cq5dam.thumbnail.cropped.750.422 (9)

Papa Francisco e o magistério sobre os pobres: palavras e gestos

Imagem: O Papa no Dia Mundial dos Pobres de 2024 (Vatican Media)

Os “últimos” do Evangelho serão os últimos a recebê-lo

Andrea Tornielli

E assim, os “últimos” serão os últimos a recebê-lo, na entrada da basílica de Santa Maria Maior, que conserva o ícone da Salus Populi Romani, sob cujo olhar materno Francisco está prestes a ser sepultado. Na reta final de sua trajetória terrena como Bispo de Roma que veio quase do fim do mundo, ele será coroado não pelos poderosos, mas pelos pobres, pelos migrantes, pelos sem-teto, pelos marginalizados que foram colocados no centro de tantas páginas de seu magistério e que estão no centro de cada página do Evangelho.

Já as palavras pronunciadas na manhã da Segunda-feira do Anjo pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell para anunciar a morte inesperada do Papa Francisco haviam sublinhado essa pedra angular de seu ensinamento: “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”. “Como eu gostaria de uma Igreja pobre e para os pobres”, disse ele no início de seu pontificado. “Para a Igreja, a opção pelos pobres é uma categoria teológica antes de ser cultural, sociológica, política ou filosófica. Deus lhes concede “sua primeira misericórdia”. Essa preferência divina tem consequências na vida de fé de todos os cristãos, que são chamados a ter “os mesmos sentimentos de Jesus”, escreveu ele na exortação apostólica “Evangelii gaudium”, um documento que ainda não compreendemos plenamente e que marcou o curso de seu ministério como Sucessor de Pedro.

Palavras que sempre foram acompanhadas de gestos e escolhas concretas. O primeiro Papa a escolher o nome do Santo de Assis se inseriu na esteira dos ensinamentos de seus predecessores, como os de São João XXIII, que, um mês antes de abrir o Concílio Ecumênico Vaticano II, havia dito: “A Igreja se apresenta como é e quer ser, como a Igreja de todos, e particularmente a Igreja dos pobres”. Esse magistério de palavras e gestos, para o primeiro Papa sul-americano, teve sua origem no Evangelho e nos ensinamentos dos primeiros Padres da Igreja. Como Santo Ambrósio, que disse: “Não é de suas posses que você faz uma doação aos pobres; você não faz mais do que dar a eles o que lhes pertence. Pois é aquilo que é dado em comum para o uso de todos, aquilo que você anexa. A terra é dada a todos, e não apenas aos ricos”.

Graças a essas palavras, São Paulo VI pôde afirmar em sua encíclica “Populorum Progressio” que a propriedade privada não constitui um direito incondicional e absoluto para ninguém, e que ninguém está autorizado a reservar para seu uso exclusivo o que excede sua necessidade, quando outros não têm o necessário. Ou como São João Crisóstomo que, em uma famosa homilia, disse: “Você quer honrar o corpo de Cristo? Não permita que ele seja objeto de desprezo em seus membros, isto é, nos pobres, privados de roupas para se cobrirem. Não honrem a Cristo aqui na igreja com panos de seda, enquanto lá fora vocês o negligenciam quando ele sofre com o frio e a nudez. Aquele que disse: Este é o meu Corpo, disse também: Vistes-me com fome e não me destes de comer”.

Longe de leituras ideológicas, a Igreja não tem interesses políticos a defender quando pede a superação do que Francisco chamou de “globalização da indiferença”. Movido apenas pelas palavras do Evangelho, sustentado pela tradição dos Padres da Igreja, o Papa nos convidou a voltar nosso olhar para os “últimos” prediletos de Jesus. Esses “últimos” que hoje o acompanharão com seu abraço na última etapa.

Por: vaticanews.va

Papa falecimento

Carta do Ministro Geral

Imagem: ofm.org

Por ocasião da morte do Papa Francisco

Carta a toda a Ordem dos Frades Menores,
às Irmãs Pobres de Santa Clara e às Irmãs Concepcionistas,
às Irmãs dos Institutos afiliados, aos leigos e leigas da nossa Família
por ocasião da morte do Papa Francisco

Roma, da Cúria Geral da Ordem, 21 04 2025

Queridos irmãos e irmãs,

Que o Senhor lhe dê paz!

Com o coração comovido e grato, dirijo-me a todos vocês num momento em que a Igreja e o mundo inteiro lamentam o falecimento do Papa Francisco, o primeiro Pontífice da história a escolher o nome do nosso Seráfico Pai. Esta escolha, feita na própria noite da sua eleição, revelou desde o início a direção do seu pontificado: um retorno sempre novo à simplicidade evangélica, à Igreja próxima dos pobres, ao primado da misericórdia e do encontro com cada pessoa humana.

“A enfermidade e a tribulação” visitaram com força o Papa Francisco neste último período, deixando-nos ver como um cristão e um pastor caminham em direção à “Irmã Morte”: um testemunho mais precioso do que nunca em nosso tempo que espetaculariza e tende a negar a doença e a morte: com paciência e em tudo louvando o Altíssimo e bom Senhor. Somos gratos a ele por isso também! 

Leia o texto completo da Carta

Fonte: ofm.org

125423

Mensagem de Páscoa do Custódio

Imagem: São Francisco abraça o Cristo Ressuscitado

O Senhor é minha luz e salvação, de quem eu terei medo?

Abraçar o Crucificado-Ressuscitado será sempre para nós um sinal de compromisso com o Reino da Fraternidade, da Justiça e da Paz inaugurado por Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu sua vida para que todos tenhamos a vida em abundância! Como São Francisco de Assis, abracemos Jesus, transformemo-nos em sua imagem viva e O levemos a todas as pessoas com o nosso testemunho de vida. Sejamos peregrinos de esperança e arautos da paz e da alegria d’Aquele que morreu e ressuscitou para a nossa salvação!

