Frei João Messias se despede da Paróquia Santo Antônio em Manaus

Foto: Pascom da Paróquia de Santo Antônio

A paróquia Santo Antônio (Manaus-AM), se reuniu na noite do dia 12 de fevereiro, às 19h, para a Santa Missa em ação de graças e despedida de Frei João Messias, OFM, que por três anos desempenhou o serviço de pároco junto a esta parcela do povo de Deus, no estado do Amazonas. 

O próprio pároco Frei Messias presidiu a celebração, em que estiveram presentes representantes de grupos, movimentos e pastorais pertencentes a paróquia, convidados que compuseram a equipe litúrgica, bem como com a presença de Frei John Araújo, concelebrante nesta ocasião, e dos demais confrades estudantes que compõem a Fraternidade São Boaventura, de onde Frei Messias também se despede e encerra seu serviço como guardião, seguindo posteriormente para Santarém (PA), onde irá compor a fraternidade do Kabiará. 

A celebração contou com muitos momentos especiais, tendo como plano de fundo a liturgia do sexto domingo do Tempo Comum. Frei John proclamou o evangelho e conduziu a reflexão, ressaltando o dom da liberdade dada por Deus e a capacidade humana em escolher entre o bem e o mal, a vida ou a morte; falou da necessidade de nos tornarmos irmãos de caminhada, não apenas concordando em tudo, mas vivendo a fraternidade, citou ainda a itinerância e a missionariedade próprias de nossa Ordem Franciscana, ao dar graças pelo período de serviço do pároco cessante, desejando-lhe bênçãos e graças para a nova missão. 

No momento do ofertório alguns paroquianos trouxeram o pão e o vinho, recebendo a bênção do celebrante. Ao término da oração pós-comunhão, quatro confrades conduziram símbolos próprios do carisma franciscano: A Cruz de São Damião, como sinal de escuta de São Francisco à voz do Crucificado; o cordão franciscano representando os votos religiosos professados diante de Deus e da Igreja; um par de sandálias representando a abertura à vontade de Deus, que nos conduz na missão; e, por fim, as Fontes Franciscanas representando as origens, os ensinamentos e a regra que regem nossa forma de vida. Após a entrega dos símbolos o coordenador paroquial de pastoral, Luiz Fernando, fez a leitura de uma mensagem onde ressaltou os anos acorridos durante a pandemia da covid-19, da necessidade do perdão mútuo frente as debilidades encontradas durante estes anos e da satisfação em ver as atividades paroquiais retornando aos poucos.

Em seguida houve a entrega de um presente, pelas mãos de dona Eró, de uma estola branca, como sinal de agradecimento de todos os paroquianos ao Frei, que até dançou uma música, conduzida pela paroquiana sênior. Tudo foi marcado pela alegria e fraternidade, terminando com palavras emocionadas de agradecimento proferidas por Frei Messias. No fim da celebração foi oferecido um coquetel aos presentes, servido na quadra da Paróquia. 

Desejamos ao Frei Messias, que deverá ainda permanecer algum tempo em Manaus até concluir as atividades do mestrado que realiza, muitas graças e bênçãos do céu para a nova missão na cidade de Santarém (PA), junto aos demais confrades.

Frei Diogo Henrique Oliveira, OFM

Foto: Pascom da Paróquia de Santo Antônio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print