Encontro de frades párocos, guardiães e ecônomos

Foto: Custódia São Bendito da Amazônia

Foi realizado no Convento São Francisco, em Santarém (PA), sede da Custódia São Benedito da Amazônia, nos dias 08 a 10 de fevereiro de 2023, mais um Encontro de frades párocos, guardiães e ecônomos. Estiveram presentes 14 frades, que vivem em diferentes fraternidades e paróquias nos Estados do Pará e Amazonas: Frei Edilson Rocha, Frei Rômulo Canto, Frei Chico Silva, Frei Valcy Assunção, Frei Elder Almeida, Frei Amarildo Mascarenhas (Santarém), Frei Gregório Joeright e Frei Raoul Bentes (Monte Alegre), Frei Marcos Bezerra e Frei Pedro Rodrigo (Itaituba), Frei Rodolfo dos Santos e Frei Fábio Neto (Belém), Frei John Araújo e Frei Haroldo Pimentel (Manaus). Após 3 anos sem a realização deste evento por conta da pandemia da COVID-19, este encontro foi vivido com intensidade, marcado por momentos de convivência fraterna, estudos e reflexões conforme cada serviço que o frade exerce em sua fraternidade e na pastoral.

Como frades, somos chamados a “deixar ver” o Evangelho

No dia 08 de fevereiro, o Secretário de Evangelização missionária Frei Gregório apresentou o “Instrumento de trabalho” que devia ser lido e refletido para ajudar o Secretariado Geral de Evangelização missionária da Ordem na elaboração do documento “Diretrizes Gerais de Evangelização missionária” dos frades menores no mundo atual. A identidade do frade menor junto ao povo é ser missionário; portanto, ele deve se converter primeiramente ao Evangelho para depois evangelizar com atitudes de justiça, sobriedade, cuidado, afeto, bondade e paz.

Pela manhã foram preenchidas com a leitura minuciosa de todo o texto do Instrumento de trabalho, que discorre sobre os fundamentos bíblico-teológico-antropológico-espiritual da vocação evangelizadora franciscana; aborda o contexto do mundo em que o frade vive hoje; prescreve a formação para a evangelização missionária e orienta a forma de vida franciscana para uma eficaz Evangelização hoje, que é uma resposta ao chamado de Deus. Na parte da tarde, com trabalhos em grupo, os frades responderam um questionário temático – que também será respondido por leigos(as) – a fim de que as respostas ajudem o Secretariado Geral na construção das Diretrizes Gerais de Evangelização missionária dos frades menores no mundo de hoje.

Foto: Custódia São Bendito da Amazônia

O frade guardião é a “mãe” que cuida da fraternidade

No dia 09 de fevereiro, o Ministro Custodial Frei Edilson apresentou o documento “Manual para os Guardiães”, texto que oferece reflexões para as diferentes áreas da vida fraterna às quais o Guardião deve cuidar e animar na fraternidade, igual a mãe que ama e cuida dos seus filhos(as). As horas da manhã foram preenchidas com o trabalho em grupo, onde todo o livro foi lido e comentado, pois é de suma importância que no modo de vida franciscana o frade guardião seja a primeira pessoa na fraternidade a animar a vida espiritual da casa, servir os irmãos com autoridade, criar saudáveis relações interpessoais, incentivar e favorecer horário para o estudo, providenciar qualidade de vida sustentável dos confrades, organizar o cotidiano da casa e colaborar com a evangelização, tendo ação evangélica de compreensão e comunhão fraterna.

Na primeira parte da tarde, em plenária, fez-se a ressonância e a síntese dos debates em grupo. Em seguida, o frade responsável pelo Cuidado Pastoral das Vocações (CPV) Frei Erlison Campos, por videoconferência a partir dos Estados Unidos, saudou os presentes e expôs o projeto anual que dinamizará o serviço vocacional na Custódia, tendo várias atividades já programadas. Frei Erlison apresentou materiais vocacionais: um livrinho, contendo orações vocacionais para serem rezadas em fraternidade, foi distribuído aos guardiães; cartazes e folders vocacionais foram entregues aos párocos, para que os divulguem em suas respectivas nas paróquias. Todo frade menor é um promotor vocacional, afirmou Frei Erlison, agradecendo e convidando todos os presentes a se empenharem na promoção vocacional, para que a Custódia tenha jovens candidatos para serem futuros Frades Menores na Amazônia.

Foto: Custódia São Bendito da Amazônia

A economia sustentável fortalece uma vida fraterna qualificável

No dia 10 de fevereiro, o Ecônomo da Custódia Frei Rômulo apresentou ao grupo de frades os senhores Mateus Rodrigues e Breno Bilhar, da empresa “E Norte Tecnologia” que é a responsável por todo o trabalho de proteção de dados da Custódia, conforma a LGPD (Lei geral de proteção de dados). Eles expuseram um demonstrativo das mudanças já feitas nas dependências do Convento São Francisco, em Santarém, um trabalho desde a modernização da estrutura dos bancos de dados até o uso de Wifi, com alta velocidade e rápido desempenho de navegação na rede de internet no convento.

Na segunda parte da manhã, as senhoras Patrícia Rêgo e Girlaine Soares – do Escritório de contabilidade IGP que assessora a Custódia – a partir de dúvidas dos frades sobre a transparência na gestão econômica da fraternidade, esclareceram vários tópicos sobre prestação de contas, notas fiscais, balanço financeiro mensal, etc. Atualmente, prezar por uma economia sustentável é fortalecer e qualificar a vida fraterna. No ensejo, foi apresentado aos frades presentes o novo programa de contabilidade que a Custódia usará a partir deste ano de 2023, prezando sempre pela segurança de dados, transparência e ética no setor econômico da instituição.

Foto: Custódia São Bendito da Amazônia

O estudo e a formação qualificam a vida humana e fraterna do frade menor

Ao final destes três dias de encontro, o Conselheiro Custodial Frei Marcos agradeceu a presença dos confrades que se empenharam em estudar o que foi proposto e participaram com afinco das discussões em grupo ou em plenária. Em seguida, o Ministro Custodial Frei Edilson saudou a todos os frades, abençoando-os e exortando-os a terem momentos fraternos de revigoramento através do estudo, pois é a formação permanente que ajuda a qualificar a vida humana do frade menor, assim como toda a fraternidade e a missão na Amazônia.

Frei Elder de Sousa Almeida, OFM

Secretário Custodial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print