No dia 21 de setembro, as festividades em honra a São Francisco, padroeiro de Monte Alegre (PA), tiveram início com a tradicional transladação da imagem do santo, às 3h30 da madrugada. A procissão, repleta de fé e devoção, saiu da igreja Matriz de São Francisco e seguiu em direção à comunidade de Nossa Senhora do Livramento, no bairro Surubeju. Uma multidão de devotos participou deste ato de amor e fé, enchendo o trajeto de homenagens e expressões de carinho ao santo querido.
Este ano, no qual se celebra o oitavo centenário dos da impressão das chagas em Francisco de Assis, o tema das festividades, “São Francisco e os Estigmas Sociais”, convida os fiéis a refletirem sobre os desafios sociais contemporâneos à luz do exemplo franciscano de simplicidade e cuidado com os mais vulneráveis. O lema da festa tirado dos escrito de São Francisco também recorda a presença junto ao que estão mais necessitados.
Ao chegar à comunidade de Nossa Senhora do Livramento, ainda antes do amanhecer, foi celebrada a Santa Eucaristia, presidida por Frei Gregório Joeright, pároco. Em sua homilia, Frei Gregório destacou aspectos da vida de São Francisco que inspiram e encorajam os fiéis a viverem com autenticidade os valores cristãos, especialmente durante as festividades deste ano.
A programação das Festividades de São Francisco segue até o dia 5 de outubro, com diversas atividades religiosas e sociais que prometem continuar unindo a comunidade em torno da espiritualidade franciscana.
Venha participar e celebrar conosco!
Frei Erlison Campos, OFM
Vigário paroquial da Paróquia São Francisco