O dia 02 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação do Senhor, é também o dia mundial da vida religiosa consagrada. São muitas as expressões, os carismas e os modelos de vida religiosa espalhados pelo mundo. Essa riqueza de dons pode ser vista igualmente no solo amazônico. Entre as diversas maneiras de viver a vida consagrada estão os frades menores, uma comunidade de irmãos fundada por São Francisco.
Os desafios da vida religiosa são muitos e cada contexto floresce com suas maravilhas e dificuldades. Nesse percurso de vida e missão dos frades na Amazônia, um importante desafio é certamente encarnar o carisma de Francisco neste chão sagrado. Por muitos motivos a Amazônia se apresenta como espaço fecundo para cultivar e colher os valores franciscanos que o Espírito já semeou entre os mais diversos povos.
Celebrar a vida consagrada faz recordar tantos Missionários e Missionárias que partilharam tudo de si junto das comunidades amazônicas. O testemunho forte deles nos impele a prosseguir o caminho. A Amazônia espera da vida consagrada hoje uma resposta com a ousadia do evangelho. Por sua vez a vida franciscana neste ambiente busca ser fiel ao sonho de Francisco e abraçar fraternalmente todas as realidades amazônicas.
A liturgia da apresentação do Senhor envolve de luz os que dela participam, recordando que Cristo ilumina os passos dos fiéis. Que a vida franciscana e toda a vida consagrada na Amazônia possam seguir essa vocação de ser luz em meios as dificuldades.
Por: Frei Fábio Vasconcelos, OFM