Primeira Profissão 2022: Uma celebração marcada pela acolhida

Foto: Laura Tupinambá

 

 

Em Montes Claros – MG, com grande participação de frades da Província de Santa Cruz, Padres das paróquias da área onde está situado o Noviciado Franciscano São Benedito o Mouro, religiosos e religiosas do núcleo local da CRB, parentes de alguns dos frades professandos, representantes das comunidades onde os noviços e os formadores fazem pastoral, foi celebrada a Primeira Profissão dos oito noviços que concluíram o ano de noviciado de 2022. Além dos seis noviços da Custódia: Frei Antônio Magno, Frei Felip da Luz, Frei Gabriel Dezincourt, Frei Juan Kaio, Frei Leandro Kamal e Frei Pedro Olavo; mais dois noviços da Província de Santa Cruz: Frei Lucas e Frei Gustavo professaram os primeiros votos religiosos.

 

Foto: Laura Tupinambá

 

A celebração, realizada às 19h na capela Santo Antônio (Comunidade Antônio Olinto), foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Hilton Farias, e concelebrada por vários presbíteros, entre eles, o Custódio Frei Edilson Rocha, da Custódia São Benedito da Amazônia, que pregou o retiro de encerramento do noviciado e recebeu a Primeira Profissão dos noviços da Custódia.

Mesmo o tempo chuvoso não impediu que muitas lideranças das comunidades da área e numerosos amigos e amigas dos frades viessem participar da celebração. A igrejinha não comportou a todos, sendo que muita gente ficou na área coberta ao lado da igreja, participando da Celebração do lado de fora, mas protegidos da chuva fina persistente. A celebração foi alegre e tranquila. O ritual da profissão foi feito de modo individual, o que demandou um tempo maior por causa do número dos professandos. Neste momento, que ocorreu na sequência da homilia, os oito frades fizeram votos a Deus, expressando o firme propósito, de forma ainda temporária, de viver em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Concluindo o rito da profissão os  frades presentes saudaram os recém professos, como gesto de acolhida, os demais presentes puderam cumprimentá-los ao término da celebração .

Os abraços e cumprimentos aos neo-professos foi uma demonstração de carinho e amizade do povo das comunidades para com os noviços. Após a Missa, a comunidade local ofereceu um jantar a todas as pessoas que estavam presentes na celebração. Esses e outros pequenos gestos nos permitem ver como o povo é muito acolhedor e muito afetuoso com os jovens frades e com todos os demais .

 

Fotos do Momento da Profissão e do Recebimento da Regra:

 

Agora, os oito neo-professos visitarão suas famílias, num tempo de férias, e depois seguirão para o início da nova etapa de formação: o tempo de profissão temporária e os estudos de Filosofia ou Teologia, conforme suas opções vocacionais na Ordem dos Frades Menores: vocação laical ou vocação presbiteral.

Certamente, dos corações de todas as pessoas que acompanharam os jovens confrades, especialmente neste tempo de noviciado e na sua Primeira Profissão, certamente uma prece forte sobe ao Senhor: que eles tenham a graça da perseverança e fidelidade à sua vocação. Que sejam felizes e sempre se sintam realizados na vida consagrada, a serviço do Reino de Deus, da Igreja e de toda a humanidade.

 

Frei Edilson Rocha, OFM

 

 

 

 

Confira mais algumas fotos da Celebração (por Laura Tupinambá):

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print