Com aproximadamente 30 frades, a Custódia São Benedito da Amazônia começa na tarde desta segunda-feira (4), Assembleia Anual, que tem como tema: “Todos vós sois irmãos”, e será realizada no Convento São Francisco, em Santarém.
O custódio, Frei Edilson Rocha, destacou a satisfação em poder reunir a maioria dos frades nesse momento, pois neste ano assembleia ainda será no formato híbrido.
– Os momentos de encontro da Custódia são muito bons. São momentos de reencontros por termos uma realidade muito dispersa. Estamos muito distantes, dispersos uns dos outros. Talvez sejamos uma das entidades que têm maior distância entre as fraternidades. Então, esses encontros sempre são momentos fortes, fraternos e são muito bons para nossa vida.
O frade ainda comentou sobre as participações que os frades terão durante toda semana da assembleia.
– Essa assembleia será muito de formação. Vamos ter um assessor, doutor em psicologia que veio de Manaus, Padre Hudson. Ele vai nos assessorar no tema muito importante que é sobre prevenção e defesa de menores e vulnerais (código de conduta) e isso vai engrandecer ainda mais o que já esperamos que seja bom. Teremos também a participação do Frei Sebastião Kremer que deve conversar conosco sobre esse meio ano que passou com a gente. Ele que está representando o ministro geral.
Frei Edilson explicou ainda qual é o objetivo central da assembleia que é realizada anualmente, exceto no ano que é realizado o Capítulo Custodial.
– O objetivo maior da assembleia é tratar de assuntos que precisam de aprovação de toda fraternidade custodial. Esse ano, vamos falar sobre o instrumentos de menores e vulneráveis que vamos implementar em todas as nossas fraternidades e instituições que estão ligadas conosco; e o nosso projeto de vida. Vale destacar que esses assuntos ficaram pendentes no Capítulo 2022, não tivemos tempo para finalizar. Então, na assembleia vamos concluir essas tarefas que ficaram abertas. A finalidade da assembleia também é essa. Além de reunir e ser um momento de encontro, temos ainda que trabalharmos juntos os temas que não conseguimos aprovar.
O custódio finalizou dizendo que a alegria de se reunirem é o que mais marca a assembleia.
Assembleia é um momento muito importante na vida da fraternidade, com certeza é sempre muito alegria encontrar todos os nossos irmãos e ter esse momento de animação, de convívio, de fraternidade, de reencontro, de alegria.
Essa é a segunda vez que a assembleia será realizada de forma híbrida (presencialmente e virtualmente), em 2021, foi a primeira vez realizada nesse formato por conta da pandemia da Covid-19. Neste ano, será por conta que os frades estudantes que estão em Manaus (AM) e Petrópolis (RJ), terão que participar virtualmente.