Uma noite inesquecível tomou conta da Casa da Cultura no dia 12 de novembro, quando o Grupo Franciscano de Teatro KABI KAXI estreou seu espetáculo “A Ciranda de Greccio”. Pela primeira vez no palco da Casa de Cultura, o grupo trouxe uma adaptação tocante e inovadora da história do presépio criado por São Francisco de Assis em 1223. O roteiro, uma obra de Frei Fábio Vasconcelos, OFM, adaptado por Frei Ulysses Nunes, revisita a fundação do primeiro presépio, transportando a narrativa para o coração da Amazônia.
Na visão do autor, o cenário é uma casa de farinha – um ambiente simples e simbólico na cultura amazônica, refletindo a mesma humildade que envolveu o nascimento do Menino Jesus em Belém. Nesta adaptação, a história é contada por duas lavadeiras e dois frades missionários que, ao contemplarem a natureza da região, reimaginam como seria o nascimento de Jesus entre os povos ribeirinhos. Assim como Francisco reuniu moradores locais para compor o presépio de Greccio, o grupo KABI KAXI trouxe personagens amazônicos para celebrar o nascimento divino, enaltecendo o carimbó, o samba e a ciranda, em um Natal ao estilo da Amazônia.
O espetáculo surpreendeu e emocionou o público, que se encantou com a autenticidade do cenário: a casa de farinha que, ao longo da peça, se transforma em um presépio. A diretora da peça e coordenadora do grupo, Edilane Oliveira (A Didi), em um momento de profunda emoção, agradeceu aos presentes, aos apoiadores e fez uma homenagem a Aldo Lima, um grande incentivador do grupo, em memória.
A coordenação da Mostra de Teatro também expressou gratidão pela participação do grupo, elogiando o talento e a originalidade da apresentação. O Grupo KABI KAXI tem o apoio da Custódia São Benedito da Amazônia, e o agora está com sua agenda aberta para novas apresentações de “A Ciranda de Greccio”.