Governo da Província da Imaculada Conceição completo

Foto: Equipe de Comunicação do Capítulo da Província da Imaculada Conceição do Brasil

 

Na tarde desta segunda-feira, 29 de novembro, os frades capitulares presentes no Seminário Santo Antônio de Agudos – 110 professos solenes votantes – elegeram o novo Vigário Provincial e os seis Definidores que formarão o novo governo da Província da Imaculada Conceição para o próximo sexênio (2022-2027), com o Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira.

 

COM O ENCERRAMENTO DAS ELEIÇÕES HOJE, FICA ASSIM O GOVERNO PROVINCIAL:

MINISTRO PROVINCIAL - FREI PAULO ROBERTO PEREIRA

MINISTRO PROVINCIAL 

FREI PAULO ROBERTO PEREIRA

Frei Paulo Pereira, aos 53 anos, foi eleito em segundo escrutínio, com 56 votos, em sessão capitular no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), no dia 27 de novembro.

Mineiro de Juiz de Fora, Frei Paulo nasceu no dia 18 de dezembro de 1967 e vestiu o hábito franciscano no dia 10 de janeiro de 1987. Sua profissão temporária foi no dia 11 de janeiro de 1988. Já a Profissão Solene foi feita na Ordem dos Frades Menores no dia 25 de setembro de 1993. No dia 19 de março de 1995 foi ordenado presbítero.

Em 1995 foi transferido para o Seminário Santo Antônio de Agudos como orientador e professor. Voltou para a Baixada Fluminense, onde morou como estudante, para ser guardião e pároco da Paróquia São Francisco em Duque de Caxias. Em 2000 foi eleito Definidor para o triênio 2001-2003 e passou a residir no Seminário de Ituporanga, acumulando a função de animador provincial da Pastoral Vocacional.

Em 2002, residiu no Convento das Graças em Guaratinguetá ainda como animador vocacional. Em 2003, passou a residir na Fraternidade São Boaventura de Rondinha como mestre dos frades de profissão temporária no tempo de Filosofia. Em 2003, foi reeleito Definidor para o triênio 2004-2006, passando a residir na Fraternidade do Navio, em Lages, como animador vocacional e presidente da Fundação Frei Rogério de Curitibanos. Em 2004, como orientador, voltou ao Seminário Santo Antônio de Agudos, acumulando a função de animador vocacional e vigário da casa.

No Capítulo Provincial de 2009 foi transferido para a Fraternidade do Divino Espírito Santo de Vila Velha (ES), acumulando as funções de guardião, pároco e vice-secretário da Evangelização. Em 2016, reeleito Definidor para o triênio 2016-2018, passou a residir no Convento da Penha como reitor do Santuário. Foi reeleito mais uma vez Definidor em 2018, desta vez para o triênio 2019-2021, sendo reconfirmado como guardião da Fraternidade do Convento da Penha.


FREI GUSTAVO MEDELLA

VIGÁRIO PROVINCIAL

Frei Gustavo Medella, aos 43 anos, foi reeleito Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição em primeiro escrutínio, com 93 votos (110 votantes) em sessão capitular no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), que começou às 14h30 desta segunda-feira, 29 de novembro.

Natural da cidade serrana de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, Frei Gustavo Medella nasceu no dia 19 de setembro de 1978. É filho de Célia Regina e Jorge Luiz Medella e irmão mais velho de André (1981) e Thaís (1984).

Quando garoto, o gosto pela comunicação se manifestou desde pequeno, graças especialmente ao avô que, com seu radinho a tiracolo, encantava-o. Em 1989, seus pais se mudaram para o prédio onde funcionava a Rádio Imperial de Petrópolis. Ali se formou a base do futuro comunicador. Em pouco tempo, fez amizade com os radialistas, e descia até o estúdio para acompanhar ao vivo os programas. “Aquilo foi me entusiasmando, fazia brincadeiras em casa de programa de rádio, punha minha avó para ler receitas, minha mãe para dar dicas de outros assuntos… E com aquele gosto, fui crescendo, aquilo foi tomando corpo em mim, na minha vida, até que decidi fazer faculdade de comunicação, habilitação em Jornalismo por gostar muito de rádio”, recorda.