O Ressuscitado é Luz, Esperança, Alegria e Paz e muito mais!

Feliz Páscoa!

Frei Edilson Rocha, OFM

Custódia São Benedito da Amazônia – Páscoa de 2025

Terra Santa OFM

“A Custódia da Terra Santa. Uma história de 800 anos”

A partir de 17 de abril o livro do Pe. Stanisław Narcyz Klimas, OFM, estará à venda

A partir de 17 de abril,  estará à venda “A Custódia da Terra Santa. Uma História de 800 Anos” , livro fruto do longo trabalho de pesquisa do Pe. Stanisław Narcyz Klimas, OFM , que reconstrói a história da presença franciscana no Oriente Médio.

A Custódia da Terra Santa é uma instituição franciscana de grande importância na vida da Ordem e de toda a Igreja. Suas raízes remontam ao início da epopeia menorita, quando Francisco de Assis — em meio à Quinta Cruzada — enviou os primeiros frades “ao exterior” para anunciar o Evangelho nos lugares onde Jesus viveu. Em 1219, ele próprio fez a longa viagem, marcada pelo encontro com o sultão al-Malik al-Kāmil.

Este livro, fruto de uma extensa pesquisa, reconstrói a história da presença franciscana no Oriente Médio: desde a primeira “missão” de Francisco até a atribuição, em 1342, da tarefa de “guardar” os Lugares Santos em nome da Igreja; da aquisição progressiva dos principais santuários, após complexas e exaustivas negociações com as autoridades islâmicas, até à dolorosa expulsão de locais altamente simbólicos como o Cenáculo; das muitas histórias de martírio e perseguição, à consolidação de uma presença que se tornou também social e cultural.

Hoje, de fato, a Custódia desempenha um papel significativo não apenas no âmbito religioso: os frades se dedicam também ao acolhimento de peregrinos e à educação dos jovens, são ativos no diálogo inter-religioso e envolvidos em projetos humanitários e, por meio de instituições prestigiosas, são também uma referência no campo da pesquisa bíblico-arqueológica. Depois de 800 anos, apesar dos grandes desafios, eles continuam a defender a missão especial que a Igreja lhes confiou.

Pe. Stanisław Narcyz Klimas, OFM , doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1997) com especialização em História Antiga, em 1996 obteve o Diploma do Instituto de Paleografia, Diplomacia e Arquivos do Vaticano. Desde 1998 é professor no seminário da Custódia da Terra Santa. Em 2019, foi nomeado professor titular no Studium Biblicum Franciscanum em Jerusalém. De 1998 a 2013 foi diretor do Arquivo Histórico da Custódia da Terra Santa, do qual atualmente é vice-diretor: desta longa missão nasceu o volume  História do Arquivo Histórico da Custódia da Terra Santa  (TS Edizioni, 2013).

A Custódia da Terra Santa. Uma longa história de 800 anos
Pe. Narcyz Stanislaw Klimas, OFM
Edizioni Terra Santa
https://www.tsedizioni.it/shop/la-custodia-di-terra-santa/

Fonte: ofm.org

 

Mensagem da Páscoa 2025

Mensagem do Ministro Geral para a Páscoa de 2025

Imagem: ofm.org

A pregação de Jesus e a nossa

Aos Frades da Ordem
Às Irmãs Clarissas e Concepcionistas
Às Irmãs Franciscanas afiliadas à Ordem
Às leigas e aos leigos franciscanosRoma, 10 de abril de 2025

Queridos Irmãos e Irmãs,

Que o Senhor lhes dê a paz!

À medida que nos aproximamos da Semana Santa, desejo refletir sobre um elemento fundamental da paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus: a sua oração.
Os Evangelhos testemunham que Jesus rezou durante toda a sua vida, buscando espaços de intimidade com o Pai. Ele orava no Templo com os apóstolos e antes de seus gestos mais significativos. A oração foi o ambiente ordinário de sua existência e nos convida a entrar com Ele nesse mistério.

Jesus rezou sempre, inclusive na hora sombria da paixão. No Domingo de Ramos, Ele bendiz o Pai junto às multidões; durante a Última Ceia, agradece pelos dons do pão e do vinho; no Getsêmani, sua oração se torna intensa até o suor de sangue, para aderir à vontade do Pai; na cruz, Ele reza entregando-se ao Pai e perdoando; no silêncio do Sábado Santo, permanece completamente confiado ao Pai.15:14.

Leia o texto completo da mensagem

DSC08295[2305843009221851586]

São Bento o Mouro

Uma vida dedicada ao Evangelho e aos pobres

Bento nasceu em 1524 em San Fratello, Sicília, Itália. Os pais, Giuseppe Cristoforo e Diana Larcari, descendiam de escravos deportados da Etiópia e pertenciam a um proprietário de terras chamado Manassari, de quem tiraram o nome. Eles decidiram não ter filhos para não gerar outros escravos como eles, mas o senhor prometeu que seu primogênito seria libertado. E assim foi: Bento ajudava no sustento da família cuidando do rebanho pertencente ao seu senhor, serviço que não o impediu de progredir nas virtudes cristãs, tanto que a partir de então passou a ser chamado de “o Santo Mouro”. Muitas vezes ridicularizado pela cor morena de sua pele e pela origem servil de sua família, ele suportou tudo com grande paciência e humildade.

Aos 21 anos, ela conheceu Girolamo Lanza, um homem nobre e rico que havia deixado sua família e riquezas para se consagrar ao Senhor na ermida de Santa Domenica, perto de San Fratello. Ele o convidou, dizendo: “Abençoado, o que você está fazendo? Venda os bois e venha.” Nesse convite ele ouviu a voz de Jesus chamando-o, comunicou sua decisão aos pais, vendeu os bois, distribuiu o dinheiro aos pobres e atendeu ao convite de Lanza.

