No dia 1º de outubro é o dia internacional das pessoas idosas. Pessoas que têm a partir de 60 anos, são consideradas idosas de acordo com o Estatuto Brasileiro da Pessoa Idosa. A Custódia São Benedito da Amazônia, tem 11 frades nessa faixa etária, alguns já aposentados e outros ainda em plena atividade. A maioria dos frades da terceira idade moram no Convento São Francisco, em Santarém (PA). Neste texto partilhamos um pouco sobre cada um deles.
Frei Vianney Miller. Norte-americano, natural de Minnesota, nasceu no dia 6 de julho de 1927. Hoje com 95 anos, é o frade mais velho da Custódia. Ele é um idoso que cultiva uma “memória viva”, sempre atualizado nas notícias do mundo. Vianney (Robert Joseph) se tornou frade por influência de um padre amigo da família. Escolheu o Brasil para viver sua missão de servir a igreja e aos mais necessitados. Frei Vianney completou em 2022, 68 anos de ministério presbiteral. Atualmente vive no Convento São Francisco, em Santarém. Nestas nove décadas e meia, o Frade presenciou muitos momentos históricos da vida e missão franciscana na Amazônia.
Frei Alexandre Dowey – é o segundo frade mais velho da Custódia com 88 anos. Nascido no dia 8 de dezembro de 1933 – dia de Nossa Senhora da Conceição – na cidade de Chicago – Illinois, nos Estados Unidos. Atualmente, o frade é morador da Fraternidade Santo Antônio de Lisboa, em Belém – PA. Com 62 anos de Ordenação Presbiteral, esse ano de 2022 foi um ano cheio de desafios na área da saúde. Frei Alexandre precisou ser operado e internado devido ao câncer de pele. O frade enfrenta todo esse momento de enfermidade com o carinho da sua fraternidade e de amigos.
Frei Roberto Mizicko – com 86 anos, o frade é residente do Convento São Francisco. O frade dedicou alguns anos servindo cidades do Médio Tapajós e Baixo Amazonas. Frei Roberto é engenheiro eletrônico, foi um dos nomes que ajudou na montagem dos equipamentos da Rádio Rural de Santarém, um dos meios de comunicação mais utilizados na região. Norte-americano da cidade O frade, mesmo em suas poucas palavras, é sempre uma presença fraterna.
Frei Carlos Weber – atualmente é o único frade alemão na Custódia São Benedito, Frei Carlos nasceu em Remscheid. No dia 20 de dezembro o frade completará 53 anos de Ordenação Presbiteral. Frei Carlos é autêntico missionário que marcou a vida de muitas comunidades, sempre com o hábito franciscano e seu chapéu de palha na cabeça. O frade é um apaixonado pela Amazônia, especialmente pela cidade de Alenquer – PA, onde trabalhou pastoralmente. Ele, que se tornou morador do Convento São Francisco desde 2021, fará no dia 1º de novembro 82 anos.
Frei João Schwieters – St. Cloud é sua cidade natal, mas Frei João foi mais um norte-americano que se apaixonou pela Amazônia. O frade quando tinha 5 anos contou para a sua família que seria padre e vai fazer dia 12 de dezembro 52 anos de Ordenação Presbiteral. Frei João, até agosto de 2021 era vigário nas Paróquias do Santíssimo Sacramento e São Sebastião. Infelizmente um acidente de carro fez com que ele fosse afastado de suas atividades. Frei João atualmente mora no Convento São Francisco. Frei João, muito cuidou dos frades, em sua trajetória como formador e como custódio, vive agora a fase de receber cuidados da fraternidade.
Frei Gregório Joeright – o frade norte-americano também adotou o Brasil, especificamente as igrejas da Amazônia para servir. Natural de Cleveland – Ohio, Frei Gregório completa 73 anos no próximo dia 19, só de ordenado presbítero o frade tem 46 anos. O frei atuou por muitos anos na parte da economia da Custódia, atualmente é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Alegre – PA. Frei Gregório está muito dedicado no serviço pastoral e se empenha com todas as forças para exercer bem sua missão junto ao povo de Deus.
Frei Francisco Silva – natural de Santarém, frei Chico como é conhecido, fará no dia 15 de novembro 71 anos. Frade aposentado, hoje ele é morador do Convento São Francisco (Santarém). Frei Chico, serviu por muitos anos na área da formação de frades da Custódia São Benedito. O frade gosta muito de cozinhar e esse é um dom que ele aprimorou com o tempo. Outros trabalhos realizados por Frei Chico na Custódia foram na parte administrativa.
Frei João Miguel Araújo – atualmente compõe a fraternidade do Convento São Francisco, Frei Top, como é mais conhecido, já é aposentado dos seus afazeres religiosos. O frade que nasceu em Belterra (PA), no dia 3 de julho de 1955, tem 38 anos de presbítero. Frei Miguel dedicou por muito tempo seus serviços religiosos em cidades da Transamazônica. Frei Top é um idoso bem animado que anima a vida fraterna.
Frei Edilson Rocha – santareno, o frade é o atual custódio. Com 37 anos de Ordenação Presbiteral, Frei Edilson foi o primeiro brasileiro ministro custodial da Custódia São Benedito da Amazônia em 1993. Frei Edilson Rocha, está em plena atividade. O frade já passou pelo trabalho na formação inicial dos frades, já foi por muitos anos pároco da Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Belém). Frei Edilson está sempre muito atento para cuidar dos demais como ministro e irmão.
Frei Francisco Paixão – quatro anos que vive na terceira idade, Frei Paixão, serve a Igreja com vigor e fervor. Natural de Altamira e nascido em 2 de março de 1958, o frade foi ordenado presbítero há 37 anos. Frei Paixão foi custódio por nove anos. O frade que estava como pároco da Paróquia de Sant´Ana, precisou deixar o cargo para cuidar da saúde integral, retomando um programa interrompido pela pandemia, em abril de 2020. Frei Paixão é sempre muito espirituoso e enche de felicidade os lugares onde está. Podemos dizer que ele é um idoso comunicativo e que busca ser sempre uma presença que alegra.
Frei Fracineto Pinheiro – Recém completados 63 anos, o frade é natural de Pio XII, do Estado do Maranhão. Frei Fracineto atualmente mora no Convento São Francisco, devido aos cuidados da saúde. A última fraternidade que o frade morou foi a de Sant´Ana, em Óbidos – PA. O frei tem 20 anos de Ordenação Presbiteral. Frei Fracineto é muito jovial, sempre atento ao cuidado com a sua alimentação, e com a prática de exercícios físicos.
O Dia internacional das pessoas idosas, 1º de outubro, foi criado pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1991. A data tem como objetivo estimular discussões acerca dos direitos das pessoas idosas em todo o mundo. No Brasil, a lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso – representou um grande avanço nas garantias de direitos dos idosos.
Nosso desejo é que todos os idosos tenham garantido o básico para se viver e que tenham uma velhice tranquila e com muita alegria. Que cada pessoa da terceira idade curta a vida da melhor forma. Desejamos a todos os frades e a todos os idosos do mundo muita saúde e dias felizes!