Na Universidade, trabalhou na assessoria de imprensa da entidade, que se chamava na época Coordenação de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. No estágio, também participou de um treinamento em telejornalismo na TV Panorama, que era filiada à Rede Globo em Juiz de Fora. Depois de se formar, continuou trabalhando na TV Panorama, primeiro ajudando na organização do arquivo de imagens, e depois, no último momento, no portal de pesquisa que se chamava IPanorama.com, abastecendo-o de notícias. O rádio não poderia faltar no seu currículo: Rádio Solar em Juiz de Fora; Rádio Universitária e até uma ajuda no jornalismo da TV Cidade Imperial.

Ao mesmo tempo que cultivava essa paixão, ele soltava a voz no Coral dos Canarinhos de Petrópolis, onde ingressou aos 8 anos, em 1987. Foi nesse contato próximo com os frades, entre eles o saudoso Frei José Luiz Prim, Frei César Külkamp, Frei Marcos Antônio Andrade, do Convento do Sagrado Coração de Jesus e do Colégio dos Canarinhos, que descobriu outra paixão. “Lembro-me que aos domingos, depois da missa das dez, sempre passava na sacristia para dar uma espiadinha e via o contato dos frades com o povo, ou como o povo procurava-os para conversar, contar um pouco do que lhes acontecia nas suas vidas, e pensava: “Que contato bonito, que proposta de vida bonita de estar a serviço dos outros, de doar seu tempo, seus dons pelos outros!”. Essa vontade falou mais alto do que a do comunicador.

Em 2002, Gustavo ingressou como aspirante no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga; em 2003, fez o Postulantado no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP); em 2004, vestiu o hábito franciscano no Noviciado em Rodeio (SC); e cursou de Filosofia no Instituto São Boaventura em Rondinha (PR), de 2005 a 2006, porque já tinha curso universitário; e, de 2007 a 2010, cursou a Faculdade de Teologia, em Petrópolis (RJ).

Fez a profissão solene no dia 2 de outubro de 2010 e foi ordenado presbítero no dia 2 de julho de 2011, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, escolhendo o lema que está no Salmo 40: “Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor!”. Sua primeira transferência, em 1º de dezembro de 2010, foi para o Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, como orientador e Professor (diácono); em 12 de dezembro de 2012 veio para o Convento São Francisco, no centro de São Paulo, a serviço da Frente da Comunicação e da Educação. Em 20 de fevereiro de 2014 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco e integrou a Comissão Preparatória do Capítulo das Esteiras de 2014.

Frei Gustavo Medella foi eleito Definidor e se manteve como coordenador da Frente de Comunicação em 2016 até 2018, quando no Capítulo Provincial de 2018 foi eleito Vigário Provincial para o triênio 2019-2021, serviço que ele desenvolveu também como Secretário para a Evangelização. Em 2020 também acumulou o cargo de Secretário Provincial.


FREI DANIEL DELLANDREA

DEFINIDOR

Natural de Ascurra, em Santa Catarina, Frei Daniel nasceu no dia 25 de janeiro de 1981. É filho de Terezinha e Sérgio Dellandrea e irmão de Frei Gabriel Dellandrea, que é frade estudante do quarto ano de Teologia. Os dois têm mais um irmão, Elton.

Frei Daniel vestiu o hábito de São Francisco no Noviciado de Rodeio, onde sua família reside, no dia 10 de janeiro de 2000. Fez a profissão solene no dia 2 de agosto de 2005. Foi ordenado diácono no dia 21 de abril de 2007 e presbítero no dia 18 de outubro de 2008.

Frei Daniel teve como primeira transferência o Seminário Santo Antônio em Agudos. Depois foi transferido para o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, como guardião, seguindo depois para a  Paróquia Santo Amaro da Imperatriz, onde foi pároco  e vigário da Fraternidade. No triênio anterior,  assumiu a função de vice-secretário do Secretariado da Evangelização, no lugar de Frei César Külkamp, que assumiu como Vigário Provincial no lugar de Frei Evaristo Spengler.

