Uma nova fase da formação e estudos dos Frades estudantes da Custódia São Benedito da Amazônia se inicia. A partir deste ano, os estudantes, residentes na fraternidade São Boaventura em Manaus, passarão a estudar na Faculdade Católica do Amazonas, criada recentemente. A criação da Faculdade Católica do Amazonas é um marco para o ensino de Filosofia e Teologia no chão amazônico. Os frades se juntam a outros religiosos e seminaristas de diversas partes do regional Norte 1 da CNBB (Amazonas e Roraima).
A aula inaugural da nova faculdade foi realizada na noite do dia 06 de fevereiro. Os temas principais explanados nas conferências de abertura foram nas áreas de estudo científico e teológico na Amazônia. A primeira exposição foi intitulada “Teologia, ecologia, espiritualidade e cosmovisão indígena; ecos da Laudato Si’ e da Querida Amazônia”, ministrada pelo Dr. Pe. Adelson Araújo, SJ, que está na Pontifícia Universidade Gregoriana e fez sua participação de maneira remota mediada pelo Google Meet.
Padre Adelson, que é amazonense, refletiu o tema sobre a missão Teológica Cristã na Amazônia, dizendo que esta está intrinsecamente ligada à missão ecológica. O Cristão, ciente do seu batismo, está disposto a missão evangelizadora, ciente dos desafios locais, “não se pode falar de compromisso social cristão sem incluir a ecologia” – disse o Padre Adelson. O mesmo também reforçou que “Laudato Si’ não é uma encíclica verde e sim um documento pontifício que defende uma ecologia integral apoiada na fé cristã”.
A segunda parte da aula inaugural foi apresentada pela Dra. Marilene Corrêa da Universidade Federal do Amazonas, que abordou o tema “Educação e Ciências no Amazonas: Desafios e experiências em tempos de ataque à democracia”.
A professora e doutora Marilene Corrêa refletiu, a partir do seu tema, os grandes desafios do sistema democrático brasileiro em meio a constantes ameaças diretas e mesmo violentas. A professora colocou em destaque as prioridades, agendas e estratégias que, segundo a mesma, devem estar presentes na política amazônica. A “hipocrisia dos brasileiros”, principalmente dos outros estados fora da região amazônica , mostram que na verdade “o Brasil sempre esteve de costas para a Amazônia” – afirmou.
Antes das palestras foram feitos os agradecimentos aos alunos, convidados especiais e visitantes presentes no evento. A Custódia São Benedito da Amazônia foi citada em forma de agradecimento, e em um breve momento introdutório, foi apresentado a todos os presentes, a trajetória histórica da participação da Igreja amazônica na formação acadêmica, cuja missão é dar continuidade a esse desenvolvimento, com um olhar mais amazônico, teológico e integral.
A aula inaugural terminou com a apresentação estrutural de todo corpo regente e docente da faculdade. Padre Joaquim Hudson, diretor da instituição, fez a proposta de um desenvolvimento produtivo, baseado na ciência, tecnologia e educação em uma Igreja com um rosto mais amazônico.
Por: Frei Pedro Olavo, OFM