Com a vovó Sant’Ana as crianças caminham na fé
As festividades de Sant’Ana, padroeira do município e da prelazia de Itaituba, contou com um momento especial voltado para os devotos mirins. No domingo (24), as crianças realizaram a “caminhada com Santana”. O evento segue reforçando a reflexão temática deste ano “Sant ́Ana, ensina-nos a caminhar juntos”. Foi uma oportunidade para os pequenos e pequenas manifestarem sua fé e amor em Cristo e para com a sua avó, Sant’Ana. A caminhada começou às 7h, tendo como ponto de saída a comunidade São José Operário. Toda a caminhada foi seguida por animação com música e momentos de oração. A criançada caminhou animada até a Catedral, que ficou tomada por fiéis que participaram da celebração eucarística. A missa foi presidida por Frei Raoul Bentes.
As crianças assumiram diversos serviços na celebração litúrgica, foi um momento especial para ao redor do Ressuscitado agradecer pelos avós e rezar pelos menores, particularmente pelos que sofrem, de todo o mundo. Antes da liturgia da Palavra uma criança do povo munduruku conduziu o lecionário da entrada da igreja até o presbitério. Todos os presentes acolheram com muita alegria o livro da Palavra de Deus.
Famílias que caminham unidas
Em sua conversa sobre as leituras, Frei Raoul destacou a beleza da Igreja que sai às ruas e mostra sua fé. O presidente da celebração pontuou ainda que muitos pais perguntam sobre o “dever” de levar os filhos e filhas para participar da liturgia, o presbítero afirmou que com certeza, pois elas expressam um olhar e uma vivência própria daquele momento. Algo bonito que podemos ver na presença das crianças na missa é o desejo ardente de receber Jesus na eucaristia, entre aqueles pequenos que ainda não comungam, eles fazem a experiência de em um primeiro observar e depois plenamente participar. As crianças na Igreja vivem momentos de interação comunitária com relações reais, além das dimensões virtuais que tomam a maior parte do tempo de muitas das crianças hoje.
O exemplo de caminhar juntos até a igreja ensinam as famílias a unirem-se no amor de Cristo, mais do que indicar o caminho do Senhor, os pais e mães devem acompanhar seus pequeninos na vivência da fé. Frei Raoul destacou que as avós são em muitas casas o “esteio da fé”, são elas que em suas práticas de devoção popular transmitem esse dom bonito do evangelho. Mas devemos ir sempre além de lábios que rezam traduzindo a fé em ações concretas. O dom transmitido pelos nossos ancestrais deve ser por cada um acolhido e praticado. Ao concluir a homilia, o frade pediu que as crianças rezarem juntas o “santo anjo”. Em seguida toda a assembleia professou a fé e a celebração seguiu como de costume.
As crianças também celebram!
No final da celebração a coordenadora da caminhada deste ano agradeceu o empenho de todos e todas das comunidades pelo o bom êxito desse momento. Ela destacou mais uma vez a beleza de caminhar juntos como uma família. Em seguida foi cantado os parabéns para os aniversariantes e para as crianças. Após a celebração foi servido um lanche partilhado com todas as pessoas presentes. Viva Sant’Ana e viva a meninada!
Pascom Paróquia Sant’Ana