Na ermida de Santa Domenica, a vida eremita foi permitida em 1550 pelo Papa Júlio III; os religiosos que a abraçavam, além da regra de São Francisco de Assis, tinham que observar um quarto voto que os obrigava a uma vida quaresmal rigorosa, jejuando três vezes por semana e vivendo na solidão e na oração. Entretanto, a instituição apresentava algo instável, então Bento, que já havia passado 17 anos de vida eremita, após cuidadoso discernimento e longa oração à Virgem Mãe de Deus, humildemente bateu à porta do convento dos Frades Menores de Santa Maria di Gesù de Palermo, fundado pelo Beato Matteo d’Agrigento.

Acolhido com gentileza, foram-lhe confiados os mais humildes serviços que ele realizou em benefício da comunidade e dos pobres. Trabalhou como cozinheiro por muito tempo, mas o fez com tal espírito de sacrifício, alegria sobrenatural e caridade seráfica que não conseguiu esconder sua santidade, pela qual também lhe foram atribuídos milagres.
Gozando de grande estima e admiração, em 1578, embora fosse um simples frade e analfabeto, foi nomeado Guardião da comunidade. Mais tarde, graças a esse conhecimento instintivo e quase infuso das Escrituras e das questões teológicas, foi também nomeado mestre de noviços.
Na sua simplicidade e humildade ele estava disponível para todos; padres e seus irmãos recorriam a ele para serem esclarecidos na fé ou ensinados a viver seu próprio estado ou de acordo com a Regra Franciscana.
A fama do Santo e milagreiro espalhou-se por toda a ilha da Sicília e ele não pôde mais fugir das expectativas do povo e desfrutar da desejada solidão; Dos processos de canonização, conclui-se que ele realizou inúmeras curas milagrosas.

Em fevereiro de 1589 ele adoeceu. Ele morreu às 19h00 da terça-feira de Páscoa, 4 de abril de 1589.
Seu culto se espalhou da Sicília por toda a península italiana, para a Espanha, Europa, América e recentemente para a África, chamado de “Bem-aventurado de Palermo” ou “São Benedito Preto”; em Nova York, uma igreja foi construída no centro de Manhattan em sua homenagem. Em 1712, o Senado de Palermo o escolheu como co-padroeiro da cidade.
Bento XIV reconheceu seu culto em 15 de maio de 1743, Pio VII o canonizou em 24 de maio de 1807.

No quinto centenário do nascimento de São Bento Mouro e por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Pe. Massimo Fusarelli, dedicou uma Carta à vida do santo siciliano , consagrado ao Evangelho e ao clamor dos pobres.

Veja Frades Menores, Santos e Beatos, editado pelo Pe. Silvano Bracci, OFM e Ir. Antonietta Pozzebon, FMSC. Publicação Velar, 2009, pp. 250-252

Fonte: ofm.org

Conferência Brasil e Cone Sul celebra 2ª Assembleia Ampliada: Frades Menores, Peregrinos da Esperança.

A 2ª Assembleia Ampliada da Conferência dos Frades Menores do Brasil e Cone Sul reuniu 82 frades de doze entidades da Ordem dos Frades Menores presentes na Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. A reunião ocorreu. Com o lema “Frades Menores, Peregrinos da Esperança”, o encontro trouxe à Argentina os Ministros e Custódios das entidades participantes, além dos frades responsáveis ​​pelos Serviços de Evangelização e Missão, Justiça, Paz e Integridade da Criação, Pastoral Educativa e também pela Formação e Estudos, Formação Permanente e Serviço de Animação Vocacional. Este ano também foram convocados os Secretários de cada entidade. Presentes e acompanhando todo o encontro estavam o Definidor Geral para a América Latina, Frei César Külkamp, ​​​​e o Secretário Geral, Frei Antonio Maria Iacona, que veio de Roma, Itália.

Além de ser um momento especial para os irmãos envolvidos nos diversos serviços se reunirem, a Assembleia é um momento de oração, reflexão, relato das atividades realizadas e apresentação de propostas e planos para o futuro. Em um momento inicial de partilha e apresentação, cada entidade teve a oportunidade de apresentar sua missão evangelizadora por meio da análise de suas fortalezas, fragilidades e desafios. Uma oportunidade de nutrir a esperança por meio da troca de experiências, compartilhando alegrias e preocupações. Entre os desafios comuns identificados, foram destacados a diminuição numérica, a sustentabilidade econômica das fraternidades e da missão, a redução e reestruturação, o acompanhamento das entidades e a questão do enfraquecimento do senso de missão e do senso de pertencimento à fraternidade.

Falando por videoconferência diretamente de Roma, o Ministro Geral, frei Massimo Fusarelli, sublinhou que “a América Latina, com todos os seus desafios, continua a ser uma terra de esperança para a Igreja e a Ordem”, onde o carisma franciscano “pode florescer com características próprias, contribuindo para o mosaico global da nossa fraternidade”. O Ministro encorajou os frades a estarem atentos aos apelos do momento presente, tendo em conta o Jubileu de 2025 e o VIII Centenário do Cântico das Criaturas.
Recordando o percurso da Ordem, o Ministro apresentou também alguns caminhos concretos para o fortalecimento da Conferência: Promover mais a colaboração interprovincial; Simplificar estruturas; Renovar Treinamento; Ouça as novas gerações; Fortalecer a dimensão social do Carisma e revitalizar a sinodalidade franciscana. O Secretário Geral para a Formação e Estudos, Frei Darko Tepert, o Secretário Geral para a Missão e Evangelização, Frei Francisco Gómez, e os responsáveis ​​pelos Departamentos Gerais de Justiça, Paz e Integridade da Criação, Frei Daniel Rodríguez Blanco, e para a Proteção de Menores, Frei Yuri Senko também enviou uma mensagem à assembleia reunida por videoconferência.

