Comunidade Divino Espírito Santo realiza tríduo sobre a Espiritualidade do Canto Litúrgico no ciclo do Natal

Foto: Felipe Viana

O Tríduo sobre a Espiritualidade do Canto Litúrgico no Ciclo do Natal, iniciou na quarta-feira (3) e se estende até nesta sexta-feira (5), na Comunidade do Divino Espírito Santo, no bairro do Jutaí, pertencente à Paróquia de Cristo Libertador, Região 02 de Pastoral da Arquidiocese de Santarém-Pará. O Tríduo, organizado pela equipe da Pastoral Litúrgica da Comunidade, tem o propósito de dar prosseguimento à 2ª formação continuada das lideranças leigas da comunidade e dialogar sobre os cantos litúrgicos adequados para o Advento e o Natal. 

O Tríduo iniciou na quarta-feira (3), com a assessoria de Anaíde Batista Viana, representante da Comunidade na Equipe da Pastoral Litúrgica na paróquia. Neste primeiro dia, foi salientado a temática: A Espiritualidade do Canto Litúrgico, que se desenrolou com base na exposição do Padre Carlos Alberto Contieri, na abertura do 1º Congresso Diocesano de Músicos Católicos da Diocese de Santo André, SP.

  Anaíde abordou como deve ser a “Espiritualidade do músico que serve a Sagrada Liturgia” de acordo com as passagens bíblicas das Cartas de São Paulo (1 Coríntios 12, 4-6 e Gálatas 2, 20), argumentou também, com base no Concílio Vaticano II (Capítulo I, 7 da SC), a Vocação Cristã e o item VII do Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, que orienta como deve ser o canto e a música na liturgia. O primeiro dia do Tríduo contou com aproximadamente 30 pessoas e a participação virtual da agente de Pastoral Érika Araújo, da Paróquia de Cristo Libertador. 

 

Exposição sobre o Canto Litúrgico. Foto: Felipe Viana

 

A segunda noite do Tríduo Litúrgico abordou a temática: “Técnicas Vocais e Vivências dos Cantos do Ciclo do Natal”, que contou com assessoria da Profª. de Música Erlane Santos. Ela explanou aos participantes as técnicas de respiração, dicção, exercício de ritmo, melodia e afinação. A assessora ainda enfatizou a relevância do conhecimento básico sobre o Hinário Litúrgico da CNBB posto que, os fascículos do Hinário são uma iniciativa do Setor de Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Exercícios com os participantes da Formação. Foto: Felipe Viana

 

O Tríduo de formação Litúrgica, prossegue até esta sexta-feira (5), às 19h30, com as temáticas: “O canto e a música no Tempo do Ciclo do Natal, e as Vivências do Acendimento da Vela da Coroa do Advento; Ladainha do Advento e Anúncio do Natal”. A terceira e última noite será assessorada por Lucírio Mascarenhas e Janderson Mendes, ambos membros da Equipe da Pastoral Litúrgica da Comunidade.

 

Pascom da Comunidade Divino Espírito Santo – Jutaí

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print