São Francisco

Nascimento de um sonhador

Filho de uma família rica, nasceu na cidade de Assis, Itália, entre os anos de 1181 e 1182. Alegre e ambicioso, aos 20 anos sonhava com as glórias militares, deseja conquistar a fama e o título de nobreza sendo cavaleiro. Então, no ano de 1201 partiu para a guerra entre Perugia e Assis na busca da realização pessoal. Mas Deus tinha outros planos para ele.

Durante os combates, Francisco foi preso e permaneceu longos meses no cárcere. Com o término da guerra foi solto e, retornado a Assis, continuou os divertimentos de juventude e o trabalho de comerciante de tecidos caros na loja do pai. Após ficar gravemente enfermo, o jovem começou a perceber a inutilidade dos prazeres mundanos e a ambição da fama. Mesmo assim, partiu para outra guerra; porém, desistiu no meio do caminho.

"Aquilo que para mim tinha um gosto amargo
se transformou em doçura para o corpo e alma!"

(cf. Testamento de São Francisco, n.3)

Um novo Francisco
para reconstruir a Igreja

De volta a Assis, sentia um vazio dentro de si e vivia insatisfeito. Neste período de busca por respostas às suas dúvidas teve contato com o Evangelho e, percorrendo bosques e vales mais tranquilos, passou a dedicar-se à oração e a meditação. Foi nesse período também que Francisco encontrou um leproso no campo e – mesmo cheio de nojo e repulsa à vista e ao olfato – abraçou e beijou o excluído como um filho de Deus.

São Francisco de Assis "escutou a voz de Deus, escutou a voz dos pobres, escutou a voz do enfermo, escutou a voz da natureza. E transformou tudo isso num estilo de vida. Desejo que a semente de São Francisco cresça em tantos corações"

(Papa Francisco - Fratelli Tutti, 48)

Pouco tempo depois, 1206, ele iniciou uma vida nova dedicado à oração e ao serviço dos mais pobres. Ao entrar na igrejinha de São Damião para rezar e meditar, ouviu o Crucificado que lhe falava: Ele compreendeu que se tratava do edifício de pedra e logo começou a reconstrução. A partir daquele encontro com Cristo Crucificado, o jovem rico abandonou tudo o que tinha e a casa paterna para seguir o chamado de Deus. 

O seu modo de viver a vocação logo atraiu muitos companheiros que, ao se unirem a ele nesse caminho, começaram então a viver uma vida simples dedicada à oração, à fraternidade e à missão, tudo fundamentado no Santo Evangelho como regra de vida. Francisco de Assis morreu ao anoitecer do dia 03 de outubro de 1226.

Francisco, inspiração
para viver o Evangelho da paz na querida Amazônia

Oração da Paz

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém