Frei Michael Perry, ministro geral da OFM, visita Custódia em Santarém, no PA

Em peregrinação pelo Brasil em 2018, o ministro geral da Ordem dos Frades Menores Franciscanos (OMF), o norte-americano Frei Michael Perry, desembarcou em Santarém, no oeste do Pará, para encontro com os frades da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia. Essa é a segunda vez que o religioso passa pelo município.

Frei Michael é o 120º representante de São Francisco de Assis na Ordem dos Frades Menores no mundo. A ele foi confiada a missão de conduzir a Ordem pela primeira vez no dia 22 de maio de 2013 depois que o Papa Francisco nomeou o então Ministro Geral da Ordem, Frei José Rodríguez Carballo, arcebispo.

Na capela do Convento São Francisco, Frei Michael Perry recebeu a imprensa e falou de temas como fraternidade, responsabilidade social, democracia e da importância da conservação da Amazônia. Ele ressaltou a responsabilidade de servir o próximo e independente de religião, criar uma relação de fraternidade entre os povos.

Perry reafirmou a mensagem do Papa Francisco ao jovens, para que nunca percam a esperança e que não se esqueçam da responsabilidade na construção de um novo mundo. Por fim, o Frei falou do papel da imprensa, da missão dos jornalistas, dos comunicadores e enfatizou a mensagem do Papa no combate ao “mal” das fake news – notícias falsas.

“É uma alegria voltar aqui pela segunda vez em Santarém, nessa parte do Pará e também da Amazônia. Porém eu não vim aqui como turista, estou vindo como peregrino, porque tem diferença entre ser turista e peregrino. Eu vim visitar os frades que estão vivendo a fraternidade, que estão vivendo a missão aqui nessa parte do mundo. Mas nós não estamos vivendo somente para nós, para nossa vida de fraternidade, mas também para mostrar à população de redescobrir a beleza que é viver em fraternidade. Então é uma visita de nós todos, porque se formos olhar a campanha da fraternidade desse ano, é um convite para valorizar cada vez mais que todos, como social, podemos viver a fraternidade. Cada um de nós há uma responsabilidade para com o outro. Responsabilidade moral, espiritual, humana, e social”, destacou.

O Ministro deve cumprir agenda em outras cidades do país. Sua visita a Custódia faz parte da programação para ver o desenvolvimento do trabalho realizado pelos Frades na Amazônia. O franciscano também vai visitar a Missão Cururum, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, aonde frades atuam em missão com os índios Mundurukus.

História e missão

Nascido em Indianápolis (EUA) no dia 7 de junho de 1954, Frei Michael Perry foi Vigário Geral da Ordem antes de ser eleito Ministro Geral em 2013. Ele foi Ministro Provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus (EUA), onde também foi professor de Teologia e trabalhou na Comissão Internacional de JPIC.

Durante dez anos, trabalhou como missionário na República Democrática do Congo, a serviço da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA. Seu currículo acadêmico inclui doutorado em Antropologia Teológica, mestrado em Teologia, mestrado em Formação Sacerdotal e Bacharelado em História e Filosofia.

Frei Michael ingressou na Ordem Franciscana em 25 de junho de 1977 quando fez o noviciado e professou solenemente na Ordem no dia 10 de outubro de 1981. Frei Michael é o terceiro norte-americano a ocupar o posto de São Francisco de Assis. Antes dele, o primeiro a ser eleito foi Frei Valentine Schaff, da Província São João Batista.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print