A vida e missão de Frei Roberto
Roberto Michael Mizicko nasceu no dia 13 de outubro de 1936, na cidade de Tonica, Estado de Illinois, nos Estados Unidos da América. Filho de John Peter Mizicko e Hildegard Elizabeth Mizicko, Roberto aprendeu a profissão de técnico em eletrônica, mas sentiu-se chamado a ser religioso franciscano. Naquela época, o jovem que se sentia vocacionado para a vida religiosa normalmente era acolhido num seminário, onde cumpria os estudos das várias etapas educativas, antes de entrar propriamente para a vida religiosa. Roberto foi recebido no Noviciado Franciscano, da Província do Sagrado Coração de Jesus (EUA), em 21 de junho de 1956. Um ano depois, Frei Roberto emitia sua primeira profissão religiosa, mediante os votos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Em 22 de junho de 1960, emitia sua profissão solene nas mãos do Ministro Provincial, Frei Pius Barth, OFM. Os frades que eram aprovados para ser missionários no Brasil (em Santarém), eram enviados para os estudos de Teologia em Petrópolis, RJ. Assim, em 15 de dezembro de 1962, Frei Roberto já recebia a Ordenação Diaconal, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, RJ. Em 21 de dezembro de 1963, em Streator, Illinois, nos Estados Unidos, Frei Roberto Mizicko foi ordenado presbítero da Igreja Católica, pela imposição das mãos do Bispo Dom David Hickey, SJ.
Na qualidade de especialista em eletrônica, Frei Roberto Mizicko trabalhou muitos anos e colaborou na montagem e manutenção dos equipamentos da Rádio Rural de Santarém, juntamente com Frei Nestor Wilndolph, que também era da área de tecnologia da eletrônica. Além disso, Frei Roberto mantinha uma oficina-escola de eletrônica bem-organizada, no Seminário São Pio X, onde montava os rádios para o MEB (Movimento de Educação de Base), que eram espalhados pelas comunidades do interior para Aulas Radiofônicas. Algumas gerações de jovens aprenderam eletrônica na escola do Frei Roberto e se tornaram também especialistas na área da eletrônica.
Sua Trajetória no Brasil
28/10/1961 – Chegada à Petrópolis
Out/1963-Jul/1964 – Petrópolis: Estudos
1965-1972 – Santarém – Seminário São Pio X: Professor
1973-1977 – Santarém – Fraternidade do Santíssimo: Pastoral nas comunidades de Santíssimo, Sant´Ana, Livramento e Interventoria
1978-1980 – Belém: Acompanhamento dos seminaristas diocesanos (Pariquis) e franciscanos (Casa Rósea)
1979 – Belém – Casa dos Franciscanos na Pedreira: Capelão para as irmãs
Dez/1980-Nov/1984 – Santarém – Aeroporto Velho: Casa de candidatos; Atendimento pastoral nas comunidades de Aeroporto Velho e Floresta, Santíssimo e Mararu.
28/12/1984-Fev/02/1985 – Itaituba – Fraternidade Sant´Ana: Cooperador na Paróquia Sant´Ana; Vigário nas comunidades da Cidade Alta
15/10/1989-02/02/1995 – Pároco de Nossa Senhora do Bom Remédio; Assessor da Pastoral da Juventude e Chanceler da Prelazia
Fev/1995-Fev/1996 – Santarém – Fraternidade São Francisco: Pároco de São Sebastião e Santíssimo
Mar/1996-2001 – Monte Alegre – Fraternidade São Francisco de Assis: Pároco de São Francisco de Assis
2002-2011 – Itaituba – Fraternidade Sant´Ana: Pároco de Sant´Ana
2012 – Estados Unidos: Período sabático de 6 meses
Jun/2012-Jun/2015 – Óbidos – Fraternidade Sant´Ana: Missionário
Jul/2015 – Santarém – Fraternidade São Francisco: Cuidados com a saúde, de 2015 até hoje.
1° de Maio de 2023 – Frei Roberto fez sua Páscoa, serenamente, como o foi por toda a vida.
Descanse em Paz, querido Frei Roberto!
(Fonte: Arquivo da Custódia São Benedito da Amazônia)
Nota de falecimento
Frei Roberto Mizicko, OFM
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá para sempre”. (Jo 11, 25-26)
Nós Frades Franciscanos da Custódia São Benedito da Amazônia, comunicamos a toda a comunidade católica da Arquidiocese de Santarém, bem como à outras Igrejas locais da região oeste do Pará, às comunidades religiosas da Conferência dos Religiosos do núcleo de Santarém e à Família Franciscana, o falecimento de nosso irmão confrade Frei Roberto Mizicko. Frei Roberto faleceu na manhã deste dia 1° de maio de 2023, no Convento São Francisco, onde residia nos últimos anos e era cuidado por nossa fraternidade local, com o auxílio de uma equipe de profissionais de saúde que cuida dos nossos confrades idosos e enfermos. Frei Roberto, enquanto teve saúde e condições, dedicou sua vida aos cuidados pastorais das áreas para onde foi designado, além de ter prestado outros muitos serviços no âmbito da formação de gerações de seminaristas e frades menores. Era professor de matemática e eletrônica, e trabalhou ativamente na montagem da Rádio Rural de Santarém desde sua implantação, em meados dos anos 1960. Várias gerações de jovens seminaristas aprenderam eletrônica na oficina-escola do Seminário São Pio X, e ajudaram a montar centenas de aparelhos de rádios para as aulas radiofônicas do Movimento de Educação de Base (MEB), transmitidas pela Rádio Rural de Santarém. Todos que conheceram Frei Roberto sabem que se tratava de um sereno, discreto, silencioso e sempre muito presente e ativo no cumprimento de suas missões.
O corpo de Frei Roberto será velado na Capela Funerária da Igreja do Santíssimo Sacramento, em Santarém. O sepultamento será nesta terça-feira, dia 02 de maio, após a celebração das Exéquias, às 08:00 horas da manhã, na Igreja do Santíssimo.
Descanse em Paz, querido Frei Roberto!
Frei Edilson Rocha, OFM
Ministro Custódio