Angariação de fundos para as populações afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul

 

Emergência no Brasil

Os Frades Menores estão ao lado das populações do Rio Grande do Sul , Brasil , vítimas de quatro violentas enchentes que devastaram a região em menos de um ano. A última, nos primeiros dias de Maio, foi a mais devastadora e colocou de joelhos as já precárias condições de vida dos habitantes, duramente atingidos por estes trágicos fenómenos climáticos agora incontroláveis.
Fundação OFM Fraternitas lançou uma extraordinária campanha de arrecadação de fundos para ajudar estas populações.
A Cúria Geral  da Ordem dos Frades Menores, na pessoa do Definidor Geral da área, Fr. César Külkamp , ​​​​está em estreito contato com Fr. Marino Rhoden , Ministro da Província de São Francisco de Assis, que inclui o estado do Rio Grande do Sul. Ir. Cesar fez o apelo para ajudar o Brasil.

Casas foram varridas pela força da água e deslizamentos de terra, produtos agrícolas e animais foram afetados, assim como estradas e estruturas.
O governo está trabalhando para resgatar pessoas e trazê-las para um local seguro. Mais de 120 mil pessoas estão fora de casa, especialmente os mais pobres. As igrejas paroquiais abriram as portas para receber as pessoas, mas muitas foram afetadas pelas águas. Até nossos frades do Rio Grande do Sul abriram suas casas , suas igrejas e seus espaços para acolher as pessoas, oferecendo o que podem, mas a situação é de necessidade generalizada.
Faltam alimentos, roupas, produtos de higiene, remédios para crianças e idosos, água potável; os frades procuram oferecer ajuda espiritual e solidariedade às famílias que sofrem pela perda de pessoas, de lares e de meios de subsistência.

O Ministro Geral da Ordem, Frei Massimo Fusarelli , também fez o apelo para ajudar o Brasil.

A solidariedade espiritual e material foi expressa por todo o mundo católico: o Papa Francisco expressou condolências e apoio na sua Regina Cœli no domingo, 5 de maio; Monsenhor Aloísio Alberto Dilli OFM, bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, gravou uma mensagem em vídeo de esperança e coragem para as populações; a Conferência da Família Franciscana do Brasil também  está próxima das vítimas.

Dom Jaime Spengler OFM, Arcebispo de Porto Alegre (capital do Estado do Rio Grande do Sul), em entrevista à Rádio Vaticano do Brasil sublinhou a importância de acolher e apoiar aqueles que perderam tudo e precisam de comida, água. , roupas e um teto para se abrigar.

Para apoiar a arrecadação de fundos da Fundação OFM Fraternitas clique aqui

 

Fonte: ofm.org

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print