Neste triênio que se encerra, foi pároco da Paróquia Santa Inês, em Balneário Camboriú e Definidor da Província.


FREI JOÃO FRANCISCO DA SILVA

DEFINIDOR

Natural de São Paulo, Frei João Francisco nasceu no dia 9 de julho de 1969. Filho de Antônio Oliveira e Maria Lindete da Silva (in memorian), ele é o penúltimo de oito irmãos. Frei João Francisco ingressou na Ordem Franciscana ao fazer a primeira profissão religiosa no Noviciado de Rodeio em 2006. Como já tinha o curso universitário, ficou um ano em Rondinha (Filosofia) e cursou Teologia de 2008 a 2011. Foi ordenado diácono pelo Cardel Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, no dia 10 de março de 2012. Professou solenemente na Ordem no dia 7 de agosto de 2011.

“Sou feliz e realizado em minha vocação”. Assim dizia Frei João Francisco da Silva antes de ser ordenado presbítero no dia 6 de outubro de 2012, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Sapopemba, São Paulo.

No ano de sua ordenação, foi transferido para a Fraternidade São José, em Guaratinguetá/SP, como guardião, serviço que continuou até este Capítulo. Foi reeleito Definidor no Capítulo Provincial de 2018 e continuou na função de Secretário da Formação e Estudos.


FREI ROBSON LUIZ SCUDELA

DEFINIDOR

Natural de Cordilheira Alta, no Oeste Catarinense, Frei Róbson nasceu no dia 27 de outubro de 1986 e vestiu o hábito franciscano no dia 8 de janeiro de 2006, em Rodeio.

O mais novo dos três filhos do casal Luís e Maria Scudela, cresceu na comunidade rural de Fernando Machado, onde teve a base de família, cresceu no trabalho, na oração, no estudo primário, na catequese. Fez o seu acompanhamento vocacional com os frades de Coronel Freitas (SC). Com 14 anos de idade, seguiu para o Seminário Santo Antônio em Agudos (SP), onde cursou o Ensino Médio e fez o Aspirantado em 2004. Depois de cumprir as etapas do Aspirantado e Noviciado, em dezembro de 2006 foi atendido à profissão temporária na Ordem Franciscana, na igreja Matriz de Rodeio.

Em seguida cumpriu o programa de formação juntamente com o Curso de Filosofia em Rondinha, município de Campo Largo (PR). Terminado este tempo de três anos, fez o pedido para um tempo de estágio na Missão de Angola.

Foi aceito e passou lá os dois últimos anos: um em Quibala (Postulantado) e em Malanje (Aspirantado). Cursou os quatro anos de Teologia em Petrópolis e teve como primeira transferência o Seminário de Ituporanga, onde foi como orientador.

Frei Robson foi nomeado ecônomo, coordenador do Pró-Vocações e Missões Franciscanas e coordenador da Frente das Missões  no triênio 2019-2021.


FREI ALEX CIARNOSCKI

DEFINIDOR

Natural de Ibicaré, em Santa Catarina, onde nasceu no dia 29 de maio de 1978, Frei Alex é o filho mais velho do casal Valdir Ciarnoscki e Hilda Baggio. É irmão de Carla Rafaela e Pábulo Filipe.

Frei Alex ingressou no Noviciado de Rodeio, onde recebeu o hábito franciscano em 10 de janeiro de 1997. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores em 19 de fevereiro de 2005. Foi ordenado sacerdote em 14 de outubro de 2006.

Após o término de seus estudos, atuou por dois anos na Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gaspar (SC). Depois, por três anos foi o coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Província. Foi então, transferido para a Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim, SC, onde durante 9 anos assumiu como pároco e guardião da Fraternidade. Atualmente, Frei Alex é o pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco (PR) e também como vice-postulador da Causa de Beatificação de Frei Bruno Linden.


FREI MARCOS ANTÔNIO ANDRADE

DEFINIDOR

Natural de Sorocaba, SP, Frei Marcos nasceu no dia 22 de setembro de 1967 e tem hoje 54 anos.

