Assis, 11 de janeiro de 2025
Em 2025 celebramos o oitavo centenário da composição da Canção das Criaturas .
Francisco de Assis, na primavera de 1225, poucos meses depois da experiência de La Verna, quis passar um período de cinquenta dias no mosteiro de São Damião, onde viviam Chiara e as primeiras irmãs pobres.
Durante aquela estadia em São Damião, depois de uma noite conturbada pelas dores das suas doenças, mas também visitada pelo Senhor que lhe tinha dado a certeza do seu amor e da sua salvação, Francisco compôs aquele hino de louvor e de acção de graças a Deus, que todos nós saber.
Como nos Centenários anteriores, também nesta ocasião uma celebração de toda a Família Franciscana dará início oficial ao Centenário: o evento será realizado no dia 11 de janeiro de 2025 e terá início às 10h00 em São Damião , e depois continuará na Basílica de São Francisco , onde terminará no final da manhã.
Queríamos partir do lugar onde Francisco compôs a maior parte do Cântico e louvou a Deus por todas as criaturas, e concluir onde repousam os seus restos mortais, para cantar ao lado dele e com ele o último verso, composto pouco antes de morrer: “Laudato si ‘ meu Senhor, morte corporal para nossa irmã”.
As duas partes da celebração podem ser acompanhadas online no site www.centenarifancescani.org .
Quem quiser participar presencialmente poderá escolher um ou outro local: a outra parte da celebração será projetada em ambos os santuários.
No site também será possível baixar os livretos com o texto da celebração em diversos idiomas.
Baixe o material para comemorar o Centenário da Canção :
A Canção das Criaturas (italiano)
Fonte: ofm.org