Frei Lauro Matheus renova votos religiosos no 2º dia de Capítulo Custodial

Foto: Renovação dos Votos Frei Lauro Matheus

Em clima capitular, na manhã deste dia 15 de novembro de 2022, segundo dia do Capítulo Custodial da Custódia São Benedito da Amazônia, Frei Lauro Matheus Costa dos Santos, renovou os votos temporários pela quarta vez. A celebração foi realizada na Capela do Convento São Francisco. Frei Edilson Rocha presidiu a celebração e recebeu os votos do frade, tendo recebido para tal uma delegação do visitador geral João Carlos Karling. E além dele, dois frades que trabalharam na formação durante o triênio foram concelebrantes, Frei John Araújo junto com Frei Pedro Fernandes. 

Frei Edilson Rocha, começou a celebração eucarística recordando que toda terça-feira a Custódia, neste mesmo local, reza pelos benfeitores. Na ocasião também aproveitou e deu os parabéns ao frade aniversariante do dia, Frei Francisco Silva e pediu oração para os frades em recuperação da saúde. Depois foram entoados os salmos da liturgia das horas e foram concluídos os ritos iniciais.

As leituras do dia coincidiram com o tempo de Capítulo indicando o tema da conversão. Frei Edilson destacou essa “feliz coincidência”, afirmando que o caminho de formação é uma eterna conversão e renovação. “Uma coisa muito importante que está ligada com o nosso Capítulo, é o apelo à formação permanente”. Segundo o frei, a vida dos frades deve ser “uma renovação constante”. E significa uma procura cotidiana de conversão, que  deve ser entendida como “um caminho que só termina no último suspiro”. 

Outro destaque na homilia do Frei Edilson foi a exortação para “não se acomodar”. Assim ele se expressou: “Temos limitações humanas, fraquezas e pecados, mas não podemos nos conformar com aquilo que já conquistamos. A busca deve ser constante, mesmo que seja difícil a caminhada”. Sobre a formação inicial, o frade destacou que esta etapa é onde tudo começa. “Este caminho iniciado deve ser um caminho de aperfeiçoamento”. 

Logo após a homilia, o frade professando renovou os votos religiosos na frente da assembleia e diante de Frei Edilson. O frade professou por um ano os votos de obediência, pobreza e castidade, além de obedecer fielmente a regra dos Frades Menores, isso tudo por livre e espontânea vontade. Depois da renovação dos votos a celebração seguiu como de costume. Essa liturgia deu início ao segundo dia de Capítulo, que tratará, na parte da tarde e da noite, sobre o tema da formação e dos estudos dos frades menores na Amazônia.  

Foto: Renovação dos Votos Frei Lauro Matheus

Sobre Frei Lauro Matheus

Em 2022, Frei Lauro está realizando o ano de Experiência Fraterna e Pastoral na fraternidade de Sant´Ana, em Itaituba – PA. O frade é natural de Santarém, foi admitido no postulantado em novembro de 2016. No dia 29 de novembro de 2017 foi recebido no noviciado São Benedito, O Mouro, em Montes Claros e no dia 15 de novembro do ano seguinte fez a  Primeira Profissão dos Votos Religiosos. Ele residiu por três anos na capital amazonense, onde estudou Filosofia na Faculdade Salesiana Dom Bosco. No próximo ano Frei Lauro deverá dar início aos estudos de Teologia. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print