Nos dias 12 a 16 de agosto a Conferência Brasil e Cone-Sul promoveu o encontro de ecônomos das diversas entidades que a compõe. A Província Nossa Senhora de Assunção, na pessoa do seu Ministro Provincial Frei Antônio Pacheco Ramos, foi a anfitriã, na cidade de São Luís, na região nordeste do Brasil, no estado do Maranhão. Estiveram presentes: Frei Miguel Correa, Província Santíssima Trindade – Chile; Frei Robson Scudela, Província Imaculada Conceição – Brasil; Frei Vicente Lopes, Província Santa Cruz – Brasil; Frei Reinaldo Silva Augusto, Custódia Sagrado Coração de Jesus – Brasil; Frei Cláudio Dário Equiza, Província São Francisco Solano – Argentina; Frei Rômulo Monte Canto, Custódia São Benedito da Amazônia – Brasil; Frei Rogério Constantino, Província Santíssimo Nome – Brasil; Frei Arno Frelich, Província São Francisco – Brasil; Frei Alleanderson Brito da Silva, Província Santo Antônio – Brasil; além do anfitrião Frei João Paulo Andrade Moreira – Brasil.
Momentos como esse são uma oportunidade de encontro fraterno, de intercâmbio entre entidades e frades, e principalmente de formação permanente para todos os ecônomos. Este é o terceiro encontro de ecônomos da Conferência.
Na programação, há um tempo reservado para um diálogo e exposição sobre as atividades de cada entidade, no âmbito econômico e administrativo. É sempre um momento muito rico em informações e partilhas de documentos e boas práticas que colocam luzes sobre os mais diversos desafios no cotidiano de cada entidade.
Um segundo momento contempla a formação permanente, e neste ano, sob a assessoria de Frei Orestes Serra, o grupo refletiu a temática sobre os abusos em suas mais diferentes formas, em particular a prevenção, os de poder, raiz de tantas outras formas de abusos.
Frei Rogério Constantino por sua vez, refletiu sobre a economia e missão a partir do documento “Economia a serviço do carisma e da missão”, da Congregação para os Institutos de vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, do ano de 2018.
Em seguida, Frei Robson Scudela, por ocasião do décimo aniversário da publicação do documento da Ordem: “A administração franciscana dos bens”, do ano de 2014, retomando os principais pontos do mesmo e buscando juntamente com o grupo atualizá-los, abrindo novas perspectivas para o futuro.
Por fim, é importante destacar que o encontro foi marcado pelo convívio fraterno, pela oração, partilha de vida, momentos lúdicos e descanso.
O Encontro encerrou-se com a leitura e aprovação da sua síntese a ser enviada aos Ministros Provinciais e Custodiais da Conferência.