No encontro para espaços de animação, os diversos serviços se reuniram para avaliar o caminho do triênio e planejar os passos futuros. Eles também escolheram os animadores para coordenar o caminho da Conferência nos próximos três anos.

Os seguintes irmãos foram eleitos para servir na Conferência pelos próximos três anos:

Da esquerda para a direita: Vice-Presidente, Frei Lino Miranda (Província Santíssima Trindade – Chile); Frei Fernando Aparecido dos Santos (Custódia do Sagrado Coração – Brasil); e o Secretário, Frei Rogério Lopes (Província Santo Antônio – Brasil).

Presidente : Frei Fernando Aparecidos dos Santos (Custódia do Sagrado Coração – Brasil)
Vice-Presidente : Frei Lino Miranda (Prov. Santíssima Trindade – Chile)
Secretário : Frei Rogerio Lopes (Prov. Santo Antônio – Brasil)

Economia Provincial
acompanhando:  Frei Paulo Pereira (Província Imaculada Conceição – Brasil)
Ecônomo:  Frei Robson Scudella (Província Imaculada Conceição – Brasil)

Secretaria de Evangelização
Ministro Acompanhante:  Frei Carlos Da Silva (Prov. Santíssimo Nome – Brasil)
Animador: Frei Eduardo Schiehl (Prov. Sagrado Coração – Brasil)
Vice-Diretor: Frei Alberto Nahuelanca (Prov. Santíssima Trindade – Chile)

Comissão JPIC
Animador: Frei João Paulo Gabriel (Prov. Sagrado Coração – Brasil)
Vice-Animador: Frei Alejando Verón (Prov. Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata – Argentina)
Secretário: Frei  Julio Campos (Prov. Santíssima Trindade – Chile)

Secretaria de Educação
Ministro Acompanhante : Pe. Emilio Andrada (Prov. Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata – Argentina)
Animador: Pe. Victor Vinicius da Silva (Prov. Santa Croce – Brasil)

Para o presidente eleito, Frei Fernando Aparecido, a Conferência, criada há três anos, vem se adaptando gradativamente à nova realidade internacional, caracterizada pela diferença de idiomas, português e espanhol, e pela integração cultural entre os diferentes países que a compõem. “Daremos continuidade ao que já foi iniciado, promovendo na Conferência um espaço de animação, cooperação, comunhão e, sobretudo, resposta aos apelos do nosso carisma nessas realidades que nos são confiadas tanto no Cone Sul quanto no Brasil”, sublinhou o Frei Fernando. O Definidor Geral para a América Latina, Frei. César Külkamp, ​​​​lembrou que as Conferências, das quais são 15 no total no mundo, representam uma importante instância de animação para a vida das entidades da Ordem dos Frades Menores. “A Ordem precisa que as Conferências cresçam cada vez mais em participação e espírito de comunhão, para que a missão de toda a Ordem possa se tornar mais presente através do testemunho de cada irmão que vive em diferentes partes do nosso mundo”, enfatizou.

Integram a Conferência do Brasil e do Cone Sul as seguintes entidades: 

  • Província de Santo Antônio, Brasil (Nordeste)
  • Província Imaculada Conceição do Brasil (ES, RJ, SP, PR, SC e Angola)
  • Província de Santa Croce (MG)
  • Província do Santíssimo Nome de Jesus (GO, DF e TO)
  • Província de Nossa Senhora da Assunção (MA e PI)
  • Província de Santa Croce (MG)
  • Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MS e MT)
  • Custódia de São Bento (Amazônia)
  • Custódia do Sagrado Coração de Jesus (Interior de SP e Triângulo Mineiro)
  • Província de Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata (Argentina e Paraguai); Província de San Francisco Solano (Argentina)
  • Província da Santíssima Trindade (Chile).

Essas entidades incluem 920 frades.

 

Fonte: ofm.org

Família Franciscana do Amazonas e Roraima acolhe Dom Frei Samuel Lima, OFM.

Na manhã desta quarta-feira, 26 de março de 2025, a Família Franciscana do Regional de Amazonas e Roraima se reuniu na Paróquia São Jorge, em Manaus, para acolher e celebrar a chegada de Dom Frei Samuel Lima, OFM, como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus. O encontro, marcado por momentos de partilha, oração e fraternidade, reforçou os laços entre as diversas expressões do carisma franciscano presentes na região.

Frei Felip Luz, OFM. e Dom Frei Samuel Lima, OFM.

Dom Frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, ingressou no Seminário Frei Galvão em 1986 e professou os votos religiosos na Ordem dos Frades Menores (OFM) em 1989. Foi ordenado presbítero em 1996 por Paulo Evaristo Cardeal Arns, O.F.M. Formado em filosofia, teologia e espiritualidade franciscana, dedicou-se à missão em Angola de 1996 a 2006, atuando como capelão, professor e formador. No Brasil, exerceu diversas funções na Ordem Franciscana, incluindo pároco, mestre de formação e definidor provincial. Em novembro de 2024, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus pelo Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em fevereiro de 2025 por Dom Leonardo Ulrich Cardeal Steiner, OFM.

Dom Frei Samuel recebendo um presente da Família Franciscana pelas mãos das irmãs SMIC.

Acolhida fraterna e apresentações

O encontro teve início com uma apresentação das atividades e encontros promovidos pelo Regional nos últimos três anos, além da introdução das diversas ordens, congregações e institutos franciscanos atuantes na Arquidiocese. Entre os presentes estavam representantes da Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), Terceira Ordem Regular (TOR), Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (SMIC), Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e Ordem Franciscana Secular (OFS). Também foi apresentada a coordenação do Regional.

