No último dia 5 de agosto, seis jovens postulantes à vida franciscana na Custódia São Benedito da Amazônia desembarcaram para a segunda etapa do Postulantado que agora acontece na cidade mineira de São João Del Rei, na Fraternidade Cruz de São Damião. A segunda etapa é feita na província Santa Cruz, juntamente com os postulantes e formadores daquela entidade, a fim de que os jovens se entrosem com os companheiros de caminhada antes do noviciado.
Desde 2015 a Custódia São Benedito e a Província de Santa Cruz realizam o noviciado juntas. É uma parceria que tem dado certo e avalia-se como positiva. No passar dos anos, percebeu-se a importância de os jovens chegarem antes do noviciado para que assim possam conhecer a realidade na qual serão inseridos.
A Custódia conta com sete jovens postulantes, mas por motivo de doença, um dos jovens encontrará com o grupo apenas no início de setembro. Frei Pedro Rodrigo, mestre de Postulantes da Custódia, está acompanhando o grupo nestas primeiras semanas em terras mineiras. Para ele, “esta é uma oportunidade ímpar, pois nesta experiência os jovens se abrem a novos horizontes e conhecem outras realidades. Eles crescem com novos conhecimentos, trocas de experiências e sentido de pertença. Ao sair da área da Custódia eles se dão conta do quanto nossa família franciscana é imensa”.
Frei Pedro Rodrigo apresentou o grupo, que se somou a outros três postulantes, aos cuidados do Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira, mestre de postulantes da Província de Santa Cruz que conta com a colaboração de mais dois confrades (Frei Irwin Couto e Frei Kelisson Machado) na fase formativa. Esta segunda etapa prossegue até dezembro. No dia 3 de janeiro de 2022, eles iniciarão o noviciado que é realizado na cidade de Montes Claros, também em Minas Gerais. Daqui do calor amazônico, mandamos toda energia positiva a estes jovens que chegam àquelas terras de Minas neste momento de frio climático, que o fogo do Espírito Santo os motive e os aqueça.
Os Sete Postulantes:
Pedro Olavo Ramos da Silva, 20 anos, natural de Manaus (Am); Heiler Corrêa de Carvalho, 36 anos, natural de Monte Alegre (Pa); Leandro Kamal Tomé Diniz, 19 anos, natural de Itaituba (Pa), Juan Kaio da Silva Arruda, 20 anos, natural de Santarém (Pa), Felip Barbosa da Luz, 26 anos natural de Belém do Pará; Antonio Magno da Silva Lima, 22 anos, natural de Garrafão do Norte (Pa) e Gabriel Dezincourt, 21 anos, natural de Manaus (Am).
Os sete jovens ingressaram nas Fraternidade de Acolhida Vocacional (FAV) em janeiro de 2020. O grupo esteve dividido nas fraternidades de Monte Alegre, Óbidos e Manaus. Em agosto de 2020 eles ingressaram no postulantado, na casa de Formação Kabiará, localizada no bairro do Mararu em Santarém-Pa. Após um ano do Postulantado, os jovens tiveram um mês de férias com seus familiares e agora seguiram para mais um passo na caminhada formativa custodial.
Texto: Equipe Custodial de Comunicação
Fotos: Fraternidade do Postulantado da Cruz de São Damião