A Custódia São Benedito da Amazônia é uma fraternidade de irmãos menores que se dedicam a seguir e anunciar a Boa Notícia nas diferentes e desafiadoras realidades do chão amazônico. Por meio da histórica presença e diálogo com a porção do Povo de Deus presente nessa parte do mundo os frades menores, ou franciscanos, sentem-se chamados, diante do contexto em que vivem, a ler evangelicamente os sinais dos tempos e a colaborar na construção do Reino de Deus. Acreditamos no encontro fecundo entre o carisma franciscano e a Amazônia que gere frutos de uma Igreja com rosto local e em comunhão universal.
Somos frades franciscanos, uma ordem religiosa de sacerdotes e irmãos, fundada por São Francisco de Assis. Buscamos seguir mais de perto Jesus Cristo sob a ação do Espírito Santo, como portadores da Boa Nova do Reino de Deus em pequena parte a imensidão dos rios, florestas e cidades da Amazônia brasileira.
Somos Frades Menores que vivem os valores do Evangelho, chamados a liderar uma vida simples e humilde entre as pessoas. A vida de Jesus, as Sagradas Escrituras e as lições de Francisco de Assis são as nossas fontes de inspiração. Servimos através da oração e da contemplação, nos serviços pastorais e sociais, no ministério da reconciliação e da assistência religiosa e na atividade missionária com os povos indígenas. Somos particularmente chamados a estar entre os mais pobres.
Como frades franciscanos, vivemos em fraternidade, um lugar de hospitalidade franciscana e alegria. Rezamos individualmente, em comum e com o povo, compartilhamos refeições e nosso tempo juntos, ajudando-nos mutuamente a crescer, como uma família.
Cuidado da Casa Comum
A visão e sentido de uma fraterna comunhão com toda a criação que inspirou São Francisco motivam os frades a empenhar-se na luta por uma ecologia integral. A realidade preocupante de agressões ao meio ambiente e os alertas do Papa Francisco nos lançam na procura por caminhos alternativos para nos relacionarmos com a Amazônia. A cosmovisão dos povos tradicionais e franciscana se encontram para acudir o grito da Terra e dos Pobres.