O ano de 2023 está sendo um ano especial para toda a Igreja do Brasil, por ser o Ano Vocacional. Somos convidados a responder ao chamado do Senhor como cristãos batizados assumindo nossa vocação. E a festa de Sant’Ana neste ano, tem um sabor especial, pois celebra os 75 anos de caminhada pastoral da comunidade. As vivências comunitária ao logo dessas sete décadas e meia, são prova viva de que é possível viver a utopia dos primeiros cristãos, como relata o livro de Atos dos Apóstolos: partilha, solidariedade, organização, fração do pão a oração e o amor.
A comunidade Sant’Ana é uma das mais antiga das nove comunidades que hoje formam a Paróquia Cristo Libertador, e sempre foi acompanhada pelo trabalho dos frades franciscanos.
Neste ano, a festa de Sant’Ana está em sintonia com a Igreja do Brasil, ao escolher como frase motivadora para esse ano “Vocacionados da Esperança em Novo Tempo”. Eis nossa missão de batizados, anunciar a esperança de um tempo novo. E é a exemplo da Avó de Jesus, Senhora Sant’Ana, a Vocacionada do Pai que queremos atender seu chamado para sermos vocacionados e colaboradora no projeto de salvação. Sant’Ana é Mãe da Virgem Maria, mensageira da esperança para os que sonham com um mundo irmão, justo e igualitário.
O período da festa começa neste sábado (22), com a carreata denominada “Buzinaço” que vai percorrer as ruas do bairro anunciando o início da Festividade. Na chegada, acontecerá a transladação, no domingo pela manhã Círio com a Imagem e na chegada na igreja, missa de abertura. Durante a semana serão realizadas missa todas as noites às 19h30 com a participação das comunicações convidadas e após a celebração eucarística, ocorrerá no Salão Paroquial a programação cultural. No dia 30 de julho o encerramento, que contará com a procissão saindo às 7h da Igreja e no retorno, missa de enceramento da festa.
É um momento festivo e de confraternização comunitária, para a Comunidade Sant’Ana, que celebra seus 75 de caminhada pastoral nesta porção da Igreja presente na Amazônia.
Marcos Moraes – coordenação da Festa