Após as apresentações, os participantes acolheram Dom Frei Samuel com uma calorosa salva de palmas, expressando a alegria e a unidade da Família Franciscana diante de sua missão na Arquidiocese.

Celebração Eucarística e testemunho vocacional

Momento da Comunhão

O ponto central do encontro foi a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Frei Samuel e concelebrada pelos frades presbíteros presentes. Durante a homilia, o novo Bispo Auxiliar compartilhou sua caminhada vocacional, destacando seus mais de 30 anos de vida religiosa franciscana.

Ele relatou sua experiência missionária na África, seu tempo de serviço como mestre de postulantes e noviços na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, e o desejo de atuar como missionário na Amazônia. Com emoção, confessou que jamais imaginou que essa missão se daria no episcopado, mas aceitou o chamado com espírito de serviço, recordando que o carisma franciscano sempre esteve profundamente ligado à missão e à obediência à Igreja.

Dom Frei Samuel também revelou que recebeu a notícia de sua nomeação com lágrimas, por compreender que deixaria a vida fraterna da maneira como a conhecia. No entanto, ao mesmo tempo, alegrou-se com a oportunidade de servir à Igreja em uma nova dimensão, confiando na graça de Deus e na intercessão de São Francisco de Assis.

Confraternização e unidade franciscana

Momento de Confraternização

Após a celebração, todos tiveram a oportunidade de registrar o momento com fotos ao lado de Dom Frei Samuel, manifestando carinho e apoio ao novo Bispo Auxiliar. Em seguida, a fraternidade se estendeu a um almoço festivo, fortalecendo ainda mais os laços entre as diversas expressões da espiritualidade franciscana presentes na Amazônia.

A acolhida de Dom Frei Samuel representa um novo capítulo para a Arquidiocese de Manaus e para a Família Franciscana da região, reafirmando o compromisso com a evangelização e o serviço aos mais necessitados, em sintonia com os valores do Evangelho e da espiritualidade franciscana.

 

Por: Frei Felip Luz, OFM.

 

 

Confira alguns momentos do encontro:

Ordem dos Frades Menores (OFM)

Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida

Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (SMIC).

Franciscanas Missionárias de Maria (FMM).

Ordem Franciscana Secular (OFS)

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap).

Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv).

Terceira Ordem Regular (TOR).


Imagens: Frei Felip Luz, OFM.

Aumentam os católicos no mundo: são um bilhão e 406 milhões

O Annuario Pontificio 2025 e o Annuarium Statisticum Ecclesiae 2023 foram publicados: a população católica cresceu nos cinco continentes, com a África registrando o maior aumento percentual (+ 3,31%). E, novamente, na África e também na Ásia há um aumento no número de padres, enquanto na Europa, Oceania e América há uma diminuição. Diminuição do número de religiosos professos e seminaristas maiores

O Annuario Pontificio 2025 e o Annuarium Statisticum Ecclesiae 2023, cuja elaboração foi feita pelo Escritório Central de Estatística da Igreja, da Secretaria de Estado, já estão disponíveis nas livrarias, publicados pela Tipografia Vaticana. Ao examinar os dados do Anuário Pontifício, é possível obter informações sobre a vida da Igreja Católica no mundo em 2024. Durante esse período, uma Metrópole foi criada; três sedes episcopais foram elevadas a Sedes Metropolitanas; foram criadas sete novas dioceses; uma Sede Episcopal foi elevada a arquidiocese e uma Administração Apostólica a Diocese. Por sua vez, o Annuarium Statisticum Ecclesiae oferece uma visão geral dos principais fenômenos quantitativos relativos à ação pastoral da Igreja Católica no mundo. A seguir estão as informações estatísticas relativas ao biênio 2022-2023.

Aumento da população católica no mundo

1. A população católica mundial aumentou em 1,15% entre 2022 e 2023, passando de aproximadamente 1.390 para 1.406 milhões, uma porcentagem muito semelhante à dos dois anos anteriores. A distribuição dos católicos batizados, de acordo com o diferente peso demográfico dos continentes, é diferente nas diversas áreas geográficas. A África reúne 20% dos católicos de todo o planeta e é caracterizada por uma difusão muito dinâmica da Igreja Católica: o número de católicos aumenta de 272 milhões em 2022 para 281 milhões em 2023, com uma variação relativa de +3,31%. Entre os países do continente africano, em particular, a República Democrática do Congo é confirmada em primeiro lugar no número de católicos batizados, com quase 55 milhões, seguida pela Nigéria, com 35 milhões; Uganda, Tanzânia e Quênia também registram números respeitáveis.

Com um crescimento de 0,9% no biênio, a América consolida sua posição como o continente ao qual pertencem 47,8% dos católicos do mundo. Desses, 27,4% residem na América do Sul (onde o Brasil, com 182 milhões, representa 13% do total mundial e continua sendo o país com o maior número de católicos), 6,6% na América do Norte e os 13,8% restantes na América Central. Se relacionarmos o número de católicos com o tamanho da população, Argentina, Colômbia e Paraguai se destacam com mais de 90% da população. O continente asiático registra um crescimento de católicos de 0,6% no biênio, seu peso em 2023 é de cerca de 11% no mundo católico. 76,7% dos católicos do Sudeste Asiático em 2023 estão concentrados nas Filipinas, com 93 milhões, e na Índia, com 23 milhões. A Europa, embora abrigue 20,4% da comunidade católica mundial, continua sendo a área menos dinâmica, com um crescimento no número de católicos no biênio de apenas 0,2%. Essa variação, por outro lado, diante de uma dinâmica demográfica quase estagnada, se traduz em uma ligeira melhora na presença de católicos, chegando a quase 39,6% em 2023. Itália, Polônia e Espanha possuem uma incidência de católicos superior a 90% da população atual. Os católicos da Oceania são pouco mais de 11 milhões em 2023, 1,9% a mais do que em 2022.

