Comunidade do Santíssimo celebra 63 anos de história, fé e missão

Cartaz comemorativo dos 63 anos da Comunidade. Fonte: Paróquia Santíssimo Sacramento

 

As Comunidades têm sempre uma história muito bonita para ser contada. Na nossa Comunidade do Santíssimo (Santarém – PA) tudo começou por volta de 1933 com o culto a Jesus Sacramentado. Sob a liderança de Marcos Antonio dos Santos e Manuel Firmino Motta, e apoio de Frei Ambrósio, várias famílias decidiram realizar anualmente a Festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento. Numa construção rústica, feita de grossas varas e coberta de palha, que se chamou de “Latada”, foram realizadas as primeiras manifestações de fé e oração ao Cristo Eucarístico.

  A partir de 1958, por iniciativa de. Frei Othmar Rollaman, vigário da Catedral de N. Sra. da Conceição, foi procurada uma nova área onde pudesse juntar a Capelinha da “Latada” com a de São Francisco, localizada no cruzamento da  Turiano Meira com Borges Leal. E os comunitários da época relatam que “não foi fácil!”. Houveram muitas resistências à mudança, principalmente pelos moradores da “Latada”. Com muito esforço e participação de todos, a construção da nova capela ao Santíssimo foi se realizando. Foi construído primeiro um barracão simples, que servia de espaço para as Celebrações, escola e encontros de catecismo com as crianças. 

Em 1962, a comunidade crescia e sentiu-se a necessidade de um espaço maior para o culto ao Santíssimo Sacramento. Com apoio de Frei Osmundo Menges e o trabalho de muitos comunitários iniciou-se a construção da nova igreja. Nesse tempo teve  início a organização dos primeiros “grupos de vizinhos”, que se encontravam para refletir sobre a Palavra de Deus e a realidade da vida. Nos finais de semana, alguns grupos ajudavam a construir as casas, conforme as necessidades do povo, assim como o barracão para atender as crianças sem escolaridade, fazendo assim a ligação da fé com a vida. Muitas vezes as celebrações eram realizadas nas residências.  Nesse tempo, os grupos de vizinhos chegaram a somar até 50, o que mostra a força da organização comunitária. Os anos se passaram e muitas pessoas contribuíram para nossa organização e evangelização, vale lembrar alguns: Padres Seculares Daniel, Carlos, Jaime e Cornélio. Franciscanos: Frei Miguel Kellett, Frei Miguel Grawe, Frei Roberto Mizicko, Frei Gregório Kemner, Frei Antonio Glauber, Frei Mauro Hawickhorst. Irmãos de Santa Cruz e Irmãs , além muitos leigos e leigas.

 

Fotos de um mutirão no terreno da igreja do Santíssimo. Estudantes da Escola Frei Othmar em 1970. Um cartaz da festa do Santíssimo em 1957. Imagens recolhidas por Pe. Sidney Canto (http://sidcanto.blogspot.com/).

 

Em 1996 iniciou-se um novo tempo. Chegou Frei Pedro Amém, com seu jeito todo especial, e um novo modelo de organização foi implantado: a Comunidade foi dividida geograficamente em 10 distritos. As catequeses que antes eram realizadas em escolas e outros espaços, passaram a funcionar nas residências das famílias; os grupos de vizinhos ou de oração passaram a experimentar o novo jeito de ser Igreja. Surgiram as CEBs e fortificaram-se os outros Movimentos, como RCC, MCC, Legião de Maria, Apostolado da Oração. As pastorais tomaram mais força: Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, as Equipes de Serviços: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ministros da Eucaristia e Coroinhas. Paralelo a isso uma outra construção tomou força, um novo templo para o Santíssimo Sacramento. Em 03 de junho de 1999, Dom Lino Vombommel fez a bênção da pedra fundamental do novo templo e em 18 de junho de 2003 aconteceu a bênção da nova igreja do Santíssimo. Em 04 de Janeiro de 2004 Dom Lino Vombommel presidiu a Celebração Eucarística em que a comunidade do Santíssimo foi elevada à categoria de Paróquia. 

Em 28 de abril de 2006 a comunidade foi tomada por uma brusca e triste notícia, o falecimento de Frei Pedro Amém. Com sua morte tivemos um período de transição com Frei Alex Assunção da Silva, como Administrador Paroquial. Em novembro de 2006, Frei Gregório Joeright, vindo da paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Belém, assumiu a grande tarefa de conduzir o Povo de Deus desta comunidade, em uma celebração Eucarística presidida por Dom Severino de França, OFMCap.

Em 15 de janeiro de 2017, Frei Antônio Marcos Silva Bezerra assumiu como pároco do Santíssimo Sacramento. Ele estava vindo da paróquia Sant’Ana na Prelazia de Itaituba (PA). Durante sua estada na paróquia do Santíssimo, deu continuidade ao trabalho pastoral deixado por Frei Gregório, com atuação na catequese e nas CEBs.

Em fevereiro de 2020, chegou para assumir a paróquia do Santíssimo Frei Valcy de Assunção Pinto, transferido da paróquia de São Francisco de Assis de Monte Alegre (PA). Sua gestão tem sido desafiadora por conta da pandemia da COVID-19.

São 63 Anos de muita história, de muitos momentos alegres, mas também de momentos de tristeza. Demos graças a Deus por tantas lideranças que ajudaram a construir a história desta comunidade de fé; são homens e mulheres que se colocaram e se colocam a serviço do Evangelho, assumiram e assumem o seu batismo como discípulos e missionários de Jesus. 

Como parte das comemorações dos 63 Anos da comunidade, está sendo realizada uma grande programação da comunidade: o tríduo vocacional, celebração de votos perpétuo das Irmãs Gesiane Paixão, Diana Silva e Romilda Ferreira, da Congregação das Irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria; Adoração ao Santíssimo; Trânsito de São Francisco de Assis; Investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, da Palavra e da Esperança (Exéquias) e; encerrando com a missa no domingo dia 10/10/21 às 19h. A parte social, será realizada por uma LIVE social no dia 29 de outubro, com a participação de artistas da comunidade e convidados.

Durante todo o mês de outubro, mês missionário, estamos refletindo a cartilha da Novena Missionária 2021, com o tema: “Jesus Cristo é missão”. Com certeza, é um momento para reanimar as nossas comunidades de base a retomarem seus encontros, depois de quase dois anos paradas por conta da pandemia. Que o Santíssimo Sacramento, abençoe a todos os que de uma maneira ou de outra contribuíram na construção de uma comunidade que tem o próprio Cristo como centro de sua fé

 

Servito Batista

Agente de Pastoral da Paróquia Santíssimo Sacramento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print