4º Domingo do Tempo Comum

Arte: Frei Fábio Vasconcelos, OFM

Todo mundo gosta de uma novidade. Sempre aparece uma nova roupa, corte de cabelo, um celular ou computador mais avançado, são todas novidades que as pessoas querem usar ou adquirir. E ainda mais, todos os dias alguém inventa uma nova moda. E estas modas têm muito a dizer sobre o nosso comportamento tanto no relacionamento familiar como também entre as pessoas. De fato, sempre é bom uma novidade, pois senão, as coisas se tornam monótonas. Apesar disto, as novas modas são inventadas por motivos econômicas, alguém ganha dinheiro cada vez que um novo produto ou moda é lançado. Ficar na moda é ser bem-sucedido, aparecer e receber elogios. Por isso, as modas também são passageiras, hoje se veste e se comporta de um jeito, mas amanhã é diferente, pois já tem um novo jeito de pensar e agir. Tudo muda, tudo se transforma.

No evangelho de hoje, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. A palavra de Jesus é um novo acontecer e nova maneira de agir. Jesus age com autoridade e expulsa o mal das pessoas. A partir da prática de Jesus, as pessoas se admiram e dizem: “O que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” (Mc 1, 27). A palavra e a ação de Jesus são uma novidade, algo diferente que o povo não tinha visto. Mas a novidade pregada por Jesus não seria como uma nova moda qualquer! É diferente por dois motivos: primeiro porque a novidade de Jesus sempre é atual, nunca envelhece. O ensinamento de Jesus sempre será um novo jeito de pensar e agir diante de uma realidade de maldades e pecados, nunca se esgota. Segundo, porque esta novidade é transformadora, não é algo que aparece hoje e amanhã desaparece, quem segue a palavra de Jesus transforma a vida, tanto da pessoa como também da família e da sociedade. Transformação que não somente muda a vida das pessoas, mas que também promove vida nova para todos.

Esta ação de Jesus é justamente de acordo com a primeira leitura do livro de Deuteronômio. Deus vai fazer surgir no meio do povo, um profeta, ele falará em nome de Deus, ele vai ter responsabilidade de comunicar somente o que Deus mandar. Também vai prestar contas daquilo que fala, somente a verdade de Deus sem buscar honras ou elogios. Assim, a palavra que é como uma espada que penetra e separa.

É Jesus este profeta que veio revelar o projeto de Deus e seu ensinamento é dado com autoridade, pois vem da própria missão de dar a vida para resgatar a humanidade do mal e da morte, representado na expulsão do espírito mal. Para Jesus como profeta, o sucesso da missão é a doação da vida para resgatar as pessoas do mal.

A ideia de seguir novas modas penetra na vida de cada um. Há pessoas que se ditam pelas modas para aparecer, ter sucesso, receber elogios, privilégios, poder e riqueza. Provoca também um forte individualismo em contraste de uma vida em comunidade baseada na solidariedade e partilha. O ensinamento de Jesus dado com autoridade é justamente para expulsar o mal e provocar uma verdadeira transformação na vida das pessoas e da sociedade. Por isso precisamos assumir a nossa missão de profetas no mundo e lembrar que a verdadeira novidade é viver a boa notícia anunciada por Jesus.

Então, se na cultura e sociedade atuais, o individualismo e o sucesso de cada um se tornam a meta a ser vivida, a reunião da comunidade mostra que este mal foi banido pelo evangelho.

Se a riqueza e o poder se tornam sinais de sucesso, a partilha na Eucaristia deve tornar nossa vida uma verdadeira partilha com os menos favorecidos.

Se os valores proclamados pelo mundo são honras, elogios e a fama como o caminho de ficar na moda, devemos lembrar que nossa verdadeira busca deve ser de nos livrar do mal e seguir Jesus o verdadeiro profeta que veio anunciar a novidade do Reino de justiça, fraternidade e amor.

Fazer isto é viver esta novidade anunciada e vivida por Jesus.

Por: Frei Gregório Joeright, OFM

Referências:

BORTOLINI, Padre José. Roteiros Homiléticos: Anos A, B, C, Festas e Solenidades. Brasil: Paulus Editora, 2014.

COSTA, Padre Antônio Geraldo Dalla. Buscando Novas Águas. Disponível em: https://www.buscandonovasaguas.com/index.php?menu=home. 

A Fé Compartilhada – Pe. Luís Pinto Azevedo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print