Sinal vivo do diálogo e da cultura de paz
Na segunda-feira, 17 de março de 2025, foi celebrada na Cúria Geral a ereção da nova Conferência do Norte da África e Oriente Médio (CONAMO) da Ordem dos Frades Menores , composta por:
- -Província da Sagrada Família (Egito)
- -Custódia da Terra Santa
- -Custódia da SS. Protomártires de Marrocos
- -Tutel de Istambul (Turquia)
- -Vicariatos Apostólicos de Trípoli e Benghazi (Líbia)
O encontro foi moderado pelo Pe. John Wong , Definidor Geral para a Ásia e Oceania, que deu as boas-vindas aos presentes: os membros do Definitório Geral, os Secretários e Diretores dos Escritórios da Cúria e os representantes das Entidades da nova Conferência: Pe. Stéphane Delavelle , Custódio da Custódia de SS. Protomártires de Marrocos; Pe. Ibrahim Faltas , Vigário da Custódia da Terra Santa; Pe. Magdy Helmy , do Vicariato Apostólico de Trípoli, Líbia; Pe. Eleuthère Makuta , Guardião da Comunidade Franciscana Internacional de Istambul, Turquia; Pe. Mourad Mousa , Ministro Provincial da Província da Sagrada Família, no Egito.
Após um momento de oração, o Vigário Geral, Pe. Ignacio Ceja , escolhido como representante da CONAMO dentro do Definitório Geral, leu solenemente o Decreto de ereção da nova Conferência, seguido pela mensagem do Ministro Geral, intitulada Viver juntos como irmãos em terras de encontro .
“Repartirás o teu pão com o faminto, e acolherás em tua casa o pobre e o desabrigado…”: com estas palavras do profeta Isaías (Is 58,7), Pe. Massimo Fusarelli sublinhou a importância e a essência da presença franciscana nas terras do norte da África e do Oriente Médio, terras onde se encontram diferentes religiões, onde o Mediterrâneo é uma ponte entre diferentes culturas.
Dirigindo-se aos representantes das Entidades envolvidas, o Pe. Massimo lembrou o Capítulo XVI da Regra Sem Selo, por serem entidades de maioria islâmica, característica que não pode ser vista como uma limitação, mas como uma “oportunidade extraordinária”. O Evangelho, de fato, “nos convida a uma presença de menores, de irmãos, capazes de relações de amizade e simplicidade , evitando qualquer forma que nos dê visibilidade e poder. Mostremos com fatos que viver o Evangelho é possível também aprendendo a estar entre e com as pessoas”, disse o Ministro.
Não estratégia, portanto, mas estilo: viver o Evangelho, mesmo aprendendo a viver com as pessoas, entre as pessoas, através do diálogo, falando a sua língua, oferecendo abrigo e ajuda aos necessitados, qualquer que seja a sua origem ou religião, como recorda o Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti .
A esperança é que esta nova Conferência seja também um laboratório para toda a Ordem, “onde se possam experimentar novas formas de animação e colaboração, privilegiando a qualidade da vida fraterna e a autenticidade do testemunho evangélico”, especialmente em favor do diálogo inter-religioso, da justiça, da paz e da integridade da criação, dos migrantes, como já faz a Rede Franciscana do Mediterrâneo.
O Ministro Geral destacou a importância de estar nestas terras, para a Ordem e para toda a Igreja, para os cristãos presentes, para a custódia dos Lugares Santos, tornando-se um sinal vivo e eloquente de acolhida, de relações fraternas, de respeito mútuo, de diálogo, de uma cultura de paz.
A criação da nova Conferência foi bem recebida pelos presentes. O Pe. Mourad Mousa (Egito) disse estar feliz com esta nova Entidade, que ele mesmo propôs ao Capítulo Geral de 2021, destacando a importância da formação inicial e contínua no diálogo; O padre Stéphane Delavelle (Marrocos) lembrou que, apesar das diferenças entre as diversas realidades, caminhos comuns já estão sendo percorridos e enfatizou a importância de entrar em contato com as pessoas, começando pelo aprendizado da língua árabe. O Pe. Eleuthère Makuta (Turquia), que lançou recentemente o convite para o 19º Curso sobre Diálogo Inter-religioso e Ecumênico , destacou a variedade do mundo islâmico, “uma verdadeira riqueza”, detendo-se especialmente na importância do acolhimento dos migrantes. O padre Ibrahim Faltas (Terra Santa) lembrou que os frades nos Lugares Santos interagem não apenas com muçulmanos, mas também com judeus e drusos.
A recitação da Ave Maria em árabe concluiu a primeira fase do encontro.
Após o intervalo, os presentes elegeram:
Pe. Francesco Patton (Custódio da Terra Santa) Presidente da CONAMO;
Pe. Mourad Mousa Vice-Presidente ;
Irmão Stéphane Delavelle Tesoureiro ;
Pe. Magdy Helmy Secretário .
Após a criação das novas Conferências Anglófonas e Francófonas da África, o nascimento da CONAMO também responde ao chamado para renovar as estruturas da OFM para melhor servir à vida e à missão, conforme solicitado pelo Capítulo Geral de 2021. Especificamente, esta nova Conferência quer dar espaço de encontro, colaboração e futuro às Entidades do Mediterrâneo, mostrando sua especificidade.
Leia a mensagem do Ministro Geral
Fonte: ofm.org