Na igreja do Santíssimo Sacramento, foi realizada, na quinta-feira (21), a Missa em que se recordou os mais de sete dias da Páscoa definitiva de Frei Alexandre Dowey, ofm. A celebração foi presidida pelo custódio, Frei Edilson Rocha e concelebrada por Frei João Messias, Frei Valcy Assunção e Frei Vagner Sena. Estiveram presentes além da comunidade em geral, ex-seminaristas e amigos do Frei Alexandre.
Uma das leituras da celebração foi da segunda carta de Paulo aos Coríntios (2Cor 12,10), uma passagem que frei Alexandre se identificava muito. “E é por isso que me alegro nas fraquezas, humilhações, necessidades, perseguições e angústias, por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte”. Frei Edilson ressaltou na homilia que essa leitura foi um lema para Frei Alexandre.
– Desde os 30 anos, Frei Alexandre lidou com a depressão e com outros problemas de saúde, então desde muito jovem teve que enfrentar enfermidades severas. Quando me perguntam como um padre pode sofrer de depressão, só posso responder: um padre é ser humano como qualquer outro e estamos sujeitos a todas as doenças. Frei Alexandre era uma pessoa extraordinária e todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele, sabem que ele era uma pessoa especial, inteligente, tinha uma sabedoria linda. As limitações de saúde que ele teve que enfrentar em muitas épocas da vida dele, fez com que ele fosse perseverante e quando ele era fraco, então é que ele era forte – lembrou o frade.
Ainda conforme Frei Edilson, Frei Alexandre desenvolveu grandes atividades durante sua vida.
– Frei Alexandre foi reitor do Seminário São Pio X, foi chanceler do Dom Tiago Ryan e se dedicou muito às pessoas que sofreram com depressão, problemas mentais e algum tipo de dificuldade com alguma enfermidade. Frei Alexandre sempre foi solidário – concluiu Frei Edilson
Breve biografia de Frei Alexandre
John Patrick Dowey, o Frei Alexandre, nasceu no dia 08 de dezembro de 1933, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. Filho do Sr. John Patrick Dowey e da Sra. Alice Ward. Foi batizado no dia 24 de dezembro de 1933, crismado no dia 23 de maio de 1946 e foi recepcionado no noviciado no dia 04 de julho de 1953. Fez os votos solenes no dia 05 de julho de 1960 e foi ordenado presbítero da igreja católica no dia 21 de dezembro de 1960.