Assim como o dia da Páscoa definitiva, e no dia do velório do Frei Roberto Mizicko, o dia da Celebração Eucarística de 7º dia de falecimento do frade amanheceu chuvoso. A missa celebrada na igreja de São Sebastião, às 8h, foi presidida pelo custódio, Frei Edilson Rocha, OFM.
No início da homilia, Frei Edilson pediu licença para recordar um pouco do legado de Frei Roberto Mizicko, lembrando que neste ano faz 80 anos que os frades chegaram a Santarém, entre os quatro frades, o que ficou mais conhecido foi Dom Tiago Ryan, mas os outros foram tão importantes quanto o bispo. Entre os vários frades americanos que fizeram história na Igreja Católica do Norte do Brasil, podem destacar o Frei Roberto. “Frei Roberto, chegou jovem aqui, estudou em Petrópolis (RJ) e anos depois foi professor no Seminário São Pio X (Santarém, PA), inclusive foi meu primeiro professor de inglês. Lembro bem que mesmo quando ele ficava aborrecido, ele não era uma pessoa de se alterar, sabia chamar nossa atenção do seu jeito”, ressaltou, Frei Edilson.
Frei Roberto Mizicko usou seu conhecimento em eletrônica para ajudar a montar uma emissora de rádio em Santarém. “Matemático e especialista em eletrônica, Frei Roberto junto com o Frei Nestor Wilndolph, montaram a Rádio Rural de Santarém que até hoje está funcionando. Frei Roberto foi um grande missionário que dedicou toda sua vida a sua missão, ajudou como podia os que são mais desfavorecidos e isso é além de missão, é um dom. Assim ele se tornou um frade com presença significativa na Custódia”, completou o custódio.
Em sua homilia, Frei Edilson recordou ainda que o evangelho daquele domingo é comumente usado em celebrações de exéquias e outros momentos em que recordamos os fiéis defuntos. “Usamos essa leitura exatamente quando alguém morre. Nessa leitura, Jesus promete que vai preparar um lugar para cada um de nós. “A casa do Pai tem várias moradas”. Essas palavras nos consolam e nos encorajam para que a gente possa seguir sempre os caminhos do bem, os caminhos de Jesus. Somos convidados a viver essa experiência pessoal com Jesus”, destacou o frade.
Ainda de acordo com Frei Edilson o 5º domingo da Páscoa, somos convidados a contemplar Jesus e nos perguntar se estamos no caminho dele, se realmente Ele está no centro da nossa vida.
Depois da homilia a celebração continuou conforme o costume e antes da bênção final, Frei Paixão apresentou um vídeo em homenagem ao Frei Roberto Mizicko, que continha várias imagens do frade confraternizando com seus irmãos em diversas fraternidades da Custódia São Benedito da Amazônia. Depois da homenagem, Frei Edilson, abençoou os presentes que foram para casa em paz!