CEBs e sua experiência Sinodal
Louvar juntos pela graça do caminho
O II Encontro das CEBs da Rede Franciscana de Paróquias foi realizado no Centro de Formação Itauajuri, em Monte Alegre (PA), do dia 9 a 11 de dezembro e contou a participação de 120 pessoas. Com o tema: CEBs e sua experiência sinodal e lema: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21, 5), os dias de entrosamento e partilha entre as comunidades de base foram marcados também por muita alegria. O Ambiente do evento foi ornamentado no estilo das Comunidades, com elementos da realidade cultural dos povos da Amazônia e com referências que trouxeram presentes a identidade de cada comunidade e sua união em Cristo.
Na sexta-feira (9), com a chegada dos membros e delegados das CEBs das Paróquias Cristo Libertador, Santíssimo Sacramento, São Sebastião e São Francisco de Assis, os participantes foram acolhidos com a Celebração de Abertura da programação. Esse momento foi marcado pela Mística do reencontro e por um clima de profunda fraternidade, como irmãos e irmãs que testemunham as maravilhas do eterno amor de Deus. Após dois anos de Pandemia, e três anos depois do I Encontro, os participantes se uniram para celebrar com símbolos a vida das CEBs, fazendo um belo momento de reencontro e integração da rede franciscana de paróquias. Foi ainda uma oportunidade de expor as lutas e motivações, animados sempre para olhar para frente tendo Jesus como referencial diante dos desafios. A Celebração de abertura foi sem dúvidas um transbordamento da ação de graças, como indicou a Palavra de Deus proclamada.
Os membros da CEBs expressaram que puderam experimentar um tempo especial de graça e presença libertadora de Jesus, que está sempre pronto a acompanhar nossa caminhada, acendendo luzes para iluminar nossas necessidades e fazendo arder nossos corações para caminhar nos seus passos e levar nossas comunidades a viver a experiência sinodal. O II Encontro da CEBs refletiu sobre o “caminhar juntos” um aspecto muito importante da vida em comunidade, e tema central do Sínodo sobre a Sinodalidade. Essa foi também uma oportunidade de reforçar nas comunidades de base a sua vocação de buscar novos caminhos, iluminados pelo seguimento do “Cristo que tudo renova”.
Caminhar como Comunidade neste chão da Amazônia
No sábado (10), segundo dia de encontro, começou com a oração da manhã, ao recordar a vida, pessoas de diversas comunidades puderam trazer presente no coração e na memória “o caminho até aqui”. Foram lembrados os nomes de antigas lideranças e a sua atuação na caminhada das CEBs da Rede. Ressoaram fortemente nesse momento orante as palavras reencontro e reencanto. O canto do salmo (Sl 71), entoado em comunidade, fez-se um clamor pelo florescimento da Justiça e da Paz que vem da parte do Senhor. Em seguida palavras da salmodia foram repetidas fazendo com que a sua mensagem fosse internalizada pelos presentes. Ao fazerem as preces ao Onipotente e Bom Senhor, os membros das comunidades agradeceram a sua caminhada e louvaram pelo convite de serem uma Igreja em Saída com estilo Sinodal. Para concluir a oração, Frei Rômulo Canto, dirigiu a bênção e desejou a todos um bom dia de partilha e de vivência da sinodalidade.
Reencontrar a alegria de caminhar juntos na missão
Na opinião de Frei Gregório Joeright, este II encontro que começou pela “espiritualidade do reencontro” olhar para a realidade das comunidades, muitas delas enfraquecidas nos tempos de pandemia, mas enfocou também a animação que vem pelo vivência do espírito comunitário. Foi lembrado de forma especial o caminho dos discípulos de Emaús, descrito no Evangelho de Lucas, onde Jesus se fez companheiro, abriu as escrituras, entrou na casa, sentou com eles e partiu o pão, logo em seguida eles saíram em missão. O caminhar dos dois discípulos foi transformado na alegria de reencontrar-se com o Ressuscitado, e essa mesma experiência sinodal as CEBs da Rede Franciscana podem trilhar.
Frei Gregório, rememorou ainda a liturgia do dia, III Domingo do advento, ou como disse o frade o “domingo das rosas” onde no deserto brotam flores e voltam a alegria. Reanimar o compromisso, voltar para as comunidades com muita fé, para assumir um compromisso cristão no mundo. Enviados como Jesus enviou para construir reino e criar um mundo novo, novos céus e nova terra.
Com a celebração de envio, os membros das comunidades retornaram bastante contentes pelos momentos vividos neste II Encontro de CEBs. Destaca-se ainda que o encontro mostrou-se, para os mais de cem participantes, como ocasião de comunhão, participação e fortalecimento da missão assumida nas bases. A estrada de uma Igreja Sinodal que se constrói com encontro, escuta e discernimento pode ser evidenciado nestes dias.
Equipe de Comunicação Custodial com informações da Pascom da Rede Franciscana de Paróquias