Reunidos em terras santarenas, na tarde desta segunda-feira, 14 de novembro, os frades da Custódia São Benedito da Amazônia deram início ao seu XII Capítulo Custodial. Vale relembrar que o Capítulo tem como tema: Fraternidade e Missão na Amazônia e o Lema: “Para dar-lhes um futuro de esperança” (Jr 29,11). Além do tema geral, este primeiro dia convida a refletir o tema “abrir caminho para esperança”.
A Oração de Abertura foi presidida pelo Visitador Geral, Frei João Carlos Karling. Além do presidente da Oração adentraram a capela do Convento São Francisco, o Ministro Custodial, Frei Edilson Rocha da Silva, e o Vigário Custodial, Frei Elder de Sousa Almeida.
Ao som do hino “Francisco do beiradão” uma imagem de São Francisco de Assis foi introduzida no ambiente de oração. O canto entoado pelos Frades reunidos recorda a vida e missão franciscana “pelos rios e caminhos” da Amazônia. Frei Edilson, acolheu a todos com palavras de gratidão, coragem e esperança. A celebração prosseguiu com canto “seja o verdade sinal da Esperança”, ao cantar junto essa canção, os frades evocaram a memória dos povos e da natureza amazônica. Para simbolizar os pilares da vida franciscana, dois frades, um jovem e um idoso, conduziram até o altar o evangeliário e a regra.
Em seguida na oração, deu-se lugar a proclamação do evangelho segundo Mateus (Mt 5, 13-16) feita por Frei Edilson. Depois o Ministro, dirigiu algumas comentários sobre o sentido da Palavra proclamada. Ele ressaltou: “Nós devemos ser uma presença transformadora no mundo. Nestes tempos desafiadores e sombrios, devemos levar sabor na vida das pessoas como o sal traz na comida. Devemos ser luz no mundo como diz a palavra. Devemos enfrentar os desafios, mesmo achando que somos pequenos comparados a eles. Somos chamados a ser essa força transformadora, a esperança e luz, testemunhando o evangelho de Jesus. E quanto mais nós dermos testemunho do evangelho de Jesus, mais seremos uma presença luminosa, mais seremos uma presença com sabor, como sal que não só transforma e dá sabor, como conserva. E luz que ilumina as trevas”.
A oração seguiu com a procissão dos frades, que juntos se caminharam a cantar o “Veni Creator Spiritus”, até o auditório para iniciar a sessão plenária de abertura. Na Sessão, presidida pelo Visitador, foi lida a carta de nomeação, chamada das capitulares, na qual estiveram ausentes neste momento cinco frades, que apresentaram os motivos da sua ausência. O passo seguinte deste momento foi a votação da “Ordem do Capítulo”. Também foi repassado o cronograma e entrega dos materiais que serão utilizados no decorrer da semana. Houve um intervalo de meia hora e logo começou a leitura do relatório do visitador. O relatório condensa o resultado da visita fraterna feita por Frei João Carlos aos frades da Custódia. Na continuidade deste primeiro dia de Capítulo às 19h que ocorrerá a missa de Deposição dos Cargos, realizada na Capela interna do Convento.
Equipe de Comunicação para o Capítulo 2022