O número de bispos aumentou em dois anos

2. O número de bispos no mundo católico aumentou no último biênio, com uma variação geral de 1,4%, de 5.353 em 2022 para 5.430 em 2023. Esse movimento de crescimento é encontrado em todos os continentes, com exceção da Oceania, onde o número de Bispos não mudou no biênio. A variação relativa é um pouco mais acentuada na África e na Ásia e abaixo da média mundial na Europa e na América. Também é possível observar que o peso relativo de cada continente permanece quase inalterado durante o período e proporcional à importância relativa de cada continente, com uma concentração maior de bispos na América e na Europa. Na África, a quota dos bispos no total mundial aumenta de 13,8% em 2022 para 14,2% em 2023.

Também deve ser observado que o número de católicos por Bispo em 2023 não difere muito de continente para continente: enquanto a média mundial é de 259.000 católicos por bispo, cifras de 365.000 e 334.000 são registradas na África e na América, respectivamente. Particularmente favorável é a situação na Oceania, com 87.000 católicos por Bispo, um sinal, desse ponto de vista, de um ligeiro excesso de bispos em comparação com os outros continentes.

Mais padres na África e na Ásia, menos na Europa, Oceania e América

Uma Missa na África   (AFP or licensors)

3. No final de 2023, havia 406.996 sacerdotes nas 3.041 circunscrições eclesiásticas do mundo católico, uma redução de 734 em relação a 2022, ou -0,2%. Um exame por área geográfica mostra um aumento na África (+2,7%) e na Ásia (+1,6%) e uma diminuição na Europa (-1,6%), Oceania (-1,0%) e América (-0,7%). Se, além dos continentes, também for levada em conta a distinção entre diocesanos e religiosos, nota-se que na Ásia e na África o aumento de padres como um todo pode ser atribuído à dinâmica de padres diocesanos e religiosos. Para a África, em particular, o aumento geral de sacerdotes resulta de um aumento de cerca de 3,3% nos diocesanos e de 1,4% nos religiosos. No continente americano, destaca-se o aumento do clero diocesano na América Central e na América Latina no biênio. Na Europa, no entanto, observa-se uma diminuição de 1,6% tanto no total quanto nos componentes individuais (diocesanos e religiosos); a mesma coincidência, embora a diminuição seja menor (-1,0%), é observada na Oceania.

A distribuição em 2023 por área geográfica mostra que, diante de 38,1% do número total de padres na Europa, há 29,1% pertencentes ao continente americano, enquanto as outras áreas continentais seguem com 18,2% para a Ásia, 13,5 para a África e 1,1 para a Oceania. A análise estrutural dos padres pode ser acrescentada à dos católicos para destacar eventuais desequilíbrios entre a demanda e a oferta de serviços pastorais. No caso de um equilíbrio perfeito entre a presença e a demanda por atividade pastoral, a composição percentual de padres deveria coincidir, para cada área territorial examinada, com a de católicos. Na realidade, uma comparação das duas porcentagens de composição de padres e católicos mostra que há grandes disparidades em 2023. Em particular, as porcentagens de padres excedem as de católicos na América do Norte (10,3% de padres vs. 6,6% de católicos), Europa (38,1% de padres vs. 20,4% de católicos) e Oceania (1,1% de padres vs. 0,8% de católicos). A escassez mais evidente de sacerdotes está na América do Sul (12,4% de sacerdotes e 27,4% de católicos), na África (13,5% de sacerdotes e 20,0% de católicos) e na área Continental Central da América (5,4% de sacerdotes e 11,6% de católicos).

O grupo de diáconos

4. Os diáconos permanentes constituem o grupo de clérigos que cresce mais rapidamente. Seu número chegou a 51.433 em 2023, em comparação com 50.150 em 2022, um aumento de 2,6%. As disparidades territoriais permanecem acentuadas: taxas de crescimento significativas são observadas na Oceania (+10,8%) e na América (+3,8%), enquanto há taxas de mudança ligeiramente decrescentes na África e na Europa. Não há variações significativas na distribuição planetária de diáconos durante o biênio em consideração: há apenas uma diminuição no número relativo de diáconos na Europa e um crescimento no da América, devido essencialmente a um desenvolvimento notável na América do Norte. Essa figura de agente pastoral está particularmente presente na América (especialmente na América do Norte, com 39% de todos os diáconos do mundo) e também na Europa (31%).

Para destacar o papel de apoio desses agentes na ação pastoral ao lado dos sacerdotes, pode-se considerar a proporção do número de diáconos permanentes em comparação, área por área, com o número de sacerdotes presentes. Assim, verifica-se que, no mundo, a distribuição de diáconos para cada 100 sacerdotes presentes é de 13 em 2023, variando de um mínimo de apenas 0,5 na Ásia a um máximo de 29 na América. Na Europa, o quociente é de cerca de 10, enquanto na África apenas um diácono permanente serve ao lado de cem sacerdotes. O tamanho desse índice, embora apreciável, ainda é bastante modesto para que o trabalho dessa categoria de agente pastoral tenha um impacto significativo no equilíbrio entre a demanda e a oferta de serviços aos católicos no território. Em termos evolutivos, entretanto, é perceptível que os diáconos permanentes tendem a mostrar uma presença maior no território precisamente nas áreas em que a rotatividade de padres parece ser mais problemática.

