Frei Andrei e Frei Fábio apresentam TCC em Teologia

Foto: Instituto Teológico Franciscano

Em Petrópolis (RJ) Frei Andrei Anjos e Frei Fábio Vasconcelos apresentaram os trabalhos de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em teologia do Instituto teológico franciscano (ITF). Os dois frades ingressaram no estudo da Teologia em 2020. Após cursar as disciplinas previstas para a graduação, juntamente com os demais acadêmicos de do ITF expuseram os resultados das pesquisas. As duas monografias contribuem para colocar em evidência temas de teologia amazônica. Frei Andrei pesquisou sobre a narrativa da criação para o povo Munduruku em comparação com o livro do Gênesis. Frei Fábio analisou elementos da espiritualidade amazônica e franciscana em vista de um diálogo. Os trabalhos foram apresentados no salão acadêmico do ITF, com a presença de colegas de turma e dos professores avaliadores. Os dois trabalhos foram muito bem avaliados e considerados excelentes. A colação de grau dos frades está marcada para o dia 07 de dezembro, próxima quinta-feira. Os dois retornam de Petrópolis no dia 19 de dezembro para dar prosseguimento na sua caminhada franciscana.

Acompanhe um breve resumo das duas pesquisas

Foto: Instituto Teológico Franciscano

A criação no livro do Gênesis e uma aproximação com o mito de origem do povo Munduruku (Frei Andrei)

O trabalho oferece uma contribuição para uma reflexão pastoral a partir da comparação entre a criação narrada no Livro de Gênesis e o Mito de Karosakaybu, o civilizador do Povo Munduruku. Apresentou aspectos que fundamentam a relação de mito e religião, fazendo uma breve apresentação do Livro do Gênesis, suas subdivisões e os principais assuntos tratados. Além disso, buscou pensar a criação do homem e da mulher conforme Gênesis 2, destacando as formas e os elementos que aparecem no relato bíblico. A partir dos estudos de Frei Walter Kempf sobre o mito Munduruku foi possível analisar uma organização do material coletado, que foi a grande fonte de pesquisa para o estudo da temática. Neste sentido, conhecer o povo Munduruku e um pouco de sua cultura permite entrar na mística da história de Karosakaybu, o grande criador e organizador do mundo dos indígenas Munduruku. A comparação entre a narrativa do livro de Gênesis e o mito de Karosakaybu, oferta muitos pontos de contato e assim se pode entrever elementos que enriquecem o conhecimento de ambos os textos.

Diálogos, caminhos e sonhos no encontro entre as espiritualidades amazônica e franciscana (Frei Fábio Vasconcelos)

Foto: Instituto Teológico Franciscano

O trabalho propôs um diálogo entre a espiritualidade amazônica e a espiritualidade franciscana. Na monografia são descritas as duas espiritualidades e as possibilidades de encontro entre ambas. Essa busca se soma ao desejo da Igreja de buscar novos caminhos e lutar por uma ecologia integral. O estudo baseia-se em textos teológicos, mais especificamente da área de teologia espiritual, referentes ao franciscanismo e a Amazônia. A monografia divide-se em três capítulos: o primeiro fala sobre a espiritualidade amazônica, o segundo sobre o caminho da espiritualidade franciscana e o terceiro apresenta o encontro das espiritualidades. Entre os resultados obtidos estiveram os elementos que configuram essas espiritualidades e aqueles que podem ser caminhos de diálogo entre elas. Também foram apresentadas características do franciscanismo que coadunam e podem adquirir um enraizamento no solo amazônico, a partir da espiritualidade. Em suma essa pesquisa visou auxiliar na vida e missão franciscana entre os diversos povos da Amazônia

Foto: Instituto Teológico Franciscano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print