Queridos amigos e amigas, irmãos e irmãs em Cristo e São Francisco, nossos benfeitores e companheiros na Missão, neste chão da Amazônia,
Paz e todo Bem!
“Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes, nem as forças das alturas ou das profundidades, nem qualquer outra criatura, nada nos poderá separar do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor.”
(Rm 8, 38-39)
“Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam pelo teu amor, e suportam enfermidade e tribulação. Bem-aventurados aqueles que as suportarem em paz porque por ti, Altíssimo, serão coroados.”
(Cântico do irmão sol, 10-11)
Com o pequeno texto da Carta aos Romanos e estes dois versos do Cântico do irmão sol, de São Francisco de Assis, abro esta mensagem a vocês, queridos irmãos e irmãs que nos apoiam em nossa missão, partilham a vida conosco e nos acompanham ao longo do ano, dando de sua pobreza para nos ajudar materialmente e rezam por nós para nos sustentar espiritualmente.
A minha primeira palavra a vocês, nesta mensagem, falando em nome da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia é GRATIDÃO! Somos muito agradecidos a Deus por ter vocês como nossos irmãos e irmãs de caminhada, nos apoiando material e espiritualmente para cumprirmos a nossa missão evangelizadora neste chão amazônico! Somos muito agradecidos a vocês pela força que nos dão com a sua presença em nossa vida e missão, partilhando conosco o carisma franciscano e a missão.
Volto aos dois pequenos textos inspiradores desta mensagem. O pensamento do Apóstolo me veio à mente ao lançar um olhar retrospectivo sobre este ano de 2021, segundo ano da pandemia de covid-19, na conjuntura das enfermidades graves causadas pelo novo coronavírus. A convicção da união ao amor de Cristo, por parte de Paulo, tem que ser a nossa hoje também, para não perdermos a fé e a esperança diante das perdas e da sensação tremenda de fragilidade que tomou conta da gente neste ano que chega ao final. Sem fé e sem esperança sucumbimos e podemos nos deixar levar pelos piores sentimentos e atitudes desumanizantes, que causam desequilíbrios de todos os tipos, fragmentação e desintegração a partir da nossa interioridade. Como dizia há um tempo o Papa Francisco, “não deixemos que nos roubem a esperança!” Quantas virtudes, além das teologais Fé, Esperança e Caridade exigem os desafios de hoje aos que creem! E quem nos pode dá-las? Só a união inabalável com o Cristo, que nos dá o Espírito Santo, fonte de todos os dons e virtudes!
Os dois versos do “Cântico do Irmão Sol”, primeira poesia em língua italiana do grande trovador de Deus, Francisco de Assis, também cantam o amor de Deus por um outro viés: o do perdão por amor, a paciência e fortaleza nas enfermidades e tribulações. Só quem fez a experiência de um amadurecimento na união com o Cristo, até sentir com Ele as dores da paixão e da Cruz, e ter se aproximado ao máximo da maturidade e da estatura de Cristo (cfr. Ef 4, 11-13), como São Francisco de Assis e o Apóstolo Paulo podem louvar a Deus em meio às maiores tribulações, dores e sofrimentos sem perder a perfeita alegria e sem se deixar desestruturar interiormente. Tempos de tribulações, de enfermidades e de perdas pedem orações mais intensas, mais profundas, mais enraizadas na Palavra de Deus e mais entrelaçadas com a vida!
Em nome da Custódia São Benedito da Amazônia, agradeço de coração a vocês por todo o apoio e orações, neste ano em que fomos muito marcados pelas enfermidades e pelas visitas da irmã morte, que levou dois dos nossos confrades, Frei Dubán e Frei Manoel, no primeiro semestre. Obrigado pelas orações e apoio durante os meses em que ambos estiveram nas UTIs dos Hospitais Regionais de Santarém e Itaituba. Obrigado também pelas orações de vocês para nos apoiarem nas outras tribulações que sofremos este ano, como os dois acidentes sofridos pelo Frei João Schwieters e pelo Frei Elder Almeida, em agosto. Graças a Deus, tivemos somente perdas materiais, embora as sequelas destes acidentes continuem causando sofrimento aos confrades, sobretudo ao Frei João. Graças a Deus, com o apoio e orações de vocês, vamos vencendo e continuando de pé. Como eu sempre digo: são as orações de vocês que nos mantêm de pé. E vocês também podem contar com as nossas orações e amizade fraterna.
Os últimos meses deste ano têm sido só alegrias! Grande parte delas é fruto da continuidade da caminhada formativa franciscana dos nossos jovens confrades. Alegra-nos as renovações de votos dos professos temporários (Frei Cândido, Frei Diogo, Frei Lauro e Frei Márcio), a primeira profissão na vida consagrada franciscana dos nossos dois irmãos noviços (Frei Jailson e Frei Walter), a ordenação presbiteral de Frei Raoul e a profissão solene de dois confrades (Frei Andrei e Frei Fábio). O compromisso corajoso e generoso de consagração destes confrades nos enche de alegria e esperança! E a partir disso, queremos compartilhar com vocês nossa gratidão!
O ano novo de 2022 vai iniciar com mais alegria e esperança para a nossa fraternidade custodial com a recepção ao ano de noviciado dos nossos seis postulantes, no dia 03 de janeiro de 2022, em Montes Claros, Minas Gerais. São eles: Antônio Magno da Silva Lima, Felip Barbosa da Luz, Gabriel Dezincourt de Souza, Juan Kaio da Silva Arruda, Leandro Kamal Tomé Diniz e Pedro Olavo Ramos da Silva.
Graças a Deus, temos muitas razões para olhar para o futuro com esperança e alegria! Desejo que assim seja também para cada um e cada uma de vocês, queridos amigos e irmãos de caminhada. Que apesar das dificuldades e tribulações vividas recentemente, predomine nos corações de todos os melhores sentimentos e as melhores expectativas para o futuro. Os sinais ao nosso redor nos dão razões para acreditar no melhor. O Cristo lança sobre nós o esplendor de seu rosto, de sua presença animadora e vivificadora. Que ao celebrarmos mais uma vez o grande mistério de sua encarnação, reavivemos em nós a fé, a esperança e o amor! Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, volte sua face para nós, lance sobre nós e sobre toda a humanidade um olhar de misericórdia e nos conceda a sua Paz!
Desejamos a todos vocês um santo, feliz e alegre Natal! Um felicíssimo Ano Novo, pleno de saúde, alegrias, muita prosperidade e Paz! E sobretudo Esperança!
Um abraço fraterno e cheio de gratidão de coração para coração!
Frei Edilson Rocha, OFM
Ministro Custodial
Custódia São Benedito da Amazônia
Confira o vídeo de Frei Edilson para este fim de ano: