Do Norte ao Sudeste: Visitas Canônicas em Belém, Montes Claros e Petrópolis

Frei João Carlos Karling, finalizou as visitas canônicas aos frades da Custódia São Benedito da Amazônia na última sexta-feira (10/06), na cidade de Petrópolis (RJ). Mas antes de visitar os frades estudantes de teologia, o visitador passou pela fraternidade Santo Antônio de Lisboa e pelo noviciado São Benedito, o Mouro, em Belém (PA) e Montes Claros (MG), respectivamente. Frei João conversou conosco sobre essas últimas visitas. 

Frei João Carlos Karling visitou a Fraternidade Santo Antônio de Lisboa do dia 28 de maio a 03 de junho

Fraternidade Santo Antônio de Lisboa

A trezena de Santo Antônio começou no dia 1º de junho, dois dias depois da chegada do visitador na fraternidade. “A visita na fraternidade de Santo Antônio, coincidiu com o início dos festejos do Santo Padroeiro, onde foi-me dado celebrar, confraternizar e compartilhar com os frades e com o povo. Tocou-me profundamente a dedicação dos frades em atender as pessoas, assim como também a devoção expressa nas celebrações, seja na igreja junto ao convento, como também na igreja Matriz”, comentou Frei João Karling.

A fraternidade da capital paraense também recebeu toda atenção das demais visitas feitas pelo Frei João Karling. “Percebi o bom convívio dos frades. Como nas outras visitas, conversei com os colaboradores e lideranças da comunidade que expressam a gratidão pelos serviços prestados pelos freis ali presentes. Outro momento significativo foi ouvir o testemunho do Frei Alexandre Dowey, no seu sofrimento e na sua entrega silenciosa, em seu momento de vida e de convalescença, devido à sua enfermidade. Foi um testemunho edificante, assim como é edificante o cuidado dos frades e leigos para com o Frei Alexandre,” ressaltou o visitador.

Ainda na capital paraense, Frei João Carlos Karling teve a oportunidade de conversar com o arcebispo de Belém. “Não posso deixar de registrar o bom encontro com arcebispo, Dom Alberto Taveira. Ele foi muito generoso na acolhida, recebendo-me na Cúria, reservando um espaço significativo em sua agenda. Manifestou sua gratidão pela presença dos frades em Belém e deseja que eles sempre possam continuar prestando um belo serviço ao povo. Significativa também foi a missa presidida pelo Senhor Arcebispo e concelebrada pelos Frades”, frisou ainda Frei João Carlos Karling.

Do dia 4 a 7 de junho Frei João Carlos visitou os noviços da Custódia

Noviciado São Benedito, O Mouro 

Esta foi a primeira vez que o visitador esteve no noviciado São Benedito, O Mouro. O noviciado da Província Franciscana Santa Cruz é o local onde os noviços da Custódia fazem o ano de “provação”. “Foi uma bela surpresa poder conhecer o noviciado, que fica no interior de Minas Gerais, com um belo espaço e muito bem organizado. Fez-me muito conviver com os noviços, pois recordou-me do meu noviciado. Além de dialogar com cada noviço, observei as alegrias, expectativas, e esperanças desses jovens frades. Foi-me dada, também, a oportunidade de rezar com a comunidade do noviciado, o que me levou novamente às minhas memórias do tempo de noviciado. O noviciado é o testemunho dessa vida originária que todos nós frades abraçamos e que, sempre, nos ajuda a retomá-la”, lembrou o frade visitador.

“Encontrei os noviços animados, esperançosos, assim como a fraternidade formadora, onde Frei Jaime é o mestre. Foi uma visita bem tranquila e foi ali que fiz a transição do calor da Amazônia para o frio do sudeste. Um dia nós pegamos sete graus, de madrugada, o que não é normal para aquela região. Tivemos ainda um dia de confraternização, com um saboroso churrasco, que é uma dimensão tão própria da vida franciscana. Ainda batemos uma bolinha de vôlei, relembrando minha época de ‘jogador’. Foi abençoado”, completou Frei João Karling.

Os estudantes de teologia em Petrópolis receberam o visitador de 8 a 10 de junho

Fraternidade Sagrado Coração

“Em Petrópolis, encontrei os irmãos muito animados, dedicados e engajados nas exigências do estudo acadêmico. Eles, de fato, dão testemunho de estar compenetrados nessa etapa de estudo. Além dos estudos, frei Andrei e Frei Fábio ajudam intensamente nas comunidades em suas pastorais e, na vida fraterna, com suas atividades tão próprias de frades. O mais bonito é que estão plenamente integrados na fraternidade do Sagrado Coração, enquanto estudantes daquela comunidade. O Sagrado é uma comunidade única por reunir estudantes das várias entidades da Ordem, brasileiros e angolanos. Há frades que assumem as mais diversas atividades evangelizadoras:   reúne professores, frades que trabalham na editora Vozes, estudantes. Enfim, uma grande comunidade. Em solo petropolitano também foi me oportunizado rezar com os irmãos”, enfatizou Frei João Karling.

Visão Geral sobre a Visita

As visitas finalizaram e Frei João Karling fez uma breve reflexão sobre a sua estadia nas fraternidades da Custódia São Benedito da Amazônia. “A oportunidade de poder vivenciar um pouco o dia a dia dos frades da Custódia São Benedito da Amazônia, ajudou-me a perceber que somos uma grande Ordem e, onde nós nos encontramos como frades, estamos entre irmãos, no caminho comum, no desejo profundo de viver o Evangelho, sempre enraizado e encarnado. Visitar os confrades foi, também, rever e realmente me dar conta que somos uma fraternidade de menores, no mundo. É sempre muito bom encontrar os irmãos, aprender com eles, rezar com eles e ao mesmo tempo ser presença de escuta e acolhida”, finalizou.

Agora, se ainda forem necessário diálogos, esses serão realizadas virtualmente. As reuniões da comissão preparatória continuarão. Agora também é o momento no qual o visitador e o custódio irão preparar seus relatórios, que serão apresentados no Capítulo. As prévias para os candidatos a Custódio, cujos nomes serão enviados ao governo geral, para homologação, também estão acontecendo. Concomitantemente estão sendo as prévias para os candidatos a Vigário Custodial e Conselheiros custodiais, que não necessitam da homologação do Governo geral. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print