Nos dias 11 e 12 de maio, na Fraternidade Franciscana São Francisco de Assis, Monte Alegre – PA, aconteceu a reunião ordinária do Conselho de Formação da Custódia São Benedito da Amazônia. Participaram da reunião o Ministro Custodial, Frei Edilson Rocha; o Secretário para a Formação e Estudos e formador dos frades professos temporários, Frei John Araújo; o vice formador dos frades professos temporários, Frei Amauri Pereira; o formador do Postulantado, Frei Pedro Rodrigo Fernandes e o animador do Cuidado Pastoral das Vocações, Frei Antônio Marcos Bezerra.
Na reunião foram tratados os assuntos referentes à vida formativa da Custódia, de modo especial, no que tange a formação inicial. Depois do momento formativo, em que se refletiu o texto apresentado pelo Secretário Geral para a Formação e Estudos da Ordem, Frei Darko Tepert, à Assembleia da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul, com o tema: Formação e Estudos: situação e propostas; passou-se a avaliação das casas de formação e a FAV (Fraternidade de Acolhida Vocacional). Frei John partilhou suas impressões sobre a visita que fez ao noviciado São Benedito, “o Mouro” (Montes Claros-MG), por ocasião da entrega (vestição) do hábito franciscano aos seis noviços da Custódia. Na reunião, também se retomou o trabalho de revisão da Ratio Formationis Custodiae. O texto final será apresentado no Capítulo Custodial, que acontecerá em novembro próximo.
Gratidão aos frades da Fraternidade São Francisco de Assis e aos jovens que lá estão transcorrendo o tempo de discernimento vocacional na FAV, pela acolhida durante os dias de reunião. O clima fraterno e descontraído nos ajudou a viver bem esse tempo de reflexão e avaliação do processo formativo na Custódia. Que o Senhor da messe e pastor do rebanho continue suscitando vocações para o serviço missionário na Custódia São benedito da Amazônia.
Frei John of God Araújo, OFM
Secretário para Formação e Estudos