Queridos irmãos e irmãs,
saudações fraternas de Paz e Bem!
Um novo ano se inicia enchendo nossos corações de fé e esperança para celebrarmos os festejos em honra ao nosso padroeiro São Paulo Apostolo. Mais uma vez, a Igreja do Brasil através da Campanha da Fraternidade, nos provoca a pensar sobre nossa responsabilidade em relação a proteção da integridade da criação. Assim, como membros de uma só família, somos chamados a cuidar da natureza com o mesmo amor com que Deus criou cada um de nós. Diante dos
últimos acontecimentos, como por exemplo, o prolongamento do período da seca e as queimadas que afetam a vida dos povos que habitam este espaço sagrado chamado tão carinhosamente pelo Papa Francisco de Querida Amazônia, nossa comunidade convida todos a refletirem este ano o seguinte tema: São Paulo Apostolo: Defensor da Criação e da Vida Plena e o lema: Toda Criação Espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8,9).
Sabemos que ao criar a natureza, Deus viu que tudo era bom (Gn 1,31) e confiou ao homem e a mulher os cuidados de sua criação. Devemos reconhecer que vivemos em uma realidade cada vez mais urbana com problemas que nos desafiam a adotarmos uma postura de conversão e assim, rever o modo como nos relacionamos com a mãe natureza. Neste sentido, a vida de nosso padroeiro, nos permite contemplar um profundo processo de conversão que o levou a
anunciar o Evangelho a todos os povos. Um anúncio marcado pelo encontro com Cristo que o fez falar e agir em defesa da vida e da dignidade de todos os seres humanos independente de qualquer de raça, cultura, gênero ou religião.
Sua conversão nos ensina que é possível sermos transformados por Deus e mudar nossa postura diante de realidades tão desafiadoras. Somente assim poderemos assumir com convicção nossa missão de guardiões da casa comum. Que este tempo festivo fortaleça em nós o espírito de fraternidade e união e que o exemplo de São Paulo nos ajude na luta por um mundo mais justo onde a dignidade dos seres humanos seja respeitada e a integridade da criação preservada. A todos, uma feliz e abençoada festa!
Fraternalmente, Frei Vagner de Sena, OFM