Avós são pais cobertos com açúcar

Imagem: Adobe Stock

Avós são pura ternura

A frase de que “os avós são pais cobertos com açúcar” é a mais pura e bela verdade. Não é à toa que assim como as mães e os pais, os avós também têm seu dia para ser comemorado. Esse dia é 26 de julho. Muitos netos veneram seus avôs como o maior amor da vida, mas não é para menos, os avôs são pura ternura pela segunda geração da família.

É fato que os netos têm “mais direitos” que os próprios pais na casa e na vida dos avós. Tudo que os filhos foram impedidos e tiveram uma resposta negativa, os netos têm justamente ao contrário. Tudo se pode, tudo é possível para eles e o quê não tiver no alcance dos avós, eles se esticam mais um pouquinho para conseguirem deixar os netos felizes.

Algumas vezes são os avós que fazem papéis de pais dos netos, tanto na parte financeira, quanto na parte do intelecto do ser humano. São os avós que incentivam os netos de pequenos a irem à missa, fazerem a primeira eucaristia, isso quando os netos não são catequizados de seus avôs nos grupos de catequese. Como nos diz o Papa Francisco em Amoris Laetitia (n. 192):  Muitas vezes são os avós que asseguram a transmissão dos grandes valores aos seus netos, e muitas pessoas podem constatar que devem a sua iniciação na vida cristã precisamente aos avós. A figura dos avós é essencial para um ambiente feliz e harmonioso. 

Imagem: Adobe Stock

A doce memória dos vários tipos de vovós e vovôs 

Os avós dão muitas vezes o colo para o neto que a mãe e o pai que estão trabalhando não podem oferecer. São os avós ainda que sempre tem aquele lanche maravilhoso para forrar o estômago depois de uma atividade cansativa, seja na escola ou no trabalho. No domingo o almoço tem que ser na casa do vovô. Existem avós de todo tipo: a vovó bagunceira, o vovô careca, a vovó doceira, o vovô boleiro, a vovó tiktoker, o vovô brabo. Todos avós e cada um do seu jeito e maneira. E o que falar daqueles avós que quando cai a noite começam a lembrar de contos de pescador e ainda afirmam com toda segurança que aquele fato aconteceu, história de assombração, piadas – esses avós são o máximo. 

As memórias afetivas dos netos são mais felizes quando eles convivem ou conviveram com o vovô e a vovó. É difícil achar uma pessoa que não se lembre com saudades dos avós que já se foram. Eles marcam verdadeiramente a vida de seus netos e de forma especial, pois até mesmo quando os avós precisam ser mais firmes, eles tem o zelo de falar com carinho.

No Dia dos Avós desejamos um alegre e lindo dia para essas pessoas que provam do amor duas vezes (como pais e como avós) e que faz os dias serem mais agradáveis e mais doces para toda família.

 

 Feliz Dia dos Avós!!! Sabrina Gonçalves 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print