No próximo domingo, dia 27 de novembro, em Santarém, será realizado o Círio de Nossa Senhora da Conceição. Neste ano as festividades da Imaculada marcam a retomada de diversos elementos da programação que não houveram em 2020 e 2021 devido a pandemia da COVID-19. A festa de Nossa Senhora faz parte do calendário dos Católicos da Cidade. O Cardeal e Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, esteve em Santarém participando do Capítulo da Custódia São Benedito da Amazônia. O arcebispo de Manaus, cidade que assim como Santarém tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, deixou uma mensagem para os fiéis da Pérola do Tapajós.
“Somos Igrejas irmãs que têm o cuidado da mesma mãe. Em Manaus também celebramos a Imaculada. Aos fiéis de Santarém, deixo a mensagem que é a nossa mãe que sempre zela por nós e nunca podemos esquecer disso. Que sempre podemos celebrar a Imaculada Conceição, a mãe do menino Jesus e nossa mãe”. Comentou o Cardeal.
A fé que os fiéis transmitem na festividade de Nossa Senhora transpassa o que se pode expressar. E a Imaculada Conceição é a responsável por toda essa fé que move o povo católico.
“A Imaculada é aquela que nos trouxe Jesus, que é a razão da nossa fé, da nossa vida. Mas Jesus também é a razão do nosso cuidado para com os irmãos e irmãs mais necessitados. Que Nossa Senhora nos acompanhe sempre e nos leve a Jesus. Vamos interceder pela Imaculada Conceição para que ela sempre nos acompanhe, nos proteja”. Concluiu Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Em Manaus e Santarém: Caminhar junto com Maria
Santarém e Manaus se ligam de muitas formas: pelos rios, pelo fato que a capital do Amazonas ser um dos destinos mais escolhidos para os santarenos irem procurar emprego e outra coincidência feliz é que ambas as cidades e arquidioceses têm a mesma Padroeira, a Virgem da Conceição.
Em Santarém, as festividades de Nossa Senhora da Conceição 2022, têm uma extensa programação, que inclui como um ponto forte a procissão do Círio, no dia 27 de novembro. Outro destaque é a Caminhada de Fé com Maria que será no dia 03 de dezembro. A festividade encerra no dia 8 de dezembro, data em que celebraremos a Padroeira da Arquidiocese. O tema do Círio deste ano é “Maria Imaculada, ensina-nos a caminhar em comunhão com a Igreja”
Já na Capital amazonense, as comemorações começa nesta sexta-feira, dia 25 de novembro e entre as programações previstas estão peregrinações da imagem, novenário, Círio Cunhatã e Curumim e encerrando no dia 8 de dezembro a Festa da Padroeira. O tema de 2022 é “Tu és nossa Mãe”.