No Evangelho de Lucas, a casa é o lugar de vários acontecimentos e tem uma importância fundamental. Maria, em casa, recebeu o anúncio que ela ia ser a mãe do salvador e assim respondeu: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo sua palavra” (Lc 1, 38). Logo depois, Maria partiu para visitar Isabel, entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Isabel, cheia do Espírito Santo, proclamou: “Bem-aventurada aquela que acreditou porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 1, 45). Maria e José levaram Jesus a Jerusalém e Jesus ficou no templo conversando com os doutores da lei. Maria, aflita, pergunta porque Jesus fez aquilo com os pais e Ele respondeu: “Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai?” (Lc 2, 49). No evangelho de hoje Jesus disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar em tua casa” (Lc 19, 5). E foi na casa de Zaqueu, considerado pecador e impuro, que aconteceu o milagre da conversão e onde a salvação se hospedou pela vivência da partilha.
Por estas citações, podemos ver como a casa é tão importante, pois ela é o lugar da comunidade. Como Maria, é a comunidade que escuta a palavra do Senhor. Também como Maria que disse sim e se tornou o lugar da habitação do Filho de Deus, a comunidade, por seu sim, deve se tornar o lugar onde Deus habita. A comunidade, cheia do Espírito Santo e cheia de vida nova pela vivência do amor e da partilha, é o lugar onde as pessoas acreditam que as promessas de Deus se realizam. Mas a comunidade não é somente aqui, Jesus lembra que deve estar na casa do Pai. É a comunidade que deve almejar a casa do Pai, isto é o Reino de Deus. Também a comunidade é o lugar do encontro com Jesus e onde acontece a acolhida, onde as pessoas são convidadas a conversão e onde acontece o milagre da partilha.
A partir deste entendimento que a casa no evangelho de Lucas é a comunidade, é que podemos também refletir sobre a primeira leitura do livro de Sabedoria.
O Deus de poder e misericórdia ama tudo que existe, senão não teria criado. Também mantem tudo vivo. Deus, amigo da vida, ama toda a sua casa, inclusive o homem e a mulher que Ele trata com bondade, corrigindo o pecador com carinho para que se converta e creia no Senhor. Assim, se Deus ama sua casa e trata todos com bondade, Ele também nos convida a entrar na sua casa, a comunidade, para escutar a sua palavra e nos converter para construir o Reino de justiça, fraternidade e partilha.
Neste dia do Evangelho de Zaqueu, lembramos as palavras de Jesus: “Zaqueu desça depressa, hoje devo ficar na tua casa”. As palavras de Jesus são palavras para nós hoje, pois Ele convida a cada um para entrar na casa que é a comunidade onde acontece a acolhida e a conversão. Este convite não é simplesmente para mexer como nossa estrutura, individualista e egoísta, mas também para vivermos unidos como irmãos e irmãs, dizer sim ao seu projeto, receber a força do Espírito e almejar a vinda do Reino. Como Zaqueu queremos descer do nosso lugar a convite de Jesus e, com Ele, entrar na casa da comunidade onde podemos partilhar a vida e viver a fraternidade, pois: “Hoje a salvação entrou nesta casa”.
Por: Frei Gregório Joeright, OFM
Referências:
BORTOLINI, Padre José. Roteiros Homiléticos: Anos A, B, C, Festas e Solenidades. Brasil: Paulus Editora, 2014.
COSTA, Padre Antônio Geraldo Dalla. Buscando Novas Águas. Disponível em: https://www.buscandonovasaguas.com/index.php?menu=home. Acesso em: 03 fev. 2022.
A Fé Compartilhada – Pe. Luis Pinto Azevedo