Frei Guillermo Trinidad viajou na tarde desta terça-feira, 13 de agosto, para Itaituba e de lá seguiu para a Missão São Francisco no Rio Cururu, onde deve fazer parte como missionário da Fraternidade São Francisco junto com Frei Sebastián Robledo, Amauri Pereira e Diogo Henrique.
O frade conversou com a equipe de comunicação e comentou sobre as expectativas e que já teve contatos com outros povos indígenas.
-Eu quero muito colaborar com a Custódia e quero aprender para poder servir da melhor maneira os meus irmão e os povos que vou ter contato na Missão Cururu – ressaltou o frade.
Essa é a primeira vez que o frade mexicano esteve na América do Sul, mas não é a primeira vez que tem contato com povos indígenas.
– Já tive contato com povos indígenas no meu país, em uma Missão da minha Província. Lá moram o povo indígena Tarahumara, eles moram na montanha e deu para conhece a realidade deles. Eu tenho uma ideia do que é servir o povo indígena e agora tenho novamente a oportunidade de servir outros povos, desta vez aqui na Amazônia” – ressaltou o frade.
No México, tem muito povos indígenas muitos deles ainda conservam a linguagem. Nós, procuramos cuidar que eles não percam essa linguagem própria deles. No âmbito da nossa Província a gente trabalha mais com os Tarahumara” – Lembrou, Frei Guillermo.
Frei Guillermo é natural da Cidade do México, México, tem 42 anos e faz parte da Província Franciscana de São Pedro e São Paulo. Tem seis anos que o frade foi ordenado presbítero da Igreja Católica.