São Francisco, o santo universal e sempre atual

“Lá vai São Francisco pelo caminho,

de pés descalços, tão pobrezinho […]

Lá vai São Francisco de pé no chão

Levando nada no seu surrão

Dizendo ao vento, bom dia amigo

Dizendo ao fogo, saúde irmão”.

 

(Vinicius De Moraes / Sergio Bardotti / Paulo Valente Soledade)

Queridos irmãos e irmãs,

Fico maravilhado quando vejo pessoas de fora do âmbito do catolicismo, no mundo protestante ou evangélico e mesmo de quem não professa nenhum credo religioso, manifestar admiração e respeito pela pessoa de São Francisco de Assis, sua espiritualidade e seu carisma.  É um sinal muito forte da universalidade deste santo tão amado e venerado, conhecido e respeitado por todo mundo.

Começo este pequeno texto citando um trechinho da belíssima música, cuja poesia tem a mão do poeta Vinícius de Moraes. Na versão mais conhecida, que compõe o LP intitulado “Arca de Noé”, com músicas para crianças, o intérprete é o cantor Ney Matogrosso. Sim, São Francisco é lembrado e cantado na poesia e na música popular, como expressão da predileção e da admiração de poetas e artistas que não são “religiosos”. Na sua canção “A Rita”, o poeta-cantor Chico Buarque lista entre as coisas levadas pela amada que o abandonou, “uma imagem de São Francisco e um bom disco de Noel” (Chico Buarque de Holanda, A Rita). E quantas outras passagens lembrando do santo pobrezinho e humilde de Assis poderíamos encontrar? Uma das mais bonitas obras de ficção sobre a vida de São Francisco foi escrita por um escritor e jornalista grego que se dizia “ateu”: Nikos Kazantzakis, na obra “O Pobre de Deus” na versão brasileira.   Recentemente, assistindo a uma entrevista de um deputado federal evangélico na TV, surpreendeu-me o reconhecimento de que entre as referências e inspiração para sua vida, missão e compromisso com a promoção do bem comum está São Francisco de Assis.

O Cardeal Argentino Jorge Bergoglio, ao ser eleito para o sólio pontifício, em 13 de março de 2013, surpreendeu o mundo católico com a escolha do nome que assumiria a partir de então: Francisco. A história da Igreja nos mostra que, normalmente, a escolha dos nomes dos papas indica seu programa de vida e missão, e o rumo que deseja dar à Igreja sob seu pastoreio. A inspiração franciscana tem sido muito forte no pontificado do Papa Francisco.  São Francisco e sua espiritualidade são evidenciados em algumas constantes no magistério do Papa Francisco, nos temas da alegria, fraternidade, cortesia, cuidado com os pobres, compromisso de acolhida aos refugiados, promoção da paz, diálogo ecumênico e interreligioso, ecologia integral, defesa da vida em todas as suas formas, cuidado com a natureza (olhar especial para a Amazônia). O Papa assume a fé e expande o pensamento de que tudo está interligado e é urgente restabelecer a unidade e a harmonia perdidas por causa da cobiça de um sistema econômico e político iniquo, que tudo destrói, inclusive a humanidade.  Por causa mesmo de seu espírito franciscano, o magistério do Papa vai muito além do âmbito da Igreja, mexe com o mundo todo!

Alegremo-nos por mais uma festa de São Francisco de Assis, que Deus nos concede a graça de celebrarmos, neste 4 de outubro de 2023! São Francisco continua sendo inspiração, referência, Evangelho vivo de Jesus, sempre amável, amado e sempre atual! São Francisco é motivo de alegria e inspiração para nós e para muita gente, mesmo fora do âmbito do catolicismo. Que o Senhor nos inspire também, em nossos dias, para fazermos o nosso caminho de conversão pessoal e institucional (hoje se fala de conversão em várias dimensões: pastoral, estrutural, ecológica…) como o santo de Assis, que iniciou uma vida de conversão e penitência e nunca voltou atrás. Que o exemplo e a intercessão de São Francisco de Assis nos ajudem para sermos fiéis ao nosso carisma, perseverantes na vocação e na fidelidade à nossa missão: sermos fraternidades contemplativas em missão, evangelizando mais com a nossa vida do que com as palavras. Que nossa presença no mundo seja mais testemunho e menos retórica vazia. Que preguemos sobretudo com a nossa vida e quando for necessário, com as palavras.

Boa festa de São Francisco para todos e todas!

Frei Edilson Rocha, OFM

29 de setembro de 2023.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print