O frade membro da Província Imaculada Conceição, irá assessorar os frades da Custódia São Benedito da Amazônia, no Retiro Anual, que será realizado na Casa de Acolhida São José, no Planalto Santareno de 2 a 7 de setembro junto com a Assembleia Anual. Este ano o tema será: 800 anos dos Estigmas de São Francisco. Vão participar, aproximadamente 30 frades e 11 irmãs da Congregação Missionária da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (SMIC).
Sobre o tema, frei Vitório Mazzuco, OFM, adiantou um pouco. “Vamos trabalhar a importância dos estigmas como um fato real. São Francisco é considerado o primeiro Santo estigmatizado do Cristianismo. Esse momento é muito importante para nós, porque foi uma conquista de São Francisco, após mais de 20 anos de conversão porque foi no final da vida dele em 17 de setembro de 1224”.
O frade compara que os estigmas de São Francisco são marcas de amor. “Aquilo que nós amamos deixa marcas, e os estigmas são marcas de amor. Além desse amor, vou trabalhar com os frades os inscritos a partir das fontes franciscanas, os inscritos a partir da experiência evangélica de Francisco, a identificação com Jesus.
Conforme o frade assessor, os retiros trabalham especificamente temas franciscanos. “Esse momento é quando se desacelera, se recolhe, para colher novamente a força do carisma, a identidade franciscana trabalhando os temas franciscanos. Dom Elder sempre diz uma coisa que é exatamente o que tem que ser um retiro. Ele diz: Parar de maneira certa é continuar”.
Frei Vitório lembra ainda que o retiro é mais um momento de vivência de fraternidade. “É um tempo de recolhimento, aprofundamento, reflexão, tempo de oração, meditação, mas principalmente de convivência fraterna”.
De acordo com Frei Vitório, para as Custódias e Províncias e também para todas as entidades franciscanas, congregações, institutos, novas fundações, o Retiro Anual é garantido pelas constituições e ele é o grande momento da formação permanente, que é a formação continuada. Normalmente por estatuto e constituições os retiros duram cinco dias, mas a Segunda Ordem, que é a do ramo contemplativo da família franciscana, no caso as Clarissas, elas fazem um retiro de duração de oito dias.
Sobre Frei Vitório Mazzuco
Frei Vitório Mazzuco, OFM, tem 71 anos, sendo 50 de vida religiosa e 47 anos de presbítero. Formado em Teologia e em Filosofia, e especialista em Teologia Espiritual em Roma. O frade trabalhou muitos anos no Instituto Teológico Petrópolis e já são 40 anos na área da educação e formação. Mas o senhor do Frei era ser Pároco ou Vigário Paroquial de alguma Paróquia, mas isso nunca aconteceu. Atualmente o frade trabalha na Universidade de São Francisco, nos compus de Bragança, Itatiba e Campinas.