Vestiu o hábito franciscano em 1988 e fez a primeira profissão em 10 de janeiro de 1989, tendo 32 anos de Vida Religiosa. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores em 24 de setembro de 1993. Foi ordenado presbítero no dia 9 de dezembro de 1995 e celebrou o jubileu de 25 anos de sacerdócio.

Serviços e funções

1996-2006 – Orientador, Professor e Reitor no Seminário Santo Antônio, Agudos, SP

2007-2010 – Estudos em Liturgia no Instituto Santo Anselmo, em Roma, Itália

2011-2012 – Vice mestre, professor e Vigário Paroquial na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, RJ

2012-2021 – Mestre dos Professos Temporários do Tempo da Teologia, Petrópolis, RJ


FREI FIDÊNCIO VANBOEMMEL

DEFINIDOR

Catarinense, natural da cidade de Santo Amaro da Imperatriz, onde nasceu no dia 25 de março de 1953, Frei Fidêncio tem 68 anos e há 46 anos ingressou na Ordem Franciscana, quando vestiu o hábito de São Francisco de Assis no dia 20 de janeiro de 1974. Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores no dia 2 de agosto de 1978 e foi ordenado presbítero no dia 14 de dezembro de 1979. “Sou filho de agricultores, voltados para o árduo trabalho. Dos pais aprendi a disciplina, o rigor, a ternura e a fé. Depois, a minha vida foi se moldando dentro da Província, como seminarista e frade. Ao me formar dentro da Província, também adquiri o seu rosto, principalmente a formação que recebi dos meus mestres e irmãos”, define-se.

Durante 23 anos, Frei Fidêncio trabalhou na formação franciscana até ser eleito Ministro Provincial no Capítulo Provincial de 2009. “Ao terminar a teologia em Petrópolis eu era candidato a trabalhar numa casa de formação da Província. Na época conversei com o Ministro Provincial, Frei Basílio Prim, suplicando para fazer uma experiência pastoral para ajudar a vencer a timidez. Fui então transferido para a Paróquia de Campos do Jordão, no início de 1981 e lá permaneci até 1985. Depois, a partir de 1986, começou minha trajetória como formador: meio ano em Lages, 1 ano e meio em Petrópolis, 2 anos de estudos em Roma em vista da formação, 7 anos em Rondinha, 3 anos em Guaratinguetá e 9 anos mestre em Rodeio”.

Frei Fidêncio Vanboemmel (pronuncia-se Fanbemel) foi eleito Ministro Provincial, para um mandato de seis anos, no Capítulo realizado em novembro de 2009, ano que coincidiu também com a celebração dos 800 anos de fundação da Ordem dos Frades Menores. Terminado este mandato, para sua surpresa, foi reeleito para mais três anos no Capítulo de 2016. No último triênio, residindo no Convento São Francisco, onde assumiu as funções de Vigário da Fraternidade e Vigário Paroquial, não deixou de servir à Província como moderador da Formação Permanente. Com a eleição de Frei César Külkamp para Definidor Geral, Frei Fidêncio voltou ao governo para um mandato de agosto deste ano até este Capítulo.

Serviços e funções

1980-1985 – Vigário cooperador em Campos de Jordão, SP
1986 – Guardião da Fraternidade São José do Patrocínio, Lages, SC
1986-1987 – Vice mestre dos Professos Temporários do Tempo da Teologia, em Petrópolis, RJ
1988-1990 – Mestrado em Espiritualidade Franciscana no Antonianum, em Roma, Itália
1990-1994 – Vice mestre dos Professos Temporários do Tempo da Filosofia, Rondinha, Campo Largo, PR
1995-1997 – Mestre dos Professos Temporários do Tempo da Filosofia, Rondinha, Campo Largo, PR
1998-2000 – Mestre dos Postulantes em Guaratinguetá, SP.
2001-2009 – Mestre de Noviços em Rodeio, SC (eleito Definidor para o triênio 2007-2009)
2010-2018 – Ministro Provincial (reeleito)
2019-2021 – Moderador da Formação Permanente e atendente conventual, Convento São Francisco, São Paulo, SP.

 

 

Fonte: Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.

https://franciscanos.org.br/

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print