O Ministro Custodial Frei Edilson Rocha, enviou mensagem aos participantes do Curso Interprovincial de Franciscanismo 2024, que acontece na Cidade de Canindé (CE). A Custódia São Bendito da Amazônia é uma das entidades que anualmente realiza essa formação com frades do tempo da profissão temporária. Participam do Encontro, em nome da Custódia, os frades professos temporários o secretário para formação e estudos Frei John Araújo. Abaixo você pode conferir o conteúdo da mensagem envida por Frei Edilson.
Carrego no meu corpo os estigmas de Jesus” (Gal 6, 17)
Tocados pelas chagas de Cristo, abracemos os chagados do nosso mundo.
Santarém, 27 de janeiro de 2024
Caríssimos irmãos reunidos no encontro de Franciscanismo em Canindé, CE,
Paz e todo Bem!
Desejo que este vosso encontro, que já está nos últimos dias, tenha sido muito proveitoso para todos, com uma experiência de convivência fraterna e reflexões muito enriquecedoras a respeito da herança espiritual de nosso seráfico pai São Francisco, junto a este Santuário Franciscano que evoca as sagradas chagas de Cristo impressas no corpo santo de São Francisco de Assis!
O maior tesouro espiritual que São Francisco nos legou é justamente o seu testemunho de vida apaixonada por Cristo, especialmente pelo Cristo nu e crucificado, para usar a expressão do próprio santo nosso fundador, paixão expressa no próprio corpo do pobrezinho de Assis, nas chagas esculpidas pelo Serafim Crucificado, como que coroando a experiência mística profunda de imersão no mistério da Cruz, morte e ressurreição de Jesus. Este ápice da vida de Francisco identificada com o Crucificado também é o ponto de chegada de uma vida profundamente comprometida no acolhimento e no abraço aos estigmatizados deste mundo, como bem o narra São Francisco em seu testamento, lembrando do abraço no irmão leproso, símbolo da humanidade mais chagada e estigmatizada de seu tempo e de seu mundo: os mais pobres entre os pobres.
Espero que todos vocês voltem destes dias de encontro fortalecidos em sua vocação de irmãos e menores – irmãos de todos e todas as pessoas – animados do mesmo espírito que conduziu São Francisco ao encontro do Cristo que se manifesta de tantos modos, mas sobretudo na humanidade empobrecida e sofredora, na qual podemos contemplar os corpos chagados de tantos irmãos e irmãs. Nesta contemplação, possamos todos aprofundar a nossa paixão pelo Cristo e a paixão pela humanidade, como dimensão inerente à nossa vocação de consagrados. Contemplar os estigmas de São Francisco, neste ano em que celebramos o oitavo centenário dos estigmas do pai seráfico, fortaleça em vocês e reavive em todos nós, frades menores, o compromisso de viver a fraternidade entre nós e com todos os irmãos e irmãs com quem nos encontramos pelo nosso caminho. Não podemos reter para nós estes bens espirituais que o Senhor nos dá como Graça. Por isso, esperamos que vocês partilhem com todos, na missão evangelizadora, o que recebestes do Senhor, como ele mesmo nos diz: “De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt 10: 6).
Todos vocês, queridos irmãos, sois a nossa esperança e o nosso futuro! Que o Senhor Jesus, Crucificado e Ressuscitado, ilumine vocês e conceda a todos vocês todos os bens espirituais com que agraciou São Francisco e Santa Clara de Assis, junto com generosidade, conversão, perseverança, fidelidade na missão evangelizadora!
Meu abraço alegre e fraterno, desejando que todos vocês sejam abençoados com ótimas viagens de retorno às suas casas e às atividades próprias deste tempo em suas vidas, com muito sucesso!
Fraternalmente,
Frei Edilson Rocha, OFM
Custódio