Diminuição dos religiosos professos e religiosas professas

5. A diminuição do número de religiosos professos não sacerdotes e de religiosas professas que ocorreu ao longo do tempo continuou em 2023, embora em um ritmo menos intenso. Em particular, deve-se notar, com relação ao número de religiosos professos não sacerdotes, que enquanto na África houve um aumento entre 2022 e 2023, em todos os outros continentes houve uma diminuição. Vale a pena observar que a diminuição na América do Sul se atenuou em comparação com a redução média anual no período anterior, e que há até mesmo uma situação estacionária na América Central. O peso relativo nas várias áreas da presença de religiosos professos que não são sacerdotes é tal, quando considerado diacronicamente, que reafirma a diminuição na Europa, que continua a decrescer durante 2023.

A contração de religiosas professas, conforme mencionado, continuou em 2023. Globalmente, elas passam de 599.228 em 2022 para 589.423 em 2023, uma mudança relativa de -1,6%. Quanto à sua distribuição geográfica, em 2023, quase 32% residem na Europa, seguidos pela Ásia com 30%, América com 23% (distribuídos igualmente nos dois hemisférios), África com 14% e Oceania com 1%. A contração registrada no número de religiosas professas no mundo é substancialmente atribuível a um aumento considerável de mortes, resultado de uma alta presença de religiosas em idade avançada, enquanto o número de abandonos da vida religiosa se torna menos relevante durante o biênio. A África, no biênio 2022-2023, registra o aumento significativo de 2,2%, seguida pelo Sudeste Asiático, com +0,1%. A América do Norte, por outro lado, mostra uma contração de -3,6%. Ela é seguida de perto pela América do Sul, com -3%, enquanto o declínio na América Central Continental e nas Antilhas Centrais é mais moderado. A Europa traz o recorde negativo, com uma variação de -3,8%.

Esses movimentos, é claro, afetam as mudanças nos pesos continentais do número de religiosas professas. Com referência ao período 2022-2023, há uma redução da presença de religiosas na Europa e na América do Norte, com vantagem para Ásia e África. Em particular, enquanto em 2022 o número total de religiosas professas atuando na Europa e na América representava 55,8% do total mundial, em 2023 essa porcentagem caiu para 54,8%. A mudança mais significativa durante o período foi observada no Sudeste Asiático (de 28,7% para 29,2%) e na África (de 13,9% para 14,5%).

Apesar da contração observada globalmente e em nível de algumas realidades continentais, as religiosas professas continuam sendo uma realidade não negligenciável: o número total de religiosas representa 45% a mais do que a população sacerdotal. Embora o papel que elas historicamente desempenham na prestação de serviços tenha diminuído de modo geral ao longo dos anos, seu trabalho na vida da comunidade cristã ainda continua sendo o de acompanhar, ou mesmo substituir, o dos sacerdotes.

Grandes disparidades no número de vocações

6. A tendência temporal observada no mundo do número de seminaristas maiores denota uma diminuição ininterrupta desde 2012. O número de candidatos ao sacerdócio passou de 108.481 em 2022 para 106.495 em 2023, com uma variação de -1,8%. A diminuição, observada no total mundial, afeta todos os continentes, com exceção da África, onde os seminaristas aumentaram 1,1% (de 34.541 para 34.924). Na Europa, Ásia e América, mas especialmente no primeiro continente, as reduções são significativas (-4,9% na Europa, -4,2% na Ásia e -1,3% na América). Na Oceania, a tendência é negativa e de pouco peso.

A distribuição percentual dos seminaristas maiores por continente mostra mudanças modestas no biênio considerado. A África e a Ásia contribuíram com 61,0% do total mundial em 2022, uma porcentagem que subiu para 61,4% em 2023. Além do leve ajuste negativo da Oceania, a América e a Europa como um todo veem, por outro lado, uma diminuição em sua incidência: em 2022, os 41.199 seminaristas americanos e europeus representavam quase 38% do total mundial, enquanto um ano depois caíram para 37,7%. Para destacar os excedentes positivos e negativos de vocações em nível territorial, é útil uma comparação entre a distribuição percentual de seminaristas e a distribuição correspondente de católicos.

Assim, verifica-se que em 2023 há grandes disparidades. Em particular, as porcentagens de seminaristas excedem as de católicos na África (32,8% de seminaristas contra 20% de católicos) e na Ásia (28,6% de seminaristas e 11% de católicos). Nesses continentes, há uma tendência de atender à necessidade de prover a obra do apostolado local com total autonomia. Na Europa e na América, entretanto, as porcentagens de seminaristas são menores do que as de católicos (12,0% de seminaristas e 20,4% de católicos na Europa e 25,7% de seminaristas e 47,8% de católicos na América). Nesses dois continentes, portanto, é mais difícil responder adequadamente às necessidades dos católicos presentes, como, em particular, a substituição geracional de sacerdotes.

 

Fonte: Vatican News

Celebração de São José e o cuidado com as famílias

Na Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco apresenta a humanidade de José, sua presença e coragem ao assumir a paternidade de Jesus e as responsabilidades e funções na vida familiar.

 

A liturgia católica consagra a São José o dia 19 de março. Em virtude de sua função de carpinteiro que, com coragem e fé, assume Maria, grávida, como sua mulher e também a paternidade de Jesus.

Nesta ótica pode-se pensar os desafios de José: o primeiro foi aceitar Maria grávida de um filho que não era seu e que, segundo a justiça da época, deveria ser denunciada e como consequência a mulher seria apedrejada até a morte (cf. Dt 22, 23-24). Entretanto, a resposta de José após a visita do anjo Gabriel, é tomar Maria como sua esposa e assumir assim todos os desafios inerentes à criação de Jesus.

Um dado importante é que na Sagrada Escritura não tem uma palavra de José. Mas sua presença é notada e importante na condução da família e educação de Jesus. José é um homem simples que aceitou Maria como sua esposa e, com seu trabalho e suas mãos, foi o responsável por ensinar a Jesus o ofício de carpinteiro.

