II Encontro de CEBs da Rede Franciscana de Paróquias

Foto: Pascom Rede Franciscana de Paróquias

CEBs e sua experiência Sinodal

Louvar juntos pela graça do caminho

O II Encontro das CEBs da Rede Franciscana de Paróquias foi realizado no Centro de Formação Itauajuri, em Monte Alegre (PA), do dia 9 a 11 de dezembro e contou a participação de 120 pessoas. Com o tema: CEBs e sua experiência sinodal e lema: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21, 5), os dias de entrosamento e partilha entre as comunidades de base foram marcados também por muita alegria. O Ambiente do evento foi ornamentado no estilo das Comunidades, com elementos da realidade cultural dos povos da Amazônia e com referências que trouxeram presentes a identidade de cada comunidade e sua união em Cristo.

Na sexta-feira (9), com a chegada dos membros e delegados das CEBs das Paróquias Cristo Libertador, Santíssimo Sacramento, São Sebastião e São Francisco de Assis, os participantes foram acolhidos com a Celebração de Abertura da programação. Esse momento foi marcado pela Mística do reencontro e por um clima de profunda fraternidade, como irmãos e irmãs que testemunham as maravilhas do eterno amor de Deus. Após dois anos de Pandemia, e três anos depois do I Encontro, os participantes se uniram para  celebrar com símbolos a vida das CEBs, fazendo um belo momento de reencontro e integração da rede franciscana de paróquias.  Foi ainda uma oportunidade de expor as lutas e motivações, animados sempre para olhar para frente tendo Jesus como referencial diante dos desafios. A Celebração de abertura foi sem dúvidas um transbordamento da ação de graças, como indicou a Palavra de Deus proclamada.   

Os membros da CEBs expressaram que puderam experimentar um tempo especial de graça e presença libertadora de Jesus, que está sempre pronto a acompanhar nossa caminhada, acendendo luzes para iluminar nossas necessidades e fazendo arder nossos corações para caminhar nos seus passos e levar nossas comunidades a viver a experiência sinodal. O II Encontro da CEBs refletiu sobre o “caminhar juntos” um aspecto muito importante da vida em comunidade, e tema central do Sínodo sobre a Sinodalidade. Essa foi também uma oportunidade de reforçar nas comunidades de base a sua vocação de buscar novos caminhos, iluminados pelo seguimento do “Cristo que tudo renova”.   

Caminhar como Comunidade neste chão da Amazônia

No sábado (10), segundo dia de encontro, começou com a oração da manhã, ao recordar a vida, pessoas de diversas comunidades puderam trazer presente no coração e na memória “o caminho até aqui”. Foram lembrados os nomes de antigas lideranças e a sua atuação na caminhada das CEBs da Rede. Ressoaram fortemente nesse momento orante as palavras reencontro e reencanto. O canto do salmo (Sl 71), entoado em comunidade, fez-se um clamor pelo florescimento da Justiça e da Paz que vem da parte do Senhor. Em seguida palavras da salmodia foram repetidas fazendo com que a sua mensagem fosse internalizada pelos presentes. Ao fazerem as preces ao Onipotente e Bom Senhor, os membros das comunidades agradeceram a sua caminhada e louvaram pelo convite de serem uma Igreja em Saída com estilo Sinodal. Para concluir a oração, Frei Rômulo Canto, dirigiu a bênção e desejou a todos um bom dia de partilha e de vivência da sinodalidade. 

Foto: Pascom Rede Franciscana de Paróquias

Reencontrar a alegria de caminhar juntos na missão 

Na opinião de Frei Gregório Joeright, este II encontro que começou pela “espiritualidade do reencontro” olhar para a realidade das comunidades, muitas delas enfraquecidas nos tempos de pandemia, mas enfocou também a animação que vem pelo vivência do espírito comunitário. Foi lembrado de forma especial o caminho dos discípulos de Emaús, descrito no Evangelho de Lucas, onde Jesus se fez companheiro, abriu as escrituras, entrou na casa, sentou com eles e partiu o pão, logo em seguida eles saíram em missão. O caminhar dos dois discípulos foi transformado na alegria de reencontrar-se com o Ressuscitado, e essa mesma experiência sinodal as CEBs da Rede Franciscana podem trilhar. 

Frei Gregório, rememorou ainda a liturgia do dia, III Domingo do advento, ou como disse o frade o “domingo das rosas” onde no deserto brotam flores e voltam a alegria. Reanimar o compromisso, voltar para as comunidades com muita fé, para assumir um compromisso cristão no mundo. Enviados como Jesus enviou para construir reino e criar um mundo novo, novos céus e nova terra.

Foto: Pascom Rede Franciscana de Paróquias

Com a celebração de envio, os membros das comunidades retornaram bastante contentes pelos momentos vividos neste II Encontro de CEBs. Destaca-se ainda que o encontro mostrou-se, para os mais de cem participantes, como ocasião de comunhão, participação e fortalecimento da missão assumida nas bases.   A estrada de uma Igreja Sinodal que se constrói com encontro, escuta e discernimento pode ser evidenciado nestes dias. 

Equipe de Comunicação Custodial com informações da Pascom da Rede Franciscana de Paróquias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print