Em clima de festa e gratidão, os membros da paróquia Cristo Libertador, da Arquidiocese de Santarém (PA), acolheram o seu novo pároco, Frei Elder de Sousa Almeida, OFM. Ao mesmo tempo agradeceram a Frei Rômulo Canto pelo serviço prestado como administrador paroquial.
A celebração foi realizada na noite do dia 25 de janeiro, na comunidade São Paulo Apóstolo, que também no mesmo dia festejou seu padroeiro. Presidiu a celebração Pe. José Ruy Feliz Barbosa, vigário geral da arquidiocese, nomeado por Dom Irineu Roman para conduzir a posse canônica de Frei Elder. Estiveram presentes representantes de todas as comunidades que compõem a Paróquia. Frei Gregório, vigário custodial também se fez presente, bem como membros do clero arquidiocesano.
Antes da proclamação do Evangelho o novo pároco recebeu o livro dos evangelhos, retomou o compromisso assumindo na ordenação diaconal relembrando o dever de proclamar a boa notícia a todos, sem distinção. Pe. Ruy entregou o evangeliário a Frei Elder que logo em seguida o conduziu à mesa da Palavra onde, o novo pároco, proclamou o evangelho. Na sequência dos ritos de posse foi lido o decreto de nomeação e a provisão de empossaram canonicamente Frei Elder como pároco. Foram também nomeados os frades que atuaram na paróquia como agentes de pastoral e vigários. Na provisão foram recordadas as atribuições de Frei Elder no exercício desse ministério.
Evangelização e pastoreio junto com o povo de Deus
Logo em seguida, Pe. Ruy, proferiu a homilia recordando o exemplo evangelizador de São Paulo, enfatizando o “antes e depois de Cristo” na vida desse apóstolo. Os olhos de Paulo que se abriram para o encontro com o Senhor e o fizeram um novo homem. Padre Ruy exortou ainda os presentes com as seguintes palavras: “Nós também, a exemplo em São Paulo, possamos crescer e amadurecer na fé e buscar o nosso processo pessoal de conversão no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo para ser novo homem nova mulher e poder também evangelizar”. Em sua homilia foram destacados vários aspectos da evangelização de do pastoreio das comunidades. “o pároco é aquele que pastoreia a comunidade na dimensão do anúncio do evangelho junto às suas lideranças, na organização da comunidade, no processo de escuta de diálogo, no planejamento, organização e execução das diversas ações” afirmou o Vigário Geral da Arquidiocese.
O Pastor tem que ir ao povo
Após a homilia, Frei Elder se dirigiu à frente do altar e fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja. Depois, um grupo de representantes das comunidades entregou símbolos que representam a ação sacramental junto ao povo. Foram entregues pelo presidente da celebração as chaves da Igreja, do Sacrário, uma estola roxa e elementos que recordam o batismo. A celebração prosseguiu com as preces e a liturgia eucarística. No término da celebração foi lida a ata da posse canônica. E a senhora Raimunda Pimentel, recitou uma poesia intitulada “Frei Elder: vida e missão”, onde recordou alguns aspectos da caminhada vocacional do Frade. Ércio Santos fez um agradecimento especial a Frei Rômulo Canto, que foi aplaudido por toda a Assembleia. As três áreas pastorais nas quais a paróquia está divindade também puderam manifestar sua presença alegre nesse momento. Frei Elder tomou a palavra e fez agradecimentos às pessoas que participaram da celebração e aos diversos grupos que constituem a paróquia. A celebração foi concluída com a bênção final por intercessão do Apóstolo das nações.
Breve histórico de Frei Elder Almeida
Frei Elder Almeida, nasceu no dia 26 de agosto de 1978, no hospital de Belterra. Pode se dizer que a vida franciscana e presbiteral do frade foi desenvolvida inicialmente com a sua participação na Paróquia Cristo Libertador, paróquia que já vinha servindo enquanto vigário e que passa a servir na condição de pároco. Residindo em sua juventude no bairro do Uruará, ele participou da comunidade São José Operário, e também por um período na comunidade Sant’Ana. Estudou na Escola Estadual Belo de Carvalho e no Colégio Álvaro Adolfo. Sua participação pastoral se deu por meio do engajamento nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), do grupo de jovens, da RCC e do Grupo de Crismandos. Em 1995, Frei Elder ingressou nos encontros da Pastoral Vocacional que existia na Paróquia e dos encontros vocacionais da então Vice-Província São Benedito da Amazônia, que tinha na época como Animador vocacional Frei Francisco José da Silva (Frei Chico Silva). Estudou Filosofia em Manaus. No ano de 2002, mais exatamente no dia 06 de julho, o frade professou os votos solenes na Ordem dos Frades Menores, juntamente com seu colega de turma Frei Raimundo Sena (in memoriam). Frei Elder estudou teologia em Jerusalém. Foi ordenado presbítero no dia 26 de julho de 2006. Fez mestrado em patrologia no Instituto Augustinianum de Roma. Desde 2012 retornou ao Brasil atuando em diversos serviços na Custódia.
Equipe de Comunicação Custodial