O passo inicial da caminhada com os jovens vocacionados na Fraternidade São Boaventura em Manaus, foi marcada com o encontro realizado através do esforço de toda a fraternidade no Domingo da Ressurreição do Senhor, último dia do mês de março, no qual vivenciamos a quaresma, culminando com a celebração da Páscoa de Jesus Cristo.
Neste “dia que o Senhor fez para nós”, Ele nos chama a acendermos em nós a chama do amor de Deus que nos convoca a vocação franciscana que nos torna peregrinos e forasteiros neste mundo, como nosso Pai Seráfico, São Francisco.
Ao iniciarmos este encontro com a Missa junto a juventude da Paróquia Santo Antônio, na Comunidade Sagrada Família, com a mensagem do nosso pároco Frei Haroldo Pimentel, OFM, lançando um desafio à juventude para um amar e ser amado a exemplo de Cristo e o apóstolo João, o discípulo amado, que se entregou por amor de seus amigos e perseverou até o fim. Prosseguimos na Fraternidade São Boaventura com um café da manhã em fraternidade e muito acolhedor. Em seguida, na sala da fraternidade em espírito de oração e reflexão, nos reunimos em uma conversa dialogada de autoconhecimento e discernimento acerca do chamado vocacional, a fim de despertar os jovens para um início da caminhada daqueles que receberam o desafio de se tornarem peregrinos e estrangeiros como irmãos de São Francisco na Custódia São Benedito da Amazônia, que foi apresentada aos jovens, com um cunho histórico da itinerância dos missionários que por ela já passaram, pelo Frei Felip.
Nossa convivência foi se embelezando em torno da mesa da fraternidade para o almoço de Páscoa preparado com muito carinho, pelo Frei Jailson e Frei Leandro. Nossa tarde foi de lazer e muita alegria no espaço da própria fraternidade onde demos boas risadas, tomamos banho de piscina e comemos muito chocolate. Nossa programação foi se encerrando ao fim da tarde com o retorno dos jovens para suas casas.
Ao convivermos com os jovens nos tornamos mais irmãos uns dos outros, pois, seus corações estão cheios de anseios e anseios são vidas, vida em intensidade, conforme dizia Frei Haroldo em sua homilia, e é exatamente no terreno fértil da vida que, pela oração e pela fraternidade se descobre a vontade de Deus, a vocação franciscana.
Paz e bem!
Feliz Páscoa da Ressurreição!