Deus, imenso e glorioso, ilumina às trevas no meu coração
dai-me uma fé reta, uma esperança certa e uma caridade perfeita
para cumprir o teu santo e verdadeiro chamado
(S. Francisco – diante do Crucificado)
Como exorta São Francisco na Regra, os que por divina inspiração quiserem assumir essa forma de vida se aproximem dos ministros, que são a quem compete a sua admissão. Depois que o pedido do candidato para ingressar na Custódia São Benedito da Amazônia é aceito ele começa a percorrer o itinerário formativo.
O Programa de Formação Inicial é um processo gradual de desenvolvimento pessoal, espiritual e ministerial. Durante a formação inicial, os formandos desenvolvem seu caráter pessoal e compreensão teológica para poder viver e trabalhar efetivamente como frades franciscanos a serviço da Igreja na Amazônia. Na Custódia São Benedito da Amazônia existem quatro etapas de formação inicial.
Este processo compreende a formação Permanente, dos frades professos solenes, como itinerário de toda a vida e contínuo processo de conversão (Ratio Formationis Franscicanae, 107); e a formação inicial, como tempo em que os candidatos são iniciados no seguimento de Cristo, segundo a forma São Francisco (Ratio Formationis Franscicanae, 173). A formação inicial é composta por três etapas: o postulantado, o noviciado e o tempo de profissão temporária.
Postulantado
Depois de seis meses na FAV e, sendo aprovado pelos responsáveis da formação, o candidato ingressa no ano do Postulantado, esta é uma etapa necessária para a adequada preparação ao Noviciado (Ratio Formationis Franscicanae, 179). Nesta etapa, o candidato à vida franciscana, confirma o seu propósito de conversão, através da passagem da vida secular para a forma de vida franciscana. Na Custódia o Postulantado tem a duração de um ano, sendo realizado na Fraternidade Franciscana Kabiará, na Cidade de Santarém, Estado do Pará.
Noviciado
Ao final do ano do Postulantado, o postulante é avaliado pelo coetus formatorum da fraternidade. O formador, apresenta ao Conselho de Formação e Conselho Custodial, um relatório sobre a caminhada formativo do jovem. Sendo aprovado, inicia o tempo de “provação”, o ano de noviciado, o ano graça para o religioso franciscano. Como nos diz o documento da Ordem, o noviciado “é o tempo em que o noviço começa a vida na Ordem, continua o discernimento e o aprofundamento da própria decisão de seguir a Jesus Cristo na Igreja e no mundo de hoje segundo o espírito de São Francisco, conhece e experimenta mais profundamente a forma de vida franciscana” (Ratio Formationis Franciscanae, 190). Desde o ano de 2014, a Custódia conta com a colaboração da Província Franciscana da Santa Cruz para a realização desta etapa da formação, e envia seus noviços para Montes Claros, Estado de Minas Gerais, onde a Província tem sua casa de noviciado.
Tempo de profissão temporária
O tempo da profissão temporária começa no dia em que o então noviço emite a sua profissão religiosa, prometendo observar o evangelho, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade (Regra Bulada 1,1). O ano de noviciado, segundo os documentos da Igreja e da Ordem, tem a duração de 12 meses. No tempo da profissão temporária, o frade professo simples, acompanhado pelo mestre e pela fraternidade formativa, é levado a aperfeiçoar a formação inicial franciscana nos seus diversos aspectos, teóricos e práticos, a fim de tornar-se um frade apto para viver mais integralmente a vida e a missão da Ordem no mundo de hoje, preparando-se para emitir a Profissão Solene (Ratio Formationis Franciscanae, 204).
No tempo da profissão temporária, o frade continua a sua formação humana, cristã e franciscana, aperfeiçoando os valores do carisma franciscano apreendidos e vivenciados nas etapas do postulantado e noviciado. Nesta etapa o frade também inicia a sua vida acadêmica graduando-se primeiro em Filosofia (3 anos) e depois em Teologia (4 anos).
O Curso de filosofia é realizado em Manaus-AM, na Faculdade Católica do Amazonas. Em Manaus, está localizada a fraternidade São Boaventura, destinada à acolhida dos frades em profissão temporária. Além dos estudos e atividades acadêmicas, em Manaus, os Frades Menores estão inseridos na vida da Igreja local – uma Igreja missionária, localizada no coração da Amazônia, que está a serviço dos pequenos e excluídos da sociedade – na assistência pastoral à Paróquia de Santo Antônio e suas comunidades.
O Curso de Teologia é realizado em Petrópolis-RJ, no Instituto Teológico Franciscano; neste período, os frades professos temporários residem na Fraternidade do Sagrado, casa de formação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Terminado o curso de filosofia e antes de iniciar o curso de teologia, o frade professo temporário, durante um ano, realiza o estágio pastoral, através de uma experiência missionária junto do povo indígena Munduruku, na Missão São Francisco do Rio Cururu, no Estado do Pará. Nesta missão os Frades Menores mantem uma presença mais que centenária, de convivência, amizade e luta pela preservação dos direitos deste povo.
A formação para os ministérios Ordenados se realiza segundo as orientações da Igreja, através dos cursos acadêmicos de Filosofia e Teologia (direito canônico) e as orientação da Ordem (constituição geral, estatuto geral, estatutos particulares e diretrizes para a formação).