Frei Rômulo realiza última etapa de visitação à Província Santa Cruz

Frei Rômulo em momento de escuta fraterna. Foto: PSC

No ano de 2020 Frei Rômulo Monte Canto, ofm, membro da Custódia São Benedito da Amazônia, foi nomeado, pelo Ministro Geral, como Visitador Geral para a Província Santa Cruz, em Minas Gerais. A visita canônica é uma profunda averiguação, de modo fraterno, sobre a vida dos frades e da vida de uma entidade dentro da Ordem, sendo realizada pelo Ministro Geral, ou por um frade legitimamente nomeado para tal serviço. Frei Rômulo foi nomeado para este serviço, que especificamente, consta em saudar fraternamente cada irmão, aconselhar, confortar e corrigir com caridade eles, em nome e pela autoridade do Ministro Geral.

Frei Rômulo iniciou os trabalhos já no segundo semestre com uma primeira viagem para planejar e organizar o tempo da visitação. No primeiro semestre deste ano, já realizou entre os meses de março e abril a primeira etapa de visitação e, no mês de julho, iniciou a segunda etapa, que se concluirá no final do mês de setembro. O capítulo provincial será realizado entre os dias 04 e 10 de janeiro de 2022, na cidade de Santos Dumont (MG).

Visita e celebração na Fraternidade Santa Maria dos Anjos, Betim – MG. Foto: PSC

Cabe ao visitador: conhecer e examinar as condições e iniciativas dos frades, das casas e da província; avaliar e estimular as atividades realizadas pelos frades na província; promover a formação permanente e inicial, a formação científica e ministerial, bem como profissional; promover entre os frades a consciência de sua identidade e pertença e pertença à Ordem; por fim, averiguar a situação de cada frade e das questões econômico administrativas.

Conheça um pouco sobre a Província Santa Cruz

A Província Franciscana da Santa Cruz tem suas origens relacionadas com o surgimento, por parte de Frades oriundos da Holanda, do Comissariado da Santa Cruz no ano de 1900. Os primeiros frades estabeleceram, após uma passagem de tempo por Manaus, morada na cidade de Niterói (RJ). A sede do comissariado foi posteriormente transferida de Niterói para as cidades de São João del-Rei (1912), e em seguida para Divinópolis (1925). No ano de 1949, a partir da elevação do Comissariado, foi fundada a Província Santa Cruz. No momento da fundação a abrangendo a área geográfica de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sul da Bahia. Em 1959, houve a transferência da sede provincial de Divinópolis-MG para a capital, Belo Horizonte. No ano de 1966, os frades do Rio Grande do Sul, fundaram uma nova entidade autônoma, a província de São Francisco. A Província de Santa Cruz (PSC) conta hoje com 98 frades, entre professos solenes, professos temporários e noviços.  

Equipe de Comunicação Custodial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print