Na Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco apresenta a humanidade de José, sua presença e coragem ao assumir a paternidade de Jesus e as responsabilidades e funções na vida familiar. A Carta Apostólica é um documento curto; nela encontramos as virtudes de José, pai de Jesus: pai amável, pai de ternura, pai de obediência, pai de acolhida, pai de coragem criativa, pai trabalhador, pai na sombra. Desta maneira, José é aquele que, no silêncio, colocou-se atento aos desígnios de Deus.

Como um bom pai trabalhador, “São José era um carpinteiro que trabalhou honestamente para garantir o sustento da sua família. Com ele, Jesus aprendeu o valor, a dignidade e a alegria do que significa comer o pão fruto do próprio trabalho.” (PATRIS CORDE, 2020, n. 6). No exemplo de José, Jesus aprendeu o ofício de carpinteiro e também as tradições judaicas de seu povo. Aprendeu a cuidar e zelar pelo trabalho. Conheceu e aprendeu a manipular as ferramentas certas para cada tipo de madeira ou serviço. Conseguiu compreender a sua missão, atento ao que via na carpintaria de José, transformando um pedaço torto de madeira em lindos objetos.

Ao longo da vida de Jesus, José presenciou que o Menino crescia “em sabedoria, idade e graça diante do Senhor e das pessoas” (Lc 2,52). José, atento à realidade, buscava cumprir a sua missão de pai e protetor do Filho de Deus. Desta forma, José se fez presença na vida de Jesus e de sua família, desde o início ao ser corajoso com o parto de Maria, na fuga para o Egito, na região que moraria e nas tradições religiosas do seu povo. Por isso, Jesus viu seu pai trabalhando na carpintaria e se colocou ao serviço.

José é o fiel colaborador do Projeto de Deus! Assume a função de pai e esposo, além de ser responsável pela educação de Jesus, se coloca atento aos desígnios de Deus. Por isso em nossa realidade: “A pessoa que trabalha, seja qual for a sua tarefa, colabora com o próprio Deus, torna-se em certa medida criadora do mundo que a rodeia.” (PATRIS CORDE, 2020, n. 6).

De fato, diante da leitura atenta à Palavra de Deus, é possível observar o Pai da ternura que foi São José, como a carta Patris Corde nos apresenta: “A vontade de Deus, a sua história e o seu projeto passam também através da angústia de José. Assim, ele ensina-nos que ter fé em Deus inclui também acreditar que Ele pode intervir inclusive através dos nossos medos, das nossas fragilidades, da nossa fraqueza. E ensina-nos que, no meio das tempestades da vida, não devemos ter medo de deixar a Deus o timão da nossa barca. Por vezes queremos controlar tudo, mas o olhar d’Ele vê sempre mais longe.” (PATRIS CORDE, 2020, n. 2).

Francisco traz a imagem de José para os dias atuais como aquele pai que está atento à criação dos filhos e que sua ausência é sentida na formação dos indivíduos. Ressalta que as famílias estão comprometidas com a ausência do pai, por isso é preciso observar a figura paterna na formação da personalidade e do caráter de filhos e filhas. Por isso que, José, diante da realidade, é o pai do acolhimento.

Diante deste cenário, o Papa Francisco acrescenta que: “A crise do nosso tempo, que é econômica, social, cultural e espiritual, pode constituir para todos um apelo a redescobrir o valor, a importância e a necessidade do trabalho para dar origem a uma nova ‘normalidade’, em que ninguém seja excluído. O trabalho de São José lembra-nos que o próprio Deus feito homem não desdenhou o trabalho.” (PATRIS CORDE, 2020, n. 6).

A realidade social da época de José é bem diferente da nossa, mas a missão é a mesma: cuidar, acolher e proteger a família. Desta forma, na carpintaria de José, Jesus entendeu o que é lutar pelos fragilizados e pelos mais pobres. Com o suor de seu pai ele viu o alimento chegar até à mesa e, ao findar de cada dia, soube agradecer a Deus o dom da vida.

Jesus também atuou como membro de uma classe trabalhadora que levava o sustento da família para casa todos os dias. Desta maneira, a classe trabalhadora vê em José um exemplo de integridade e comprometimento com a família e o trabalho.

Hoje, José se apresenta na realidade de homens e mulheres que saem para trabalhar que cumprem os valores éticos e espirituais inerentes à função de pai e mãe, correndo riscos em defesa da família. São José é o santo das famílias, dos trabalhadores e, acima de tudo, dos pais que buscam, pela sua intercessão, um emprego, um conselho e a coragem para guiar a família.

José, como carpinteiro, sustentou a família com o suor de seu trabalho e, mais do que isso, foi mestre e guia para Jesus, ensinando-lhe o valor da profissão, da responsabilidade e da dignidade do trabalho. Recordar sua figura é fazer memória sobre a realidade dos trabalhadores e os desafios que ainda enfrentam na sociedade.

José não apenas trabalhava, mas transmitia seu conhecimento a Jesus, mostrando que o ofício é mais do que um meio de subsistência: é uma vocação, uma forma de contribuir para o bem comum.

A lição de São José nos ensina que o trabalho deve ser digno e respeitoso, permitindo que cada pessoa sustente sua família com justiça e segurança. Como protetor dos trabalhadores, ele nos inspira a lutar por políticas públicas que garantam direitos, valorização profissional e condições justas de trabalho. A transmissão do ofício de pai para filho, como São José fez com Jesus, só é possível em uma sociedade que respeita e valoriza aqueles que constroem o presente e o futuro com suas mãos.

Que São José interceda por todos os trabalhadores, especialmente os mais vulneráveis. Que seu exemplo inspire governantes, empregadores e a sociedade a reconhecer que o trabalho não pode ser explorador, mas sim um caminho para a realização humana. Que sua proteção fortaleça aqueles que, com esforço e dedicação, constroem um mundo melhor.

 

Fonte: Vatican News