Frei Pedro e Frei Lauro participam da JMJ 2023

Os frades chegaram em Lisboa na terça-feira (25).

Dois frades da Custódia São Benedito da Amazônia estarão presentes na JMJ. Frei Pedro Fernandes e Frei Lauro Matheus, embarcaram na tarde do dia 24 de julho para participarem da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Os frades serão voluntários nas atividades promovidas pelo  Movimento Laudato Si’ e pelo secretariado de Justiça Paz e integridade da Criação (JPIC) da Ordem dos Frades Menores. Os dois frades chegaram uma semana antes do evento, que reúne jovens do mundo todo, para receberem mais instruções dos serviços prestados junto aos peregrinos da Jornada.

Frei Lauro, atualmente estuda teologia no ITF (Instituto Teológico Franciscano), em Petrópolis (RJ). Frei Pedro é vigário na Paróquia de Sant´Ana, em Itaituba (PA). A Jornada Mundial da Juventude será realizada do dia 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. O evento é realizado a cada 4 anos em países diferente. No final da JMJ, será anunciado o país sede da JMJ de 2027. 

Frei Lauro conversou com a equipe de comunicação antes de viajar para Portugal. Essa é a primeira vez que o frade participam do JMJ, Frei Pedro marcou presenta na JMJ realizada no Rio de Janeiro. Para o frei Lauro, é uma satisfação poder fazer parte do evento e trabalhar junto com os jovens sobre o tema do cuidado da Casa Comum..

-Fiquei muito feliz de receber o convite de Frei Edilson, Ministro Custodial, para participar deste momento único que é a Jornada Mundial da juventude. Um momento que ficará marcado em minha vida, já que é a primeira vez que participarei de uma JMJ.– comentou o frade.

O frade comentou um pouco de como vai ser a participação dele e de Frei Pedro na Jornada: 

-Nós nós escrevemos como voluntários para JMJ e no decorrer da jornada participaremos e ajudaremos nos eventos propostos pelo Movimento Laudato Si, em conjunto com  o JPIC. O foco principal é ser voluntário da JMJ e em consonância com esse serviço poder colaborar com o movimento.

Voluntários da JMJ 2023 em Portugal

De acordo com o frade, participar da JMJ é uma oportunidade única e uma excelente chance para conhecer e dialogar com novas culturas. Frei Lauro partilhou um pouco da sua motivação e expectativa. 

– Poder participar de um evento grandioso como a Jornada é uma satisfação muito grande. Ter um encontro com o Papa Francisco, nos motiva muito, além de poder vivenciar um pouco de outra cultura, conhecer várias culturas ali no mesmo lugar. Então, tudo isso em uma semana é algo extraordinário que me deixa empolgado – concluiu o frade.

O ministro custodial, Frei Edilson Rocha, comentou sobre o voluntariado dos frades na JMJ.

– O setor de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), queriam voluntários da entidades da Ordem dos Frades Menores para fazer oficinas na JMJ. Então, logo pensei que poderíamos nos comprometer em ter uma presença, principalmente por sermos da Amazônia. Frei Pedro e Frei Lauro, aceitaram o convite para serem voluntários. Além deles podem levar um pouco da gente, eles vão poder trazer um pouco de cada cultura que vão se deparar por lá. Desejamos que eles possam aproveitar a oportunidade e realizarem um bom serviço.

Da esquerda para direita, Frei Edilson, Frei Lauro e Frei Pedro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print