Adesão do Ministro Geral e apelo à participação
Fr. Massimo Fusarelli , Ministro Geral da OFM, convida todos os Irmãos, Irmãs contemplativas e leigos da Família Franciscana a participarem, no próximo dia 7 de outubro, do dia de oração e jejum pela paz , anunciado pelo Card. Pierbattista Pizzaballa, OFM , Patriarca de Jerusalém dos Latinos.
Coincidindo com o início do tríduo de São Francisco, “peço a todos que nos unamos na oração e no sinal de penitência à intercessão pela paz no mundo e sobretudo na Terra Santa”, lemos na sua mensagem, que continua: “Com este gesto, onde vivemos, também nós nos tornamos sinais e mediadores de paz, justiça e reconciliação”.
O dia 7 de outubro marcará o primeiro aniversário dos ataques terroristas em Israel, seguido de doze meses em que “testemunhamos tragédias cuja intensidade e impacto dilaceraram profundamente a nossa consciência e o nosso sentido de humanidade”, lê-se na mensagem do cartão. Pizzabola.
Fr. Francesco Patton, OFM , Custódio da Terra Santa, também se uniu ao dia de oração em nome de toda a Custódia: “No dia 7 de outubro celebramos a memória de Maria Rainha do Rosário – lemos em sua carta – e o mês de outubro é o mês mariano dedicado à oração do Rosário: procuramos valorizar esta forma de oração pessoalmente e em fraternidade para implorar o dom da paz”.
Carta do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores – Traduzida
Às Irmãs contemplativas
Aos leigos da nossa família
Monterrey – México, 1 de outubro de 2024
Caros irmãos e irmãs,
O Senhor vos dê a paz!
No início deste tríduo de São Francisco, renovo os cumprimentos pela festa de nosso Pai e Irmão e peço a todos nós que nos unamos na oração e num gesto de penitência por intercessão pela paz no mundo e sobretudo na Terra Santa. Unamo-nos ao apelo que nos fez o nosso irmão Pierbattista, Patriarca dos Latinos em Jerusalém, Igreja Mãe, e que o Custódio da Terra Santa, Frei Francisco, fez seu também por este dia de oração e jejum. Colhamos da misericórdia de Deus o dom da paz, a mudança dos planos dos grandes desta terra, a proteção dos mais pequeninos, vítimas como tantos outros de guerras insensatas.
E com este gesto, nos tornemos também nós, onde quer que vivamos, sinais e mediadores de paz, de justiça, de reconciliação.
Seja esta oração incessante pela paz o modo melhor de celebrar festa de São Francisco, neste oitavo centenário das suas feridas de amor, presentes em tantas pessoas, mulheres e homens muito feridos sobre a face da terra.
Fraternalmente,
Frei Massimo Fusarelli, OFM
Ministro geral
Fonte: ofm.org
Recebemos também uma carta do Ministro Provincial e Definitório da Província de Nossa Senhora de Guadalupe, nos convidando para fazer do dia 07 de outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário, mas também a data em que se iniciou a guerra entre Israel e Hamas, com a destruição quase completa da Faixa de Gaza e morte de 41.000 pessoa, maior parte delas crianças e mulheres. Frei Larry e os conselheiros da Província propõem um dia de jejum e oração pela paz. E que se celebre uma Eucaristia, naquele mesmo dia, pela paz no mundo. Vamos aderir a estes apelas do Ministro Geral e do Conselho da Província Nossa Senhora de Guadalupe!