que passa por uma conversão pessoal e pastoral.
Na apresentação dos dons foram trazidos em procissão “os bens da terra” sinalizados em frutos cultivados na região. Depois da comunhão as Áreas de pastoral da Paróquia “perfeita alegria”, “Paz e bem” e “São Damião” foram evidenciaram sua prensa com cantos. E as delegadas e os delegados foram chamados à frente e então foram abençoados e enviados para dar início à Assembleia.
Os dias 10 e 11, foram marcados por momentos orantes, de estudos, reflexões, muita animação, com destaque para iluminação bíblica, além de encaminhamentos e escolhas dos delegados para a Assembleia de Pastoral da Região 2, que será realizada no mês de novembro de 2022. Após dois anos de muita expectativa, poder concretizar esse momento “esquenta e reaquece” nossos corações, dando-nos a certeza de que Cristo está vivo e caminha conosco. Participaram da Assembleia 155 delegados, entre eles a coordenação de Pastoral Paroquial, Coordenação de Pastoral Paroquial Administrativa, membros das equipes de serviço da paróquia, representantes de cada CEB, grupo de jovens, grupo de oração da RCC, Terço da família, coordenação de coroinhas, ministros por comunidade e candidatos ao diaconato.
Informações: Pascom Paróquia Cristo Libertador