A Catedral Sant´Ana da cidade de Óbidos, acolheu fiéis, amigos e confrades que presenciaram a ordenação presbiteral do Frei Vagner Sena,OFM na noite deste sábado, 24 de junho de 2023. O frade recebeu pela imposição de mãos de Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM o segundo grau do Sacramento da Ordem, tornando-se presbítero da Igreja Católica. O lema escolhido para ordenação foi: “Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus (Filipenses 2,5)”.
Dom Bernardo iniciou a celebração eucaristia comentando que com a ordenação do Frei Vagner, as graças caíram sobre todos, inclusive sobre a diocese de Óbidos. “Que ele possa sempre, sempre se colocar à disposição de Deus e do seu povo, além de fazer um bom trabalho missionário com os povos do baixo-amazonas”, pediu o bispo.
Logo após a Liturgia da Palavra, deu-se o início ao Rito de Ordenação Presbiteral, constituído por: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da estola e da casula, do pão e do vinho.
Dom Bernardo começou a homilia agradecendo a todos, inclusive ao ordenado. “Primeiramente quero agradecer ao Frei Vagner, ao seu exemplo, ao seu testemunho e sua disposição. E a essa entrega em colocar-se à disposição para servir. Agradeço ainda, os pais e a família, pois sempre destaco que todos nós viemos de algum lugar, pois nenhum religioso cai do céu não. Quero agradecer a eles, pois se nós temos esta noite a ordenação é por causa da dona Maria e do seu João”, agradeceu Dom Bernardo.
Em seguida, o bispo da Diocese de Óbidos, refletiu sobre o lema da ordenação escolhido pelo frade. “O povo está sempre a caminho para o encontro de Jesus. E hoje com esse belíssimo lema “Tenham em vocês os mesmo sentimentos que havia em Cristo Jesus”. Essa frase é um programa de vida. Porque ter esse sentimento que Jesus teve em nós, em nosso coração. É uma frase que faz a gente até tremer, pois ela fala de algo muito bonito”, destacou.
A leitura de Isaías, lida em inglês pelo Frei Jerry, mexeu com o celebrante. “É uma palavra forte. Eu confesso que muitas vezes leio e não me chama atenção e hoje me chamou. É uma palavra que diz algo muito especial. É uma palavra que diz sobre os corações quebrados. Quantos têm o coração quebrado aqui hoje? E qual a tarefa daquele que é ungido? É cura! Aquele que foi ungido tem o potencial para curar!”, avisou Dom Bernardo.
O bispo ainda enfatizou que os presbíteros não devem apenas pregar o evangelho, mas também curar. “Nós sacerdotes não temos a missão apenas de pregar a palavra, mas também de ajudar a curar! E essa ajuda começa na escuta do outro, da comunidade, da fraternidade”, lembrou.
Dom Bernardo avisou ainda que antes de qualquer ministério, é preciso lembrar que é frade. “Para nada serve ciúmes e vaidades. Muito mesmo as vanglórias e competições. O frade mesmo sendo sacerdote é frei. Precisamos buscar sempre a fraternidade para que ela faça parte. Somos seguidores de São Francisco “, finalizou.
Terminada a homilia teve início o rito de ordenação. Frei Vagner foi revestido das vestes litúrgicas por Frei Elder Almeida. Os pais do Frei Vagner levaram até o presbitério a estola e a casula. Já como presbítero, Frei Vagner concedeu sua primeira bênção como presbítero da Igreja, a seus pais. Em seguida juntou-se aos demais presbíteros no altar para concelebrar.
Foi uma celebração muito bonita como um todo. Antes da bênção final, Frei Vagner Sena, OFM, fez os agradecimentos, destacando o apoio e ajuda durante cada etapa da formação e agradecendo imensamente a cada pessoa que fez e faz parte da sua vida.
“Gostaria de agradecer a cada um de vocês pelo carinho e pela disponibilidade de estarem aqui hoje para celebrar e se alegrar comigo neste dia tão especial não apenas para mim, mas para toda a Igreja. Não poderia deixar de iniciar reconhecendo a bondade e o amor misericordioso de Deus para comigo durante todos esses anos. Obrigado a meus pais por terem me educado na fé e me ensinado a importância de cultivar valores cristãos como respeito, honestidade, justiça e solidariedade. Meu agradecimento especial a todos meus confrades da Custódia São Benedito da Amazônia que me acolheram e confiaram em mim. A Frei Paixão, Custódio na época em que fiz meu pedido para iniciar minha formação e a Frei Edilson, nosso atual Custódio”” disse.
“Sem que eu percebesse, Deus foi me guiando e colocando pessoas em minha vida que me ajudaram a ter ainda mais certeza de que sozinho não somos nada. Entre essas pessoas Deus me presenteou com um irmão e um amigo muito especial que foi o Frei Erlison Campos. Com sua alegria, simplicidade, entusiasmo e responsabilidade, ele me ajudou a superar muitas dificuldades. Meu irmão obrigado por sua amizade e companheirismo durante esses doze anos de caminhada. Que Deus abençoe sempre mais sua vida e sua vocação para que possa compartilhar essa alegria e esse espírito franciscano com muitas outras pessoas por onde você passar durante sua caminhada” acrescentou.
Em seguida, Frei Jerry foi que fez um breve discurso traduzido por Frei Erlison. Por fim, o secretário custodial, Frei Elder, leu a ata da Ordenação Presbiteral e Dom Bernardo concedeu a bênção final.
Que por intercessão de São Francisco, nosso pai Seráfico, o Senhor o abençoe e o guarde sempre em seu infinito amor. Desejamos todas as bênçãos e graças de Deus sobre Frei Vagner Sena!
Breve biografia
Filho do senhor, João Tadeu Ribeiro Ferreira e da senhora, Maria de Consuelo de Sena Ferreira, Frei Vagner de Sena Ferreira, atualmente com 38 anos, foi recepcionado no noviciado no dia 02 de agosto de 2012. Fez sua primeira profissão exatamente um ano depois. Tornou-se frade professo solene, no dia 02 de agosto de 2018 e foi ordenado diácono no dia 26 de março de 2022.
Equipe de Comunicação da Custódia São Benedito da Amazônia com colaboração do Frei Augusto Luiz